top of page

Arte gourmet - Da Lombardia para sua cozinha

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Ossobuco - um prato milenar vindo da Itália


Aprenda a fazer um delicioso prato típico da região da Lombardia, na Itália, muito apreciado também aqui no Brasil. O Ossobucco, que em dialeto milanês é "oss bus" (osso com um buraco), é um dos pratos mais antigos dos lombardos. Já nos anos 700 se tem conhecimento do preparo dessa iguaria na região e era tido na época como um prato de "gourmet". Seus ingredientes básicos são: ossobuco (stinco de vitela), farinha, manteiga, azeite, cebola, vinho branco seco, sal, pimenta e caldo de carne.


Confira a receita do chef Luan Damiano


Continuando nossa série de pratos clássicos que são super saborosos, hoje vamos viajar para Itália, na região da Lombardia. Uma verdadeira obra de arte em paladares.


Um prato típico da região é o ossobuco milanês!


Ossobuco é um corte bovino que se encontra na canela do boi, seria o músculo com osso. (quando vocês forem pedir no açougue).

Carne de primeira ou carne de segunda?


Uma característica da cozinha italiana é trabalhar o boi como um todo, por isso nunca teve essa divisão já antiquada por aqui de carnes de primeira ou carnes de segunda.


Rico em colágeno


O ossobuco por ser uma parte com bastante colágeno precisa de um tempo para seu preparo, hoje na receita precisamos de pelo menos 3 horas em fogo baixo para essa carne ficar suculenta e desmanchando.



Você vai precisar de:

1kg de ossobuco, com espessura de 2cm

Vinho branco 500 ml

10g alho

300g cebola

100g cogumelo paris

5g alecrim

5g tomilho

Farinha de trigo para empanar Qb

Sal

Pimenta do reino moída na hora

Gremolata:

Para finalizar o prato vamos usar uma gremolata que sempre acompanha as receitas italianas deste prato. Separe:

100ml azeite de oliva extra virgem

5g alho picado

Um maço de salsinha

Raspas de1 limão siciliano Picar todos os ingredientes e colocar marinando no azeite.



Modo de preparo:


Dica do chef: Passe a faca nas laterais dos pedaços de ossobuco para cortar levemente a membrana que ele possui, isso ajuda ele não ficar com um aspecto estranho na hora de servir e fica bem bonito.


Tempere com sal e pimenta e alho picado.


Passe os pedaços de ossobuco na farinha de trigo e sele em azeite ou manteiga em fogo médio. Depois de selado, adicione a cebola e os cogumelos picados e deixe refogar por 4 minutos.


Adicione o vinho ao preparo e mais 500 ml de água.


Coloque as ervas na panela e deixe cozinhar por 3 horas em fogo baixo sempre completando com água quando o preparo estiver secando.


Depois de pronto, sirva com a Gremolata por cima.

O ossobuco pode acompanhar muito bem um angu, um risoto de queijos ou até uma massa ao alho e óleo. Cabe aqui a sua criatividade e paladar para outras combinações.

Experimente e me conta como ficou. Te garanto que vai ser sucesso total.


Por Luan Damiano I Chef e Sommellier Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommellier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Goncalves, Rio grande do Sul.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page