top of page

Por que as pessoas gostam de arte abstrata?

Compreendendo a fotografia abstrata


“A imagem abstrata é abstrata. Ela confronta você. Houve um revisor um tempo atrás que escreveu que minhas fotos não tinham começo nem fim. Ele não quis dizer isso como um elogio, mas foi.” Jackson Pollock


Olá leitores e leitoras, vamos pegar aquela taça de vinho ou da sua bebida favorita e falar daquilo que mais gostamos por aqui: A Arte na Fotografia.


E hoje o tema que trago para no nosso bate-papo é a Fotografia Abstrata. Já se sentou naquela cadeira confortável? Então vamos lá.




Compreender a arte abstrata requer uma inventividade que nos convida a descobrir por nós mesmos o significado por trás do trabalho. Não é fácil de entender, como naturezas-mortas, retratos ou outras formas de arte representacional, porque está aberto à interpretação de uma forma que a arte representacional não está.




É claro que sempre que vemos uma imagem, seja ela qual for, ela vai nos levar a sentimentos subjetivos. Este é o dom que a humanidade tem ao se conectar e se emocionar com cada estilo de arte. Mas a arte abstrata eleva esta interpretação subjetiva a outro nível, sendo totalmente introspectiva para ser compreendida.




Ela quebra propositalmente todas as regras do que nos ensinaram a acreditar ser uma boa arte. Essa sensação de estranhamento ao mundo real pode ser perturbador quando você se depara com uma imagem abstrata pela primeira vez ou libertadora. Vamos listar aqui três razões para isso:




Abra sua mente

Uma imagem abstrata pode te levar para devaneios exclusivos. Você começa a ver imagens dentro das imagens e o que vai te atrair é a harmonia ou excitação das cores e formas. A conexão aqui se dá em um nível não linear. Por isso, um quadro abstrato pode te tocar tão profundamente e te levar a ficar por horas em sua contemplação.


Fácil de Combinar

Uma fotografia abstrata pode facilmente compor com sua decoração. Muitas pessoas preferem este estilo de imagem por conta desta proposta desconectada com a realidade. Uma fotografia abstrata pode ser escolhida por ser ousada ou por ser neutra e apenas levar beleza e encantamento ao ambiente.




Quebrando regras

A Fotografia abstrata te tira do lugar comum e te leva para um mundo de possibilidades fora da caixinha. Ideal para quem gosta de propostas mais lúdicas de interpretação.


Emoções fortes ou acalanto?

Ao se desprender da imagem concreta de um mundo real, você pode escolher o seu quadro apenas pelos sentimentos que ele te proporciona ou que você gostaria de trazer para o seu ambiente. Por exemplo, um espaço de SPA, vai pedir uma imagem relaxante com uma paleta de cores suaves. Um corredor de uma casa, pode ficar mais alegre e marcante com uma imagem em tons mais fortes.


Tudo vai depender do equilíbrio entre a intenção que você quer ao decorar seu espaço e o seu gosto pessoal.




Agora que você já sabe um pouco mais deste tipo de fotografia, você pode decidir melhor se este é o estilo que mais combina com o que você procura.


Mas se você ainda precisa de ajuda, é só entrar em contato e pedir uma Consultoria Gratuita para você. Estamos aqui para te ajudar em suas escolhas.


Viva a vida com mais arte!


Malu Machado é fotógrafa e jornalista, sócia proprietária da Art Wall Quadros.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page