top of page

Geleia Gourmet, receita de como fazer e diferentes formas de apreciar

Atualizado: 20 de abr. de 2023

O fantástico mundo das geleias



Por Bella Fontes | Empreendedora em Culinária



Quando vc pensa em geleia, o que vem à sua mente?


Torradas e café da manhã, certo?


E se eu te contar que existe um mundo muito maior envolvendo as geleias? Que existem geleias de várias cores (e não só aquela geleia vermelha que veio à sua mente há segundos atrás), combinações ousadas e diversas maneiras de servir este fantástico preparo culinário? Sim, neste artigo vou te mostrar como aproveitar mais a geleia, como combinar e harmonizar sabores e te ensinar a fazer uma geleia que é um sucesso em qualquer mesa!

As geleias foram criadas com o objetivo de conservar por mais tempo as frutas ... se na casa da vó ou da tia tivesse um pé de goiaba ou de jabuticaba, qdo estas estivessem maduras virariam geleia com certeza, mas de uns tempos pra cá com a “gourmetização” dos alimentos, novos ingredientes, além das frutas, foram adicionados às receitas de geleia variando a função tradicional de conservação natural das frutas.

Hoje em dia, encontramos à venda geleias com combinações incríveis e que surpreendem o paladar, cebola roxa com vinho tinto, pera com mostarda, manga com maracujá, abacaxi com pimenta, sabores inusitados como geleia de café, de gengibre e até de alecrim, uma variedade de opções para usar a imaginação e permitir inovar na hora de servir.


Photo by Bella , de Casa da Bella



Inove nas geleias

Claro que a tradicional dupla “geleia vermelha com torradas” não perdeu seu espaço... o dia começa mais doce com um café quentinho com torrada crocante e geleia de morango! Mas você pode inovar! Aproveite que estamos mais em casa e surpreenda com preparações fáceis e muito gostosas! No café da manhã que tal um iogurte natural com geleia de damasco com laranja e nozes ou castanhas picadas por cima? Nutritivo, saudável e muito, muito gostoso!



Geleia com pratos de carne

E acredite: para o almoço, também tem geleia! A sugestão é servir geleia como acompanhamento para as carnes: frango grelhado com geleia de laranja, lombo de porco com geleia de abacaxi e pimenta, um belo filé acompanhado da geleia de cebola roxa e vinho tinto. Já para os vegetarianos a opção é uma salada verde de rúcula, alface americana e agrião com geleia de manga com maracujá ou pera com mostarda, esta combinação irá deixar este prato mais saboroso, pois o amargor das folhas verdes harmoniza muito bem com o dulçor e a leve acidez destes sabores de geleias!


Photo by alevision.co on Unsplash


Lanches com geleias gourmet

Para o lanche da tarde, que tal sanduíches recheados de sabor e ... geleia!? Para montar seu sanduíche escolha sempre pães artesanais, eles são mais saudáveis e nutritivos por isso, a melhor opção ... espalhe cream cheese no seu pão, coloque fatias de presunto Parma e bastante geleia de frutas vermelhas, salpique raspas de limão siciliano e delicie-se!

Vinho, queijo e... geleia, sim!


Já para a noite, na companhia de um vinho tinto, preparar uma bela tábua de queijos e frios é simples, prazeroso e o resultado lindo! As geleias funcionam muito bem nestas tábuas (também chamadas de Platters), realçam o sabor e dão um toque todo especial. Para a montagem, além dos queijos e frios de sua preferência acrescente pães, torradas, conservas salgadas, frutas e castanhas para aprimorar a degustação e a decoração.


Photo by Des Récits on Unsplash


Quadro Decorativo Duo Wine - Coleção Objetos Art Wall



Combinações de queijos e geleias

A combinação queijo e geleia fornece um visual elegante e é deliciosa! A seguir uma pequena lista com alguns queijos e quais geleias são mais utilizadas para acompanhá-los:

Queijo Brie – Geleia de Damasco

Queijo Camembert – Geleia de Frutas Vermelhas

Queijo Gorgonzola ou Roquefort – Geleia de Pera

Queijo Gouda, Canastra ou do Reino – Geleia de Laranja

Queijo Gruyère ou Emmental – Geleia de Mexerica

Queijo Minas (Frescal ou Curado) – Geleia de Figo

Queijo Parmesão – Geleia de Framboesa

Queijo Provolone – Geleia de Pimenta


Uma outra opção para servir queijo com geleia é “encapar” ( envolver) o queijo brie ou camembert com massa folhada já pronta (vc encontra em empórios e/ou mercados gourmet) levar ao forno pré aquecido a 180°C por 20-25 minutos, retirar quando estiver dourado e jogar por cima a geleia de Damasco com Laranja, salpicar nozes picadas.


O queijo derretido, a massa estaladiça, a geleia geladinha e a crocância das nozes é uma explosão de sabor e textura sem igual!


Receita da Geleia de Damasco com Laranja



Ingredientes:


130g de damasco seco turco

Água filtrada para cobrir os damascos

Suco de 1 laranja

Suco de meio limão*

20% (da preparação de damasco com água) de açúcar cristal


Modo de Preparo:


Em uma panela cobrir os damascos com água filtrada, deixar no fogo baixo até amolecer a fruta seca.


Bater esta preparação no liquidificador com bastante cuidado, pois estará bem quente.

Pesar esta mistura e anotar, transferir para a panela.


Adicionar o suco do meio limão e o suco da laranja, homogeneizar.


Adicionar 20% do peso anotado de açúcar cristal (ex, se o peso dos damascos batidos no liquidificador for de 400g, usar 80g de açúcar cristal).


Deixar no fogo baixo por 10 minutos mexendo sempre.


Transferir para um recipiente de vidro.


Esta receita rende em torno de 400g de geleia e tem validade de até 30 dias sob refrigeração.


*O limão é importante nas preparações de geleias, pois abaixa o pH e com isso confere consistência de geleia, ressalta as cores e evita que o açúcar se cristalize.



São várias as possibilidades de se usar as geleias, varias maneiras de servir e vários sabores a combinar, sempre lembrando que não há regras, a etapa mais gostosa desta exploração é o experimentar sem medo, experimentar para se surpreender neste fantástico mundo das geleias!



Após ler esse artigo, recomendamos ouvir essas músicas para enriquecer a sua experiência sensorial :

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page