top of page

Como fazer Antepastos? Guia completo com receitas

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Antepasto opção italiana para suas refeições


A gastronomia atual tem suas origens e influências na sua maior parte na gastronomia italiana. A Itália é o país que mais contribuiu para as características de hoje da culinária ocidental.


De acordo com Mariana Mastrocolo, “essa importância aconteceu pelo intenso comércio de alimentos na região do império romano, centrado no mercado circular da cidade de Roma que fez transitar pelo local diversas caravanas recheadas de alimentos vindos de toda a Europa, África e Oriente: cereais, pão, vinho, azeitona, legumes e frutas secas e frescas, amêndoas, nozes, avelãs, pinhões, leite, que por meio do tráfico e do processo de escambo, tornaram esses alimentos tradicionais na nossa cozinha”.




Comida Italiana

Não é difícil imaginarmos uma refeição italiana, não é mesmo? Logo pensamos, em uma mesa grande e farta, com vinhos, cestas de pães, azeitonas, tomates, várias pessoas reunidas ao redor, gesticulando e falando sem parar!

E são várias etapas que compõe uma bela refeição típica na Itália. As etapas são minuciosamente preparadas transformando a refeição em um grande acontecimento. Uma das etapas, a primeira, destas grandes refeições são os antepastos! E é sobre eles que falaremos neste artigo.



O que são antepastos?

Cabe aos antepastos a responsabilidade de aguçar o paladar e aumentar a vontade de saborear a refeição que está sendo preparada. São servidos antes do prato principal, para abrir o apetite de todos os que estão à mesa.

Antepasto significa literalmente “antes do prato”, são pequenas porções de alguns ingredientes oferecidos como “entrada”, naquele primeiro momento onde todos se sentam a mesa, degustam um bom vinho, escolhem a playlist, colocam as conversas em dia ou esperam um convidado mais atrasado.



Antepasto tradicional

Os tradicionais antepastos italianos são servidos com pães e azeites, são conservas de legumes (berinjela, alcachofra), de peixes (aliche, sardinha) e também alguns embutidos e azeitonas, mas com o tempo, o antepasto ganhou tanta fama ao redor do mundo que hoje existem variações infinitas e inúmeras combinações para o preparo desta maravilha.



Ingredientes Frescos!

Você pode (e deve) deixar sua imaginação livre, sempre usando ingredientes frescos e acompanhados de pão e vinho, surpreender e encantar seus convidados oferecendo antepastos para o início de um almoço ou um jantar mais especial.


Segue abaixo duas receitas de antepastos, uma mais tradicional e a outra uma combinação incrível, as duas são sucesso em qualquer mesa:



Receita de Antepasto de Berinjela

Ingredientes

3 berinjelas médias picadas com casca 1 pimentão pequeno vermelho picado sem sementes 1 pimentão pequeno amarelo picado sem sementes 1/2 xícara de chá de azeitonas picadas 1 cebola roxa picada; 1 colher chá de sal; 1 xícara de chá de azeite de oliva.

Modo de Fazer

Distribua todos os ingredientes já picados em uma assadeira grande, despeje o sal e o azeite por cima e leve ao forno (temperatura de 180°) por 1 hora e 30 minutos mexendo de vez em quando.

Como servir

Corte fatias de pão (de preferência de fermentação natural, vide artigo anterior), torradas ou pão sírio e disponha a quantidade desejada do antepasto por cima da fatia, regue com mais um pouco de azeite. Há quem goste de salpicar um bom queijo parmesão ralado, mas lembrando sempre, ralar na hora de servir faz toda diferença.



Receita de Antepasto de tomate Confit, molho Pesto e cream cheese Nesta receita misturamos um item da culinária americana (cream cheese) e dois da mediterrânea (tomate confitado e o molho pesto), mas mesmo com esta mistura, o antepasto é sucesso garantido, a combinação de sabores é perfeita e sempre deixa aquela vontade de comer mais um, mais um, mais um

Ingredientes para o Tomate Confit 200g de tomate Grape, 1 ramo de tomilho fresco 5 dentes de alho Azeite e sal quanto baste Modo de Fazer

Semelhante ao preparo da berinjela distribua os tomates bem lavados e os dentes de alho descascados em uma assadeira grande, salpique sal a gosto e cubra tudo com azeite. Deixe no forno por 2 horas em temperatura de 180°, mexendo de vez em quando. Ingredientes para o Molho Pesto

Molho Pesto Genovês é um molho tipicamente italiano, tem este nome Genovês, pois é originário de Gênova, na Ligúria, norte da Itália. O tradicional é feito com folhas de manjericão amassadas com azeite, pinoli e queijo pecorino (queijo de ovelha).

Mas você pode substituir o pinoli por nozes ou castanha do Pará e o queijo pecorino pelo bom e velho queijo parmesão.

2 xícaras de chá de manjericão fresco (somente as folhinhas) ½ xícara de chá de nozes 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado, de 100 g a 150g 2 dentes de alho descascados 1 ½ xícara de chá de azeite sal a gosto Modo de Fazer No processador, no mix ou no liquidificador bata o azeite, os dentes de alho, as nozes e o queijo até formar uma pasta, depois junte as folhas de manjericão bem lavadas e termine de bater para fazer o molho. Tempere com o sal a gosto. Como servir Você pode fatiar qualquer tipo de pão salgado, novamente a minha sugestão é para o pão de fermentação natural, ou até mesmo torradas e tarteletes (vendidos já prontas em empórios), espalhar cream cheese, dispor alguns tomatinhos já prontos e adicione o molho pesto.

Com estas duas receitas, mais pão, azeite, vinho e sua imaginação para criar combinações deliciosas, te desafio a se aventurar neste mundo dos antepastos, marcar um almoço com a família e com os amigos e apresentar esta maravilha italiana! Além de aguçar o paladar e aumentar a vontade de saborear o prato principal os antepastos têm a função de aumentar o tempo de confraternização e prolongar o momento das refeições e, vamos combinar, no momento atual, refeições aproveitadas com calma e prazer junto daqueles que amamos se fazem extremamente necessárias para o corpo e para a alma!


Buon appetito!


Por Bella Fontes | Empreendedora em Culinária




Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page