top of page

Caldo de legumes: mais sabor aos seus pratos

Atualizado: 20 de abr.

Criando sabores na sua cozinha


Por Luan Damiano I Chef e Sommellier



Na estreia aqui no blog da Art Wall, o Chef Luan Damiano nos ensina um dos segredos que pode fazer toda diferença na sua culinária. Vamos conferir?


Fotos: Arquivo Pessoal



Você sabia que podemos guardar os talos e aparas de legumes para fazer um caldo super nutritivo e saboroso para utilizar em diversos preparos no seu dia a dia? É bem simples, qualquer preparo que você iria adicionar água, você colocar um pouco desse caldo de legumes. Você vai se surpreender com o sabor e perfume que fica na sua cozinha. Um caldo bem saboroso é o segredo que os chefs não contam para você.



Vamos as dicas de preparo e armazenamento:


Aparas de legumes:


Junte aparas de cascas de cenoura, talos de salsinha, folhas de alho poro, talos de salsão, cascas de cebola, talos de brócolis, talos de cogumelos (faz muita diferença se você tiver ai)

Você pode adicionar mais uma cebola inteira, folhas de louro, grãos de pimenta.


Se quiser aromatizar com alguma erva pode sim, mas coloque somente ao final com fogo já desligado.


Modo de Fazer:


Coloque 600 g de todos esses ingredientes em uma panela com agua 3 litros e deixe em fogo médio sem ferver por uma hora. Vá controlando o fogo médio a baixo para não ferver a sua água. Se ferver, os aromas do seu caldo irão se evaporar.


Pronto seu caldo está na hora de usar.


Você pode deixar reduzir mais um pouco e armazenar em forminhas de gelo e usar quando quiser.


Simples, não? Além de criar mais sabor ao seu preparo, sua comida fica saudável e nutritiva.


BOM APETITE


Por Luan Damiano I Chef e Sommelier

Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommelier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

O meu lema é que Cozinhar bem é Simples ! Por isso vou sempre trazer aqui no blog da Art Wall dicas que vão fazer a diferença na sua cozinha de maneira descomplicada.

Hoje eu trouxe para você uma receita prática de caldo de legumes.

Boa Leitura!

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page