top of page

Como atrair pássaros para o seu jardim?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Alimente-os e desfrute


Uma história de amor e pássaros. Neste texto, nosso parceiro, o paisagista André Cenak, nos convida a entrar neste encantado mundo das aves. Coloridas e musicais, elas trazem alegria às nossas vidas. Boa leitura!


Fotos: Laura Cenak - Arquivo pessoal

Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre como atrair pássaros para o seu jardim. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir as dicas que separei pra você!


Este texto dedico à minha esposa, Laura, pela sua paixão e dedicação aos pássaros, que torna a rotina de alimentá-los uma experiência muito gratificante.


Quando comecei a namorar a Laura, ela estudava na USP, morava em São Paulo, uma vida de metrópole e pouco contato com a natureza.


Numa ocasião, ela me disse que não gostava de pássaros, achei aquilo muito estranho, mas início de namoro é assim mesmo. Estávamos nos conhecendo e relevamos todas as diferenças para ficarmos juntos.



O tempo passou e já estamos juntos há 24 anos. Não me recordo qual foi momento em que ela se deu conta de que amava os pássaros e, na verdade, não gostava de pássaros presos em gaiolas.


Dessa data em diante, ela começou a atrair os pássaros para perto da janela de seu escritório para que pudesse observá-los mais de perto.


A cada dia experimentava uma fruta diferente para ver que espécie de pássaro aparecia por lá e, assim, foi percebendo as preferências de cada espécie.



"O interessante dessa experiência é perceber a alegria e o movimento que esses pássaros trazem para o jardim. A trilha sonora criada através do canto desses diversos pássaros é incrível."

O Balé dos pássaros


Partindo do princípio que o jardim é um micro ecossistema e que dependendo das espécies de plantas ali cultivadas, poderemos criar um ambiente mais favorável a algumas espécies de pássaros, animais, abelhas etc.


Aqui em nosso jardim, temos muita variedade de frutas, flores, árvores de pequeno, médio e grande porte: palmeiras, nativas, frutíferas, ornamentais. Cada uma delas colabora, de alguma forma, para alimentar os passarinhos, proporcionar abrigo, construir seus ninhos e prosperar a vida bem diante dos nossos olhos.



Transforme seu jardim em um abrigo seguro para os pássaros


Percebemos que pássaros grandes como jacus, papagaios, maritacas, guachos, bem-te-vis, tucanos, entre outros, comem de tudo, amoras, jabuticabas, abacates, mamão, goiabas, pitangas, uvas, bananas, mangas, nêsperas, e até ração de gato que porventura estiver dando sopa por aqui. Pássaros menores, como canarinhos-da-terra, saíras, tié-sangue, sanhaço, sabiás, tico-tico, etc, preferem frutas mais macias, tais como, amoras, mamão, banana, laranja e, também, adoram canjiquinha, alpiste.


Os beija-flores apreciam o néctar das flores, os pica-paus comem os insetos capturados nos troncos de arvores.



Ofereça sombra e água fresca


A diversidade de espécies vegetais é o grande segredo da vida, por isso, quanto mais variedade conseguir inserir no seu jardim, mais espécies de pássaros irá conseguir atrair.


Por sua vez, as árvores de grande porte, mesmo que não produzam alimentos, proporcionam a sombra e o abrigo necessário para que os pássaros possam descansar entre um voo e outro.


Criar pequenas fontes de água também é muito importante, para que os pássaros possam se refrescar nos dias quentes.



Para quem gosta de apreciar a beleza desses pássaros mais de perto é fundamental colocar comedouros estrategicamente posicionados próximos às janelas ou locais de convivência que estejam perto da sombra de árvores. Eles adoram esse suplemento alimentar e agradecem cantando alegremente todas às vezes que abastecemos os coxinhos com frutas diversas ou canjiquinhas.


Se o seu jardim está muito parado, sem o movimento e a alegria dos pássaros, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender e fazer os ajustes necessários para atrair os pássaros para o seu jardim.


Grande abraço,



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page