top of page

Torresmo de Air Fryer

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Torresmo de air fryer


Sem frituras e sem sujeira,


O tira gosto perfeito para harmonizar com a cerveja e os jogos da copa.


Em ritmo de copa do mundo nada melhor do que fazermos um preparo tradicional da culinária brasileira para acompanhar os jogos da seleção.


O tradicional torresmo é uma preparação culinária feita de toucinho cortado em pequenos pedaços e frito até ficarem crocantes.



Os preparos com a carne suína são tradicionais na culinária mineira há séculos, isso se dá com a influência da colonização portuguesa (que é um pais que se consome porco também na sua alimentação) e também da cultura africana trazida pelos escravos.


antigamente quando não se tinha geladeira, as carnes eram guardadas na própria gordura de porco e armazenadas assim.


Como o cozimento era feito na própria gordura se observou que se colocarmos a pele do porco já desidratada na gordura ela ficaria bem crocante.


Hoje temos um torresmo assado que depois a gente vai finalizar na air fryer ou no próprio forno novamente (sem fazer sujeiras e bagunça em casa)


Vamos precisar de:

  • Uma pedaço de barriga de porco com pele de aproximadamente 2kg com carne (aquela que parecer mais com os pedaços de bacon que encontramos no mercado)

  • 100 ml de cachaça

  • Sal

  • Pimenta do reino

  • 20ml Vinagre de álcool

  • 10g de tomilho fresco

Modo de preparo


Temperar a carne com os ingredientes acima, depois fazer pequenos furos na pele com uma faca, levar para geladeira e deixar de um dia pro outro (descoberto na geladeira).


Pode fazer direto mas não fica tão crocante e desidratado.


No outro dia você vai pegar essa carne e colocar em uma assadeira sem nada para assar por 2 horas a 120 graus para desidratar e retirar o excesso de gordura.


Após essas 2 horas a pele ficará com uma cor marron, esse é um sinal que está ficando no ponto.

Agora precisamos resfriar a carne para cortar e irmos para a última etapa.


Cortar em tiras de 3 cm de largura .


Finalizar na air fryer a 220 ou no forno de casa nessa mesma temperatura por 5 a 10 minutos ou ate dourar e a pele ficar BEEEM crocante!!



Boa copa! Vaaaai brasil!!



Por Luan Damiano I Chef e Sommellier

Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommellier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Goncalves, Rio grande do Sul.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page