top of page

Como criar um jardim que reflita sua personalidade e estilo

Atualizado: 10 de jul. de 2023

Passo a passo para criar seu jardim com estilo


Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre como criar um jardim que reflita sua personalidade e estilo.

Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir algumas dicas para que o jardim fique com a sua cara.


Imagem de cerca de madeira com botas coloridas com flores plantadas dentro

Planeje a estética com intencionalidade


O primeiro ponto a se discutir sempre é o estilo de jardim que a pessoa mais gosta e se o local permite que o plantio aconteça dentro da estética e proporcionalidade das plantas quando adultas.

Os estilos são diversos, podem ser tropical, de sol, de sombra, meia sombra, moderno, japonês, europeu, naturalista, que atraia pássaros, com muita diversidade e colorido ou mais monocromático.




Escolha pensando no futuro


Depois de identificado o estilo, partimos para as escolhas das plantas de sua preferência, formatos e cores das folhas e flores.

A criação dos ambientes também depende das preferências de cada um. Um jardim grande pode ter vários ambientes. Por exemplo, uma área de fogo de chão para reunir os amigos e tocar um violão a beira de uma fogueira, ou um local sombreado para se deitar numa rede para ler um livro.

Todos esses detalhes são fundamentais para identificar as necessidades e preferências do usuário, mas o que vai dar um toque “pra lá de especial” e fazer com que o jardim fique com a sua cara são os itens pessoais, afetivos ou criados por você, reutilizando materiais diversificados.




Conforto em lugares para interagir em seu jardim


Já falamos em textos anteriores sobre os elementos que compõe um jardim. Um jardim completo não deve ter somente plantas variadas. Para se criar um ambiente que realmente seja utilizado pelo usuário é necessário que tal ambiente proporcione conforto e bem estar.

Então, precisamos de locais para sentar, deitar, descansar por alguns minutos numa área sombreada, refrescar no calor, aquecer no frio, praticar esporte, colher frutas, ou até mesmo passar o dia todo com a família num piquenique, concordam? Para isso, os mobiliários são fundamentais para trazer conforto na área externa da casa.

No mercado existem diversos tipos de mobiliários, mesas, cadeiras, bancos, espreguiçadeiras, ombrelones, gazebos, redes, de diversos tamanhos, formatos, materiais, preços etc.

Minha proposta neste texto é te incentivar a incluir elementos inusitados de sua preferência no jardim, e também reutilizar materiais que seriam descartados, criando assim objetos únicos para valorizar o seu espaço.

Exercitar a criatividade faz bem à saúde e deixa o jardim com a sua cara.

Abaixo, vou listar algumas ideias, muitas delas já executei e gostei do resultado e outras estão na “listinha” de projetos futuros.

São elas:

  • Luminárias com garrafas usadas;

  • Mesinhas de apoio com pneus usados;

  • Mesinhas iluminada com garrafas usadas;

  • Tronco de árvore utilizado como banco;

  • Botina velha utilizada como um vaso;

  • Palete transformado em deck;

  • Deck com formato de folha;

  • Palete transformado em poltrona;

  • Banheira instalada no jardim;

  • Pneus como vasos ou hortas.;

  • Tijolinhos velhos para pavimentar caminhos;

  • Esculturas feitas de sucata;

  • Domo geodésico como abrigo;

Entre infinitas possibilidades!

O valor de usar materiais inusitados está no fazer, no criar, no reinventar, dar uso para algo que está parado ou será descartado.




Se você não tiver a habilidade necessária para fazer sozinho, pode chamar aquele amigo que tem várias ferramentas e gosta de consertar as coisas para desenvolverem juntos a sua ideia.

Com certeza, será um momento de descontração que renderão boas risadas entre amigos ou familiares.

Se você precisar de ajuda para adequar o seu jardim para que fique com a sua cara, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender.


Grande abraço,

André Cenak



Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado

54 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Convidado:
19 de jun. de 2023

Amei essas dicas! Conteúdo muito bom. Quero personalidade no meu jardim

Curtir

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page