top of page

O jardim mais bonito do Brasil

Confira: O jardim mais bonito do Brasil fica em Juiz de Fora, MG


Salve os amantes da arte e da ecologia! Estamos retomando os artigos do nosso blog no ano de 2024 e o texto de abertura é do nosso querido parceiro André Cenak. Ele que começou o ano recebendo o prêmio do Jardim mais bonito do Brasil!


Você que nos acompanha aqui na Art Wall Quadros, sabe que ecologia é uma das nossas grandes bandeiras. Todo nosso trabalho com arte leva em consideração materiais mais duráveis, com ciclo de vida longo e que nos permitem colaborar com um pensamento de sustentabilidade do nosso planeta. Além disso, a cada quadro de arte que produzimos, plantamos uma árvore.


Por tudo isso, ficamos muito contentes com o reconhecimento do André neste prêmio conferido pela TRAPP Brasil. Vamos deixar o André contar essa história. Quem sabe você se inspira?


jardim gramado com mata ao fund, duas palmeiras grandes, uma cerca viva com plantas vermelhas. No primeiro plano uma espreguiçadeira de madeira como uma gangorra, um gato descansando embaixo dela. Apoiada na espreguiçadeira, Um cortador de grama da TRAPP
Fotos: Arquivo Pessoal


Olá, amigos, tudo bem? No texto de hoje, falaremos sobre a história do jardim que ganhou o primeiro lugar no concurso “O jardim mais bonito do Brasil realizado pela Trapp (fabricante brasileira de ferramentas), na categoria profissional. Ficamos tão felizes que queremos contar pra vocês um pouco mais sobre essa incrível façanha! E é claro que o apoio dos seguidores aqui da Art Wall nos ajudaram bastante na etapa do voto popular. Deixo aqui meu agradecimento especial a todos que acompanham meu trabalho aqui pelo blog e colaboraram com a nossa escolha.


Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir o que esse jardim tem de especial e quais as melhores práticas par jardim mais bonito do Brasil


O jardim ganhador do concurso fica na cidade de Juiz de Fora – MG, na minha casa, situada no Vale do Salvaterra, um local de imensa beleza natural de Mata atlântica e cercada por uma grande RRPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural).

Não vejo um jardim como um produto, vejo um jardim como um processo que nunca acaba, pelo contrário, está sempre evoluindo, crescendo, melhorando e ficando mais bonito! Um jardim é vivo e não poderia ser diferente da vida, não é mesmo?

É importante dizer que é um jardim relativamente jovem, porém maduro e em constante transformação.

Tenho uma verdadeira paixão pelo Vale do Salvaterra, onde fica minha casa, e considero um grande privilégio morar aqui e usufruir desse paraíso diariamente.


Sim, fui eu mesmo que projetei, e de forma muito intuitiva, plantei cada árvore, cada arbusto, cada planta ornamental, cada metro quadrado de grama desse jardim.

Cada cantinho, cada ambiente, cada detalhe foi pensado e repensado várias vezes até chegar à configuração atual, mas que continuará se transformando ao longo dos anos!




Não vejo um jardim como um produto, vejo um jardim como um processo que nunca acaba, pelo contrário, está sempre evoluindo, crescendo, melhorando e ficando mais bonito! Um jardim é vivo e não poderia ser diferente da vida, não é mesmo?


Art Wall Coleção Matizes Formas


Posso dizer que esse jardim tem o meu DNA!


A experiência de projetar e implementar o jardim da minha própria casa, que tem um terreno de 4.500m, foi desafiadora: com muitos erros e acertos, experienciei  uma grande escola realizada na prática. No dia a dia, o jardim ia me dizendo o que funcionava e o que não funcionava!


Iniciei o plantio desse jardim há 20 anos, quando ainda trabalhava como executivo em uma empresa de logística. Esse hobby de final de semana foi a minha válvula de escape para aliviar o estresse do mundo corporativo, equilibrar as energias e recomeçar a semana mais revigorado!


Piscina circular, jardim com mata ao fundo. Flores vermelhas, bando de madeira e palmeiras


Este jardim é tão forte que mudou a minha vida profissional. Larguei a minha carreira de 25 anos de logística para iniciar uma nova carreira como paisagista e jardineiro.

Muitos me diziam, você é louco! Mas o meu jardim me dizia, você leva jeito, tem talento, é apaixonado pelas plantas, não tenha medo! Deve estudar um pouco mais para transformar o hobby numa profissão! Nem tudo são flores, mas você consegue!




Então, criei coragem e segui os “conselhos” do meu jardim e mudei de profissão!

Sinto que ganhar esse prêmio foi a confirmação de que o meu jardim estava certo! O que você acha?


Se você quiser conhecer mais sobre o jardim vencedor do concurso “O jardim mais bonito do Brasil, nos acompanhe no instagram @jardimsalvaterra, ao longo do ano vou divulgar cada cantinho desse paraíso!

Se você quiser criar, projetar, plantar um jardim incrível, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te ajudar.


Grande abraço!


Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall.



 

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.




150 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Guest
Mar 18

Que história fantástica! Como uma paixão faz mudar o caminho em nossas vidas. Amei saber a história do André ! Que Deus o abençoe e lhe dê muita saúde e energia para seguir em frente nessa caminhada.


Like

Guest
Mar 17

Muito bom. Como sempre, inspirador.

Like

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page