top of page

As cores no jardim merecem uma fotografia: Saiba fazer um jardim colorido

Olá amantes das artes! Estamos aqui com mais dicas do nosso paisagista André Cenak para transformar o seu jardim em uma obra de arte digna de ser fotografado. Ao longo da matéria, vamos deixar links de alguns quadros das nossas coleções de quadros inspiradas na natureza. Vamos relaxar com arte?


Olá, amigos, tudo bem? No texto de hoje, falaremos sobre as cores no jardim! Você sabia que as cores são responsáveis por provocar emoções e influenciar o estado de espírito dos seres humanos? Será?

Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir o que as cores das plantas, flores e elementos do seu jardim têm a ver com isso tudo!


As cores desempenham um papel crucial na estética de um jardim, influenciando no humor, na atmosfera e na percepção visual do espaço. Ao planejar o esquema de cores do seu jardim é essencial considerar a interação entre diferentes tonalidades e como elas se complementam ou contrastam umas com as outras.

É importante conhecer a época de florescimento de cada espécie vegetal que pretende agrupar em suas composições para causar o efeito desejado em cada época do ano.



As cores no jardim merecem uma fotografia: Saiba fazer um jardim colorido


Uma das maneiras mais eficazes de criar um jardim visualmente atraente é através da combinação de cores complementares. Cores complementares estão localizadas em lados opostos do círculo cromático e, quando combinadas, criam um contraste vibrante e atraente. 


Provavelmente, você já visitou algum jardim que lhe transmitiu uma grande paz interior, uma tranquilidade e um estado de espírito calmo. Mas, nem todo jardim provoca essa sensação, sabia?


Alguns tipos de jardim podem te deixar alegre, energizado e eufórico, por outro lado, há jardins que podem ser até assustadores e sombrios. É preciso que você saiba fazer um jardim colorido.


Claro que o formato do jardim, a proporção dos espaços, o tamanho das árvores e a luminosidade no jardim influenciam muito em nossas percepções! Mas, eu acredito que as cores também promovem esses sentimentos!


Ao equilibrar cores quentes e frias, você pode criar um ambiente agradável e acolhedor em seu jardim.

Para te ajudar a escolher a planta certa para estimular emoções específicas em seu jardim, separei algumas espécies vegetais (árvores, arbustos, trepadeiras e herbáceas) que gosto de usar em meus projetos, conforme abaixo.



Cores quentes - As espécies, listadas a seguir, têm flores com cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo, tendem a deixar seu jardim mais alegre e energizante:


Plantas com flores amarelas:


Camarão-amarelo, alamanda-amarela, lantana-amarela, ipê-amarelo, sibipiruna, lisimáquia e hera-do-cabo.


Plantas com flores vermelhas e alaranjadas:


Bouganvillea, alpínia-purpurata, helicônia-rostrata, beijo-americano, russélia, flamboyant, antúrio e hibisco.


Plantas com flores rosa:


Vinca-rosa, beijo-americano, dracena-cordiline, alpínia-rosa, quaresmeira, mussaenda-rosa, azaléia, bouganvillea, orquídea-bambu.


Cores Frias - As espécies abaixo tem flores com cores frias, como azul e violeta e tendem a deixar seu jardim mais calmo e tranquilizador.




Plantas com flores “azuis”:


Agapantus, falsa-íris, hortência, tumbergia-azul, jacarandá-mimoso, aguapé.





Plantas com flores brancas:

Moréia, gengibre-do-brejo, beijo-americano, mussaenda-branca, lírio-da-paz.


É bom lembrar, que além das flores, também existem outros elementos no jardim, como caminhos, bancos, pedras, muros, lagos, etc. Então, fique atento às cores desses elementos para harmonizar os ambientes de forma equilibrada.


Se você precisar de ajuda para equilibrar as cores do seu jardim, entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te ajudar.


Grande abraço,

André Cenak




Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall.



Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page