Jardim Zen como fazer
Um local de descompressão
Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre um tipo de jardim, que ao contrário da exuberância dos jardins tropicais, tem como principal proposta a simplicidade para promover o relaxamento, o foco, a meditação e a paz interior. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir as informações e dicas que separei para você!
Foto de Benjamin Child no Unsplash
Por que um Jardim Zen?
Vivemos, atualmente, um período difícil para a humanidade: por um lado, o planeta está exigindo mudanças de hábitos a partir atitudes mais ecológicas, por outro, há um consumo exagerado de tudo, superação de metas constantes no trabalho, ritmo frenético de vida, 100% do tempo conectado nas telas, overdose de informações etc.
Será que somos capazes de suportar tudo isso? Por quanto tempo?
Foto de Vitolda Klein no Unsplash
Como fazer um Jardim Zen
Eu acredito muito na criação de espaços de descompressão. É fundamental encaixar momentos de pausa em nosso dia a dia para que possamos cuidar da nossa saúde mental, respirar calmamente, relaxar o corpo e alongar os músculos.
O Jardim Zen é uma ótima escolha para a prática da descompressão e também para você que não tem muita habilidade com plantas e tem interesse de criar de um espaço para relaxar e meditar.
Também conhecido como jardim seco, seus principais elementos são a areia fina e branca e algumas rochas de diversos tamanhos e formatos. Podemos incluir alguns vasinhos de bonsais e imagens de Buda para compor o ambiente, mas fica a critério de cada um.
O mais importante, realmente, é a areia fina, soltinha e branca que nesse caso representa a água e vai propiciar o exercício de meditação e relaxamento através dos desenhos que faremos com um ancinho. Dependendo do espaço e tamanho, a superfície de areia vai lhe proporcionar horas de relaxamento e foco através dos movimentos com o ancinho. Você vai utilizar a areia como quadro e o ancinho com pincel e vai literalmente desenhar círculos, ondas, curvas de diversos formados e tamanhos. São como as ondas do mar ou fluidez da vida.
Foto de home-designing.com
Que plantas usar em um Jardim Zen
As rochas de diversos tamanhos e formatos estão ali para representar as montanhas à beira-mar ou obstáculos que enfrentamos e superamos ao longo da vida. Então, cada rocha vai ter um significado especial e individual para cada pessoa. Dessa forma, escolha essas pedras com carinho e vá acrescentando aos poucos.
A simplicidade desse jardim tem a função justamente de evitar distrações da mente. Você pode construir esse jardim em qualquer lugar, de qualquer tamanho, em ambientes internos ou externos. Existem até minijardins Zen em bandejas à venda em lojas de decoração ou pela internet. É mais decorativo que funcional, mas pode servir de modelo para você construir o seu em tamanho real.
Mas. se você tiver um espaço maior no quintal e quiser se superar e fazer um jardim Zen com algumas espécies de plantas, as recomendadas são o bambu mussô, pelas belas curvas e o bambuza, pelas hastes retas e finas, alguns musgos podem ser plantados junto às rochas e alguns vasos de bonsais também são bem-vindos.
Existem pequenas fontes de água disponíveis no mercado, que podem ser instaladas por perto. O barulhinho da água em movimento com certeza vai ajudar a reduzir o stress e fazer você entrar no clima para a prática de Yoga, meditação ou um simples exercício de respiração.
Um banco confortável também é fundamental para lhe proporcionar mais tempo junto a esse jardim de descompressão. Uma almofada futon ou tapete de Yoga podem ser uma alternativa.
Enfim, descomprimir é preciso e cada vez mais necessário, nos tempos atuais. Um jardim Zen é um ambiente propício para incluir um momento de pausa no dia a dia, recompor as energias e seguir em frente.
Se você precisar de ajuda para criar seu jardim Zen entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender.
Grande abraço,
André Cenak
Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall. Hoje falamos sobre o que é necessário para montar um Jardim Zen. Boa leitura!
Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.
Commentaires