top of page

Cinco dicas para ressignificar o seu Natal



Por Malu Machado I Jornalista, Fotógrafa Art Wall


Quadro Janela Vitral - Coleção Objetos -Art Wall

Natal chegando e aquela sensação de tudo igual, cansativo e repetitivo. É assim na sua família? Provavelmente. Mas não precisa ser assim e vou te dizer como fazer deste um Natal especial de verdade, mesmo depois de um ano tão desafiador.


Há muitos anos li um texto na internet que falava mais ou menos sobre o sentimento do tempo estar acelerado e que os anos estão passando cada vez mais rápido. Retirada as questões quânticas de aceleração ou não do Planeta, existe a questão mental do nosso cérebro. Para darmos conta de muito dos nossos pensamentos cotidianos, realizamos diversas tarefas no modo automático.


Como digitar um texto sem olhar no teclado (estou fazendo isso agora!), dirigir, preparar uma refeição comum em sua casa, tomar um banho ensaboando na mesma sequência, enfim, coisas que são corriqueiras para você e que o seu cérebro já processou o suficiente para te deixar livre para outras descobertas. Quando fazemos muitas coisas no modo automático, sentimos que o tempo passa mais de pressa, de uma maneira monótona e sem graça.



Quadro Cena Urbana em Movimento - Coleção Mundo -Art Wall

E que descobertas seriam essas? Aprender uma língua nova, um instrumento musical? Se aventurar fazendo um jardim em casa ou combinando objetos de decoração que te darão imenso prazer e bem estar? É este exatamente o caso! Por isso celebrar datas comemorativas são importantes para nós, homo sapiens. Precisamos sentir o sabor das coisas e não apenas ser a colher inanimada que carrega o alimento.


A satisfação da conquista de uma nova vivência é fundamental para despertar em nós um estado de felicidade. Mas toda conquista requer um esforço. Vou te propor algumas coisas bem simples para que neste Natal você se aventure a dar novos sentidos a esta data que não precisa, de jeito nenhum, ser uma obrigação enfadonha. Vou deixar aqui algumas ideias para você se inspirar:



Quadro Olívia e Mel - Coleção Abstrato -Art Wall

1 – Mude os móveis da sua casa de lugar. Se o orçamento está pequeno ou se você não se programou a tempo para comprar aquele sofá novo, que tal tentar uma mudança no layout da sua casa ou escritório? Retire alguns itens decorativos, guarde-os em caixas e coloque outros objetos no lugar. Isto vai te trazer uma sensação de casa nova e, te garanto, vai te dar mais vontade em curtir seu cantinho.



Quadro Panelas de CobreOlívia e Mel - Coleção Objetos - Art Wall

2 – Aventure-se na cozinha. Nada contra tradições, mas por vezes fazemos o mesmo cardápio da ceia de Natal porque temos medo de inovar. Que tal este ano descobrir uma receita totalmente diferente e surpreender?



Quadro Duo Wine - Coleção Objetos - Art Wall

3 – Antecipe suas listas de compras e de tarefas. Você já sabe com antecedência que vinhos quer tomar neste fim de ano, quais ingredientes vai precisar para fazer os pratos, adicione comprar um novo enfeite natalino e não deixe para fazer isso no dia 24 de dezembro! Te garanto que seguir essa dica é libertador e você inexplicavelmente terá tempo livre na véspera do Natal, assim, como em um passe de mágica!



Quadro Duo tulipas ao Sol - Coleção Objetos - Art Wall

4 – Abuse dos detalhes. Vamos pensar nos cinco sentidos ok? Te desafio a preparar uma surpresa no seu Natal que desperte o paladar, olfato, tato e audição? Ideias? Vamos lá. Pode ser uma play list diferente, pode ser uma almofada vermelha, um pisca em um singelo arranjo em sua mesa, uma vela aromática, um enfeite com texturas e maciez. Um quadro da Art Wall em sua parede pode te trazer todas essas sensações, sabia? Mas, isso eu conto em um outro dia. São pequenos truques criativos que vão tornar o seu espaço aconchegante e acolhedor.



Quadro Walk - Coleção Objetos - Art Wall

5 – Faça por você mesmo. De todas as dicas que vou deixar aqui, esta é a mais importante. E, retomando o texto que falei lá no início, fica aqui o meu presente de Natal para você: Mude e Marque.


Mude: Mude o trajeto que você faz todos os dias, mude o jeito de tomar o seu banho, mude a roupa de cama que você sempre usa (já pensou em pegar a manta do sofá e usar nos pés da sua cama?) Mude para que o seu cérebro se sinta

desafiado e realizado.


Marque: Marque a sua festa de Natal com novos rituais, mesmo que este ano você vá passar sozinho no trabalho ou simplesmente porque vá passar sozinho, faça algum tipo de ritual que tenha sentido para você.


O Natal é uma festa religiosa que há muito ultrapassou os limites da fé cristã. É um dia de agradecimento e de renovar a nossa fé, seja ela qual for. Então celebre a vida!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page