top of page

Solidão ou Solitude? Entenda a diferença

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Solidão ou Solitude



Por Letícia Machado I Psicóloga



Tenho certeza que, em algum momento da sua vida, você precisou ou precisará ficar sozinho.

Isso é algo que te angustia ou te traz alegria? Ficar sozinho te causa liberdade ou te aprisiona em seus sentimentos?


Pensando nisso, no texto de hoje venho te trazer duas palavras e seus significados para te ajudar a responder à pergunta que te fiz, ok?


Primeiro, quero te falar um pouco sobre a palavra solidão, pois é, solidão. Mas, afinal o que significa solidão? É um vazio. Na grande parte das vezes não é desejada. Não é algo que se busque sentir e viver. É aquela sensação de sempre ter que buscar algo para fazer, tendo como objetivo esconder uma dor. Como, por exemplo, ter sempre que existir eventos sociais em sua rotina ou a necessidade de comprar algo para preencher um vazio que está dentro de si... Gerando assim uma dependência emocional. A solidão costuma ser desprazerosa, a pessoa normalmente tem como foco fugir de algo interno que lhe causa dor, do que realmente importa e precisa ser cuidado com atividades externas, valorizando o externo e não o interno como uma atitude de autodefesa. O interno pode ser uma dor, um sentimento negativo, como, por exemplo, o medo ou nossas pequenas frustrações ou um abandono.


Imagem de Rawpixel.com


Porém, quando o ato de ficar sozinho é encarado como algo extremamente libertador, como um momento de desenvolver nosso autoconhecimento, aí estamos falando de Solitude.


A solitude é algo que fazemos com prazer, e nos ajuda a nos conhecermos e crescermos. É uma chance imensa de nos aceitarmos como somos. Essa sensação de poder ir e vir, de não precisar da aprovação de ninguém, de ter um espaço para praticar o silêncio.


As nossas reflexões influenciam em nossas decisões e nada melhor do que conseguirmos ter um tempo de solitude para alcançarmos nossas reflexões necessárias, para nossa vida pessoal e profissional.


Para conseguirmos tomar aquela decisão que irá alavancar nossos negócios ou dar uma boa guinada em minhas relações. Para que a produtividade ocorra, a criatividade é peça chave e o exercício do silêncio, de nos escutarmos faz toda diferença seja para análise ou contemplação.

Em uma sociedade onde o extrovertido é o belo, estar sozinho e desejar estar em nossa própria companhia é muitas vezes enxergado como algo ruim. Ir ao cinema sozinho, fazer uma caminhada ou um almoço curtindo nossa própria companhia.


Agora te faço um desafio para as próximas semanas: marque um encontro com você mesmo?

E que tal ser todos os dias? Que seja 20 minutos durante o momento do banho ou almoçar sem acessar suas redes sociais ou app de mensagens. E deixar vir a mente aqueles pensamentos que acabam se escondendo em meio a tantos compromissos na agenda.


Imagem de Rawpixel.com


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page