top of page

Tipos de lareira: Outono e Inverno com lareiras para te aquecer

Atualizado: 2 de jul. de 2023


Escolha a sua melhor opção


Com o friozinho chegando, nada melhor que uma casa aconchegante e quentinha. A opção mais charmosa para essas ocasiões são as lareiras. Atualmente, temos vários tipos de lareira com diferentes estilos disponíveis. Já foi o tempo que só as grandes mansões tinham grandes lareiras a lenha.

De acordo com o modelo e o acabamento utilizado, pode-se criar uma composição moderna, minimalista, clássica ou tradicional.


Tem se popularizado muito os fireplaces ou fire pit, que são lounges externos para relaxamento, interação e com a lareira como ponto principal. Para esses ambientes a lareira pode ser a lenha, ecológica e a gás, e além disso, também existem os modelos portáteis.


Para escolher o modelo ideal de lareira é necessário entender um pouco mais o funcionamento de cada uma, suas vantagens e desvantagens. Vamos lá!


Tipos de Lareira:


LAREIRA A LENHA

Esse modelo é o mais tradicional e exige que seja planejado no momento da construção da casa ou que seja feita uma reforma. Geralmente é construída em concreto, alvenaria ou metal e precisam de uma chaminé devido a queima da lenha.


Atualmente, existem alguns modelos suspensos que trazem mais modernidade e leveza para o ambiente.




Dependendo do revestimento utilizado e forma da lareira a lenha, podemos compor com qualquer estilo de ambiente.

Suas desvantagens são a fuligem, fumaça, limpeza das cinzas e espaço para acondicionar a lenha.




LAREIRA A GÁS

Hoje em dia esse tipo de lareira tem sido muito usado pela praticidade, porém, também necessita de um planejamento ou reforma para levar o gás até a lareira. Seu acionamento é feito através de um botão, como o de um cooktop, ou até por controle remoto. É interessante ter um registro independente para o gás, que atenda só a lareira para casos de manutenção.


São utilizadas pedras vulcânicas ou lenha cerâmica refratária para que o aquecimento permaneça no ambiente por mais tempo.


Os modelos menores não precisam de uma chaminé, mas é aconselhável, assim o gás carbônico é eliminado do ambiente mais rápido.


Uma vantagem desse tipo de lareira é a possibilidade de fazer sob medida, de acordo com o ambiente. Além disso, apesar de um custo inicial para instalação ser mais alto, o custo do uso é muito baixo.





Projeto AT Arquitetos


LAREIRA ECOLÓGICA

A lareira ecológica é o tipo de lareira que se destaca pela praticidade, por ser sustentável e pela segurança. Não é necessário o uso de chaminé, uma vez que é utilizado álcool, assim pode ser instalada facilmente em qualquer local. Existem modelos fixos e portáteis.

Elas não geram fuligem, fumaça e nem cheiro, apenas uma pequena quantidade de gás carbônico.

Deve ser levado em consideração o consumo de álcool para o funcionamento da lareira, tornando esse modelo ideal para pessoas que não farão um uso tão contínuo.




LAREIRA ELÉTRICA

A lareira elétrica é muito semelhante a um aquecedor elétrico, o efeito das chamas é reproduzido em 3D para trazer mais aconchego para o ambiente. Nesse modelo não é necessário o uso de chaminé e a instalação é simples.

Sua desvantagem é o consumo de energia e esse aspecto fictício do fogo.


Na verdade, não existe a melhor e a pior lareira, e sim a que se adequa melhor ao ambiente e as necessidades de cada pessoa. No momento da escolha vale a pena relacionar o custo benefício de cada e partir para a instalaçã




Com15 anos de atuação no mercado, Camila Amoroso e Diego Tavares são sócios e há 9 anos dirigem a AT arquitetos, empresa com experiência em projetos de arquitetura e design de interiores, com foco no planejamento, projeto e consultoria on-line e presencial. Com escritórios em Juiz de Fora/MG e em Goiânia/GO, a AT arquitetos busca sempre atender às necessidades e se adequar ao perfil de cada cliente com soluções arquitetônicas únicas para cada desafio, e é esse o maior diferencial da dupla.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.






11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page