top of page

Importância de tirar um tempo para si mesmo

Atualizado: 20 de abr. de 2023



Por Letícia Machado I Psicóloga


Quero começar nossa conversa com uma pergunta: Quantas coisas você faz somente por você no seu dia? Se as suas respostas foram poucas, saiba que, nos últimos tempos, assim têm sido as respostas de muitas pessoas e, se você respondeu que faz alguma ou algumas coisas, arrisco a pensar que você já deve ter compreendido a importância de tirar um tempo para si mesmo.


Conseguir estabelecer durante a programação do dia um tempo para realizar alguma atividade para si mesmo(a), para pensar a respeito de uma ideia da sua vida pessoal ou profissional, dando espaço para que a criatividade permeie os seus pensamentos, descansar a mente e o corpo é fundamental para gerarmos em nós o hábito do autocuidado e do autoconhecimento.


Em tempos de pandemia, onde as tarefas do dia tomaram mais intensidade estando você em distanciamento ou isolamento social, onde em meio a um sofrimento, a uma necessidade mundial de algo que vem nos exigindo que puxássemos o “freio de mão” e exercitemos a paciência e a esperança, pode ser também uma grande oportunidade de realizarmos uma reflexão interna. Reavaliar sua relações interpessoais, seus sentimentos, sua saúde física e mental.


Imagem de RF._.studio por Pixabay


O ritmo que estou dando em minha vida está de acordo com meus objetivos? As pessoas que tenho convivido são realmente as que desejo que estejam comigo na minha caminhada da vida? Os pensamentos e sentimentos que tenho dado voz são os que enxergo como sendo as melhores opções para serem fortalecidos? Afinal, toda borboleta necessita ser casulo antes de poder voar.


Com esses questionamentos, lhe sugiro a enxergar esse momento como uma grande oportunidade de praticar o bem estar da sua saúde mental.


Nada melhor do que criarmos o hábito de praticar através de tarefas simples e alcançáveis em diferentes realidades de vida. Experimente e/ou fortaleça sua saúde mental, escutando uma música que lhe cause boas sensações corporais durante o dia, realizando um escalda-pés, dance (sim! Solte o seu corpo, na cozinha, na sala, no quarto ou no banheiro durante o banho), leia um livro, texto, algum conteúdo que seja interessante para você ou não faça nada, o exercício de deixar a mente fluir ou apenas observar o meu interno ou ao ambiente em minha volta é uma excelente atividade meditativa para saúde mental.


Imagem de Natasha Spenser por Pixabay



Para finalizar, avalie se o seu ambiente de home office, sua sala de estar, seu quarto, enfim, seus ambientes de convivência consigo e com o outro, expressam as sensações que você quer potencializar no seu dia. Explore a galeria do Art Wall e conheça os diferentes temas de cada coleção.


A medida que você for vendo as imagens, perceba quais delas vão de encontro das sensações corporais e emoções que você deseja alcançar ou fortalecer em seu dia tendo como foco seu bem estar e equilíbrio emocional.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page