top of page

Jardim desértico: você sabe o que é?

Simples, prático e belo


No artigo deste mês, o paisagista André Cenak oferece a opção de um jardim desértico. Se você quer dar um toque especial na sua laje ou em algum canto interno da sua casa, essa pode ser uma boa opção para casas, escritórios ou apartamentos. Confira.


Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre os jardins desérticos ou rupestres. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir o que esse jardim tem de diferente!


Na região onde moro, zona da mata mineira, estamos com um período grande de estiagem. Não chove há vários meses, os jardins por aqui estão sofrendo bastante com a falta de água, dias muito quentes, noites frias e, nos últimos dias, muito vento por aqui. Como está a temperatura na sua região?


Com essas condições climáticas, apesar das regas constantes não conseguimos manter algumas plantas tropicais em boa forma. Muitas não suportam esse estresse hídrico e acabam morrendo.



No caso dos jardins desérticos, essas condições climáticas extremas, são, de fato, as melhores condições para as plantas que vivem neste tipo de jardim.


Estamos falando das plantas xerófitas. Essas espécies desenvolveram a incrível capacidade de armazenar água internamente e também transpiram muito pouco pela sua característica de pouca ou nenhuma folhagem.


Para compor esse jardim, as pedras de diversos tamanhos, pedriscos e areia são as melhores opções, pois os gramados e forrações convencionais não vão suportar a falta de água. Apesar da paisagem árida, muitas dessas plantas produzem flores incríveis.



Além disso, o jardim desértico tem outras vantagens, tais como:

1 – Não precisa de regas;

2 – As manutenções são mínimas;

3 – São plantas muito resistentes a pragas e doenças;

Como muitas dessas plantas contém espinhos, o ideal é instalar esses jardins em áreas de difícil acesso como lajes. Dessa forma, a vista da janela para aquela laje sem graça pode ficar bem mais interessante, concorda?



Vou listar aqui algumas espécies que considero indispensáveis para montar o seu jardim desértico, pela facilidade de encontrar nas lojas de plantas e também pela facilidade de propagação de mudas.


São elas: cadeira-de-sogra, orelha-de-coelho, pitaia, iuca, babosa, mandacaru, agave, cacto palma-doce, xique-xique, agave, agave-dragão, piteira-do-caribe, rosa-de-pedra, calanchoê, alecrim e lavanda.


Lembrando que, em algumas regiões poderá haver períodos de muitas chuvas e para que o jardim desértico não sofra as consequências do excesso de água é importante fazer uma drenagem eficiente para que a água não fique acumulada no substrato.



Se você precisar de ajuda para montar o seu jardim desértico, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender e achar uma solução mais adequada para o seu caso.


Grande abraço,


Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall. Hoje continuamos a nossa conversa porém sobre como manter seu jardim bem cuidado em épocas de sol.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page