top of page

Para aquecer neste inverno: Receita de Fondue da amizade

Atualizado: 2 de jul. de 2023


Receba os amigos e compartilhe risos e histórias


Este mês no blog da Art Wall, o Chef Luan Damiano nos apresenta uma receita do clássico Fondue. Vamos conferir?


Olá pessoal! Isfrio né?! Para aproveitar o início do inverno temos algumas dicas de como fazer um clássico fondue na sua casa. O fondue é uma deliciosa tradição culinária que teve origem nas montanhas da Suíça.


Sua história remonta ao século XVIII, quando os agricultores suíços enfrentavam rigorosos invernos nas regiões alpinas. Para aproveitar ao máximo seus alimentos escassos, eles desenvolveram o fondue, uma maneira inteligente de utilizar o queijo envelhecido e o pão seco.


Panela de fondue com imagem de pedaços de pão mergulhado no fondue de queijo. Ao fundo, pedaços de queijo e uvas verdes.
Receite de Fondue para receber amigos neste inverno

Inicialmente, o queijo era derretido em uma panela, e os camponeses mergulhavam pedaços de pão para aproveitar o sabor e a textura cremosa. Com o tempo, a receita se espalhou pelo país e ganhou variações, como o fondue de carne e o fondue de chocolate, tornando-se uma opção popular em todo o mundo, especialmente nas noites frias de inverno, proporcionando uma experiência aconchegante e deliciosa para compartilhar com amigos e familiares.


Dizem que, durante a Segunda Guerra Mundial, em um momento de conflito e divisão, a região fronteiriça entre Suíça, França e Itália se tornou um refúgio para pessoas em busca de segurança. Nesse contexto, os moradores locais começaram a compartilhar sua comida, especialmente o fondue, com os refugiados, criando um ambiente de acolhimento e união.

 Garfos com pedaços de pão para fondue, tomate cereja e alface, couve-flor e presunto de parma
Ingredientes de primeira qualidade: 50% do seu sucesso

Essa experiência comum de desfrutar do fondue criou laços entre os povos, demonstrando que, mesmo em tempos difíceis, a comida pode ser um símbolo de união e solidariedade.


Por aqui passo algumas dicas da terra do fondue no Brasil. Moro em Bento Goncalves, que fica próximo à cidade de Gramado, onde temos um número bem grande de estabelecimentos com esse prato.


Para o clássico fondue de queijo com toque de vinho branco temos alguns detalhes para que fique bem saboroso e com uma ótima textura.



Receita de Fondue:

INGREDIENTES:

  • 200g queijo gruyere

  • 200g queijo emental

  • 200 ml de creme de leite

  • 50 ml de leite

  • 50ml de vinho branco

  • Sal e pimenta


MODE DE PREPARO:

  1. Ralar os queijos bem fino

  2. Aquecer em uma panela o leite, creme de leite e o vinho branco

  3. Desligar o fogo.

  4. Adicionar os queijos.

  5. Ligar o fogo baixo.

  6. Misturar em fogo baixo até que os queijos se dissolvam no creme base.

  7. Temperar com sal e pimenta.


Quadro de arte Adega Vertical em papel fine art de algodão com fotografia de garrafas de vinho em adega portuguesa

Para acompanhar o fondue de queijo utilizamos um pão italiano cortado em cubos, com 2cm por 2cm, de preferência busque um pão de fermentação natural, com certeza o sabor e textura serão melhores e ainda você valoriza o trabalho de um padeiro da nova geração.


Pães de fermentação natural para acompanhar fondue
Pães de fermentação natural para acompanhar fondue

Depois de cortar em cubos, passe no forno com um fio de azeite por alguns minutos. Agora, o melhor de tudo isso é reunir os amigos e prepararem juntos, mantendo o espírito de união que cerca este prato feito para alimentar a alma e o espírito!


Atualmente tenho uma padaria aqui em bento Goncalves, quem quiser conhecer a página é só clicar aqui “Focacceria boa ideia”.


Faz aí e depois me conta se essa receita está aprovada.


Fotografia chef Luan Damiano sorrindo segurando uma garrafa de espumante e prato de entrada

Por Luan Damiano I Chef e Sommelier Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommelier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Gonçalves, Rio grande do Sul.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page