top of page

O que sua postura diz sobre sua personalidade?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Postura revela a personalidade


Por Juliana Amaral Barbosa de Faria I Especialista em Pilates e GDS


É muito interessante, quando começamos a trabalhar com terapias corporais, como a leitura corporal diz sobre a personalidade dos alunos. E é fato: a nossa pulsão psicocomportamental é o grande desenhista de nossa silhueta, do nosso jeito de andar e daquilo que passamos para o mundo!

Se você tem dificuldades de se impor em determinadas situações ou, ao contrário, gostaria que as pessoas tirassem o adjetivo “general” quando se referem a você, continue aqui comigo que vou te contar como você pode melhorar a sua comunicação não verbal no seu dia a dia. O comportamento humano é estudado por várias áreas da ciência (neurolinguística,neurociência, fisioterapia, terapias corporais) e, para quem atua com o movimento, a necessidade de entender um pouco melhor sobre como essa expressão do ser reflete em seu corpo se faz cada vez mais urgente.

Entender as dores e necessidades de cada um é muito mais do que uma leitura biomecânica e pontual. Entender, por exemplo, que uma dor lombar pode significar que esse indivíduo pode estar recebendo alta carga de trabalho, pode trabalhar muito tempo numa mesma posição, mas que também pode estar com medo ou submetido a alguma ameaça constante.

Foto Arquivo: Malu Machado



Trago daqui o estudo de uma fisioterapeuta belga chamada Godelive Denis-Struf: Godelive criou um método de ginástica terapias corporais que observa a pessoa como um todo antes de se traçar qualquer procedimento. Desde a forma do cliente chegar, seu tom de voz, as cores escolhidas, a vestimenta. Tudo são signos que fazem a nós, professores do movimento, entendermos como abordaremos aquele aluno e como faremos para que essa postura melhore!

Mas atenção: não existe uma postura ideal, ok? Existe sim a melhor postura para você!

E como isso acontece?

Este método tem o nome de GDS e descreve basicamente cinco posturas-personalidade. Esse método está inserido numa linha de estudos conhecida como Cadeias Musculares.

GDS descreve como cadeias musculares verticais ou estruturais:

· A cadeia muscular que expressa o afeto, a maternidade/paternidade, o estar em casa, a família.

· A cadeia muscular que expressa o trabalho, a sobrevivência, a disponibilidade para a ação.

· Aquela que fala dos nossos ideais, da busca pela arte, pelo belo.

E também as cadeias horizontais ou relacionais:

· A que fala do foco, da retração, do momento a sós, da leitura, do estudo.

· E a cadeia muscular que expressa a socialização, o contato com o outro, com o mundo e a dispersão.


Para ilustrar, Godelive (que era artista plástica) desenhou essas posturas:




Observe que nesta imagem há as expressões: impulsivo, receptivo, emotivo, afetivo e etc. E, sim! O seu jeito de ser se expressa pela sua postura!

Dá mais uma olhada! Já se identificou? Já viu sua mãe ali? Seu irmão? Seu chefe?

Tem a ver?

E você sabia que algumas dessas posturas ativam nosso cérebro enviando mensagem de que estamos cansados? As posturas que tendem a curvar mais para a frente como se o solo estivesse me puxando para baixo, têm essa característica. Quem tem essa postura, tende a andar mais devagar, com os joelhos mais arqueados.

Fig. 01



Ao passo que as pessoas que têm uma postura mais altiva, com os ombros para trás, tórax para frente parecem que não vão descansar nunca! Dormem pouco, trabalham muito e têm pouco tempo para ficar em casa e se dedicar à família! O que também pode ser um problema. Fig 02



Todos nós temos todas as posturas. E a saúde está em conseguir ativar todas as cadeias musculares dependendo da necessidade. O problema está na fixação. Quando precisamos funcionar em determinada atitude e não conseguimos.

Imagina se a pessoa com a postura da Fig 01 é chamada para ser chefe de um setor de uma grande empresa? Se essa postura estiver muito fixada, ou seja, se essa musculatura estiver muito enrijecida nesse jeito, ela aprisiona também a personalidade. A Fig 01 pode não conseguir assumir o cargo ou se assumir, pode sofrer, pois, aumentando o trabalho, ele estará deixando os filhos e/ou o companheiro(a) em casa por muito tempo.

Agora, imagina a Fig 02 enfrentando uma maternidade? Certamente o puerpério para esta pessoa, que não para em casa pois trabalha muito, será muito mais difícil. Colocar o freio em quem funciona 100% do tempo nesta postura é algo quase impossível. Não é?

O ideal, então, é o caminho do meio. A expressão livre de todas as cadeias musculares para um equilíbrio!

Foto Arquivo: Malu Machado



E o principal propósito do meu trabalho como professora de Pilates e terapeuta do movimento é gerar essa adaptabilidade. O que faço no meu dia a dia é quebrar o engessamento dessas posturas para que, mantendo sua pulsão, você consiga transitar nos aspectos necessários em sua vida.

Em algum momento você vai se ver precisando de alguma prática corporal para melhorar sua dor lombar, sua disposição, seu sono. E tudo isso reflete na sua qualidade de vida.

As pessoas que se rendem a esse tipo de ginástica relatam melhoras até na produtividade porque sem dor e com mais disposição, dormindo melhor... Tudo melhora.

E os resultados são rápidos! Identificando suas entraves posturais, conseguimos trabalhar com muito mais direcionamento e muito rapidamente você vai ver suas metas atingidas!

Porque a liberdade de movimentos no seu cotidiano traz a liberdade do ser.

Cada um tem seu tempo e seu jeito! Cada um tem seu mapa, sua história e seu caminho.

E suas escolhas dirão muito sobre você! O importante é se descobrir, se acolher e, com isso superar seus limites!

Foto Arquivo Pessoal



Independente de suas pulsões mais registradas, o importante é se curtir e se descobrir. E isso traz liberdade, traz paz!

E, se você não tem tempo ou tem preferido realizar sua prática no conforto e segurança da sua casa, a atividade física online tem adquirido cada vez mais adeptos. Aconselho experimentar! Os benefícios são imensos e você vai conseguir resultados rapidamente. Porque muito além do se movimentar, nosso trabalho é descobrir como os movimentos irão refletir no seu corpo e bem estar.

Porque é muito gratificante realizar sua prática, no seu conforto observando seu quadro na sua parte preferida da casa!

Se permita! Isso é felicidade!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page