Olá, amigos, tudo bem? No texto de hoje, falaremos sobre como preparar o seu jardim para receber a primavera de braços abertos e potencializar as florações e saúde de suas plantas. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir algumas dicas que relacionei para vocês.
Em 23 de setembro se inicia a primavera aqui no Brasil, conhecida como a estação das flores!
Na minha região, zona da mata mineira, mesmo antes dessa data, já começamos a perceber as mudanças do clima local.
Imagens: pexels.com
As chuvas já começaram a ocorrer por aqui, e a temperatura também já começou a elevar.
Lembramos que com o inverno frio e seco, as plantas ficam em dormência esperando o calor e as chuvas para voltarem a crescer produzindo, assim, novas folhagens, flores e frutos.
Geralmente, no final do inverno, as plantas estão sofridas, muitas folhas secas por falta de hidratação ou queimadas pelo frio ou geadas.
O início da primavera é a melhor época para o início das adubações, porém, antes da adubação, devemos fazer uma boa manutenção e replantio quando necessário.
Sobre as manutenções:
Retirar as folhas secas, fazer podas de galhos secos e retirada de pragas e ervas daninhas dos canteiros e gramados.
2 - Afofar o solo e adicionar matéria orgânica (húmus de minhoca). Essa etapa é fundamental para que o solo tenha capacidade de reter umidade, permitir a entrada de oxigênio e nutrientes para as raízes das plantas e também alimentar a vida do solo. A quantidade vai depender do estado que se encontra o solo. Se estiver muito seco, duro e degradado pode-se colocar, em média, 15 kg por metro quadrado.
3 - Perfurar os gramados e fazer uma leve cobertura de húmus de minhoca com areia para nivelamento. Pode-se colocar, em média, 7kg de húmus e 7 kg de areia, por metro quadrado.
4 – Replantar algumas espécies que morreram ou novas espécies para valorizar ainda mais o jardim.
Sobre as adubações:
Temos 3 tipos de adubação:
Adubação foliar, adubação química com NPK e adubação orgânica.
1 – A primeira adubação orgânica já foi feita na etapa de manutenção. Adicionar húmus de minhoca ao solo.
2 – Adubação foliar, também utilizando produtos orgânicos, porém, dessa vez, a aplicação deve ser feita pulverizando as folhas das plantas. É recomendado repetir a pulverização a cada 30 dias. Podemos utilizar o próprio húmus de minhoca dissolvido em água: 10g por litro de água.
3 – Adubação química, com NPK, podemos usar o 10.10.10, 30g por metro quadrado. Podemos utilizar em todas as plantas, árvores, gramados ou pomares. Dessa forma, estaremos fortalecendo as raízes, as folhagens e as flores. Recomendado repetir a cada 30 dias. Atenção: Adubos químicos são sais minerais e o excesso pode matar a planta. Por isso, recomendo pouca quantidade com maior frequência. Regar com abundância para que o adubo seja dissolvido ou aplicar em dias chuvosos.
4 – Aplicação de calcário dolomítico para diminuir a acidez do solo 50 g por metro quadrado. Regar bem após a aplicação. Aplicação ideal em dias chuvosos.
Lembrando que algumas plantas gostam de solos ácidos e, dependendo das espécies que você cultivar em seu jardim, não será necessário aplicar o calcário.
OBS: As mesmas etapas relacionadas acima são utilizadas para jardins em vasos, telhados verdes, jardins verticais ou jardins horizontais.
OBS: O objetivo desse processo de adubação é disponibilizar os macro e os micro nutrientes que as plantas necessitam para um crescimento saudável.
Imagens: pexels.com
Se você precisar de ajuda para preparar o seu jardim para receber a primavera de braços abertos entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te ajudar.
Grande abraço,
André Cenak
Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall.
Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado
Comments