top of page

Dicas para facilitar o dia a dia na cozinha

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Como conservar alimentos por mais tempo


Começando o ano com cinco dicas para facilitar seu dia a dia na cozinha e ajudar vocês a cozinhar melhor em casa:

Folhas fresquinhas todo dia: Folhas de alface, rúcula e chicória podem ser lavadas e armazenadas em um recipiente na sua geladeira por até 5 dias, é só lavar e secar bem as folhas e guarda-las com papel toalha entre as folhas.

Vamos deixar a saladinha sem graça em 2021: Molhos para salada; você pode deixar em uma bisnaga ou garrafa um molho para colocar na sua salada, pode ser armazenado na geladeira até 3 meses.

Sugestão de molhos: aceto balsâmico 100 ml + 200 ml azeite extra virgem + sal e pimenta do reino (bata do liquidificador e guarde em uma bisnaga ou garrafinha, sempre que for usar agitar antes.

Mostarda e mel: 100ml de mostarda amarela, 100 ml de azeite extra virgem + 1 limão espremido + 30 ml de mel, misture os ingrediente com um fouet ou batedor e armazene na geladeira.

Filé de frango seco nunca mais: Corte o file de frango de tempere com sal, pimenta, alho iogurte e páprica, esse tempero ajuda a conservar e ainda fica com um sabor e suculência espetacular. Esse preparo pode ficar armazenado na área extra fria da geladeira até 3 dias, facilitando bastante seu dia a dia.

Legumes práticos para alegrar seu prato com cores vivas, Legumes pré cozidos: brócolis, cenoura, couve flor, abobrinha entre outros.

Descascar os legumes e cozinhar rapidamente em agua fervente e depois resfriar em água gelada, em média 30 a 1 minutos cada um. Secar bem e guardar em um recipiente com papel toalha por 2 a 3 dias, se quiser pode congelar também que dura 3 meses.

Crocância na vida nunca é demais: Croutons de pães para colocar na salada sempre é uma boa opção para incrementar sua saladinha do dia a dia e ainda evita o desperdício daquele pedaço de pão que sempre sobra.

Croutons: cortar a fatia de pão em cubinhos e 1cm por 1cm, temperar com sal, pimenta, azeite e alecrim ou outra erva de sua preferência e dourar levemente na frigideira ou no forno, depois de pronto pode ser armazenado em potes fechados fora da geladeira por até um mês.


Por Luan Damiano I Chef e Sommelier Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommelier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page