top of page

A importância de um Projeto Paisagístico

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Paisagismo


Se você ama ecologia assim como nós da Art Wall, este artigo tem tudo para inspirar você. Saia da inércia e invista em um projeto paisagístico para sua casa. Além de ganhar um ambiente bonito, você estará colaborando com o meio ambiente. Confira abaixo.



Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre a importância de um projeto paisagístico antes de iniciar o plantio de um jardim. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir o que há de importante nesse tema!


Eu entendo, que muita gente que gosta de planta e se interessa pelo assunto pode se aventurar a fazer o seu próprio jardim. Eu mesmo, muitos anos atrás, passei por essa experiência. Entre muitos erros e poucos acertos fui percebendo que o tema é complexo e que precisava estudar bastante e me aprofundar mais nos detalhes.



Paisagismo


O paisagismo é uma disciplina que tem fundamentos na arquitetura, na agronomia, no design etc. Mas acredito que entender a dinâmica das plantas, dos ciclos da natureza e dos animais que vivem ali é muito importante e fundamental para o jardim prosperar.


Percebo em meu dia a dia, nas visitas e atendimentos que faço, que cada cliente é único, as demandas são individuais, os espaços são diferentes, as características do solo, da luz, da umidade excessiva ou a falta dela, o vento, entre outras circunstâncias de cada área variam bastante de um cliente para outro.



Por isso, me atrevo a dizer que não existe um jardim igual ao outro.


Dessa forma, para atingir os objetivos individuais de cada cliente, levando em consideração todas as variáveis relacionadas acima, é preciso se fazer um estudo prévio para que os objetivos sejam alcançados.



Passo a passo para o seu projeto paisagístico


Dependendo da complexidade e tamanho do jardim, teremos várias etapas a seguir, tais como:


1 – Estudo prévio;

2 – Seleção da paleta de cores e espécies vegetais;

3 – Croquis e desenhos a mão livre;

4 – Anteprojeto;

5 – Projeto executivo;

6 – Quantitativo de plantas e insumos;

7 – Orçamento de plantas e insumos;

8 – Sugestão de mobiliário e iluminação;

9 – Orçamento global e mão de obra;

10 - Ajustes finais junto a implantação para corrigir situação e imprevistos que aparecem no decorrer do processo.



Te pareceu complexo? De fato, é complexo mesmo. Por isso, vemos por aí muitos jardins mau projetados, espécies vegetais conflitantes, e problemas de várias ordens ocorrendo ao longo do tempo.


Alguns erros muito comuns são:

Gramados plantados em locais sombreados, árvores de grande porte plantadas em áreas pequenas, plantas de sombra plantadas sob sol pleno e vice-versa, solos sem vida, compactados, muito secos e por aí vai.



Jardins pequenos

Também entendo que jardins de pequeno porte a complexidade é menor e as soluções são infinitamente mais simples, não necessitando de um projeto formal. Em muitos casos, uma consultoria para identificar os problemas, esclarecer as dúvidas e propor as soluções, é o suficiente para atingir os objetivos do cliente de forma simples e financeiramente viável.


Outro ponto importante é a manutenção de forma sistêmica, irrigação, nutrição, podas, substituição de plantas etc. O jardim é um micro ecossistema que tem ciclos e exige intervenções humanas para que fique sempre vivo, bonito e saudável.





Mantenha o seu jardim saudável

Nesse ponto, bons jardineiros são fundamentais para realizar as intervenções necessárias de forma satisfatória e no momento exato. Caso contrário, o jardim seguirá vida própria de forma caótica e poderá se transformar numa floresta totalmente diferente dos objetivos iniciais.


Por isso, se queremos um jardim sempre bonito e saudável devemos começar com um bom projeto, e a ajuda de bons profissionais para realizar as manutenções necessárias durante todo o período.


Mas se você foi afoito como eu no passado, passou o carro na frente dos bois e foi plantando uma coisa aqui e outra ali, de forma aleatória, sem um projeto ou orientação de profissionais da área, não se preocupe. Existe uma luz no fim do túnel. É possível corrigir os erros do passado e ajustar o seu jardim para que fique lindo, saudável e atinja os objetivos esperados.



Se você precisar de ajuda para qualquer um dos cenários abordados acima, pode contar conosco, teremos o maior prazer em te atender e achar uma solução mais adequada para o seu caso.


Grande abraço,


Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall. Hoje continuamos a nossa conversa porém sobre como manter seu jardim bem cuidado em épocas de sol.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page