top of page

Escolha sua bebida para brindar 2023

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Espumante, prosecco ou champagne


Um brinde à arte! Fim de ano chegando e pedimos ao nosso chef Luan Damiano para falar um pouco sobre essa bebida clássica do reveillon: o espumante. Vamos conferir?



Fim de ano é época de encontros, festas e comemorações! A bebida mais consumida nesta época do ano é o espumante! E está aí uma boa pergunta. Você sabe a diferença entre espumante, prosecco e champagne?



O espumante


É um vinho carbonatado pela fermentação com leveduras em um recipiente hermético. Os métodos de fabricação mais comuns são: método tradicional (fermentação na própria garrafa), método charmat (fermentação é feita em tanques de inox e depois são transferidos para as garrafas quando a bebida estiver pronta).



O Prosecco


É um espumante feito a partir da uva prosecco, também conhecida como glera, na região de vêneto na italia. O método de produção utilizado é o charmat, ou seja, não é correto chamar todos os espumantes de prosecco, somente a bebida que tiver as características acima.



O Champagne


É um espumante feito na região de champagne na França. Na elaboração é utilizado o método tradicional e as uvas permitidas na elaboração são Pinot noir, pinot meunier e Chardonnay. Encontramos champagnes não safrados, blanc de blancs (somente com uva Chardonnay), blanc de noir (uvas pinot noir e pinot meunier).



Pelas informações acima vimos então que a nomenclatura correta é espumante para vinhos com gás, bastante consumidos nesta época.


Agora vou dar algumas dicas de produtos que apresentam um bom custo benefício para essa data.


Para quem gosta de um espumante leve e que possa ser versátil para fazer também drinks como aperol ou outros com frutas recomendo o Salton prosecco brut, método charmat, na faixa de 35,00 reais.



Para quem quer um espumante bem leve, com um paladar mais adocicado e com aroma de frutas vermelhas, recomendo o Espumante proseco rose brut, método charmat da Garibaldi, faixa de preço de 38,00 reais.



Pra quem curte um espumante com método tradicional, cremoso em boca e ótimo para harmonizar com a ceia de ano novo: Espumante miolo cuvve brut na faixa de 65,00 reais.



Para quem gosta de um espumante mais “docinho” recomendo o espumante moscatel da casa perine, pode ser usado também para produzir drinks com frutas. Faixa de preço de 45,00



Bom, agora você está preparado para escolher a melhor bebida para brindar o ano novo. Reuna os amigos e um feliz 2023! A gente se encontra no ano que vem.


Por Luan Damiano I Chef e Sommellier

Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommellier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Goncalves, Rio grande do Sul.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page