top of page

Tendência em decoração de interiores 2022

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Decoração para estes e para os próximos tempos


Sem dúvidas, o ano de 2020 mudou os rumos da história global e impactou diretamente a vida da gente em vários aspectos, e não seria na arquitetura e decoração. Às tendências observadas nos últimos anos, se somaram aos acontecimentos inesperados da pandemia e agora, com o cenário um pouco menos caótico, conseguimos avaliar quais tendências vieram para ficar. Quais hábitos e modos de viver nós adquirimos com a pandemia e iremos manter daqui pra frente? Para o texto de hoje, selecionamos algumas tendências que consideramos importantes para os tempos que estamos vivendo. Nos acompanhe!



Home office


O trabalho remoto passou a ser a realidade de muitas empresas e profissionais, até mesmo de forma permanente ou com jornadas híbridas, mesmo com a abertura gradual de atividades. Diante desse contexto, as pessoas precisaram adaptar suas casas para abrigar também o ambiente de trabalho. Pode ser que o único espaço que você tenha disponível seja um canto da sala ou do quarto, ou com mais sorte um cômodo inteiro para deixar funcional para suas atividades remotas, como o exemplo do projeto abaixo. Aliás, já publicamos um artigo com o tema home office lá no início da quarentena, quem lembra?



Projeto Julliana Gomes - Home Office prático e funcional para um casal de Youtubers.



Plantas dentro de casa


Quanta gente descobriu-se “pai/ mãe de planta” nesse período, não é mesmo? O confinamento dos últimos 1 ano e meio fez com que as pessoas sentissem falta de contato com a natureza. Por isso, o cultivo de plantas em casa tornou-se uma alternativa para suprir essa falta que o verde faz.


Ter a companhia de plantas dentro de casa além de tornar o ambiente mais alegre e aconchegante, melhora a qualidade do ar. Lembrando que o verde é a cor que traz vida e esperança, o que queremos em abundância para os tempos que vivemos.


Para a escolha das espécies que irão adornar sua casa, dê preferência às que exigem pouca manutenção, fiquem bem à meia sombra e não exijam regas regulares. Como exemplo podemos citar a espada de São Jorge, a jibóia, a zamioculca e a peperomia.


Projeto Julliana Gomes - Quarto Zen: Vasos soltos, com espécies variadas trazem mais vida aos ambientes.



Elementos naturais


As plantas, item que citamos acima, também se encaixam nessa categoria. Mas agora vamos falar de elementos como fibras naturais, cristais, cerâmicas, madeiras, pedras, cimento aparente e cores que remetam a elementos encontrados na natureza.


Detalhes na decoração farão toda diferença: cestos e cachepôs de palha, beira-cama e mantas com fibras naturais e cores cruas. Para os móveis a madeira pinus, tratada e envernizada é uma excelente opção em custo-benefício.


Cores! Nós adoramos e não podíamos deixar de fora da nossa seleção: cores em tons terrosos ou de verde, são excelentes opções. Não precisa aplicar na parede inteira, um detalhe vai fazer muita diferença.


Todos os elementos descritos anteriormente reiteram a busca por mais conforto e sensação de aconchego que queremos trazer para as nossas casas.



Tons terrosos e de verde, elementos naturais compõem os ambientes - Fonte: Pinterest



Decoração afetiva


Já abordamos de forma mais detalhada o tema em outro artigo, mas ele está cada vez mais presente, então vale pontuá-lo por aqui também.


Lembranças que nos acompanham ao longo dos anos, em cada mudança de casa ou mudanças internas de ciclos que vivemos, muitas vezes são materializadas em móveis e objetos que passam a acompanhar a família ao longo de gerações. Já pensou que aquele prato fofo que era da sua avó pode compor a decoração de uma parede de casa ou uma mesa de madeira robusta que carrega marcas do tempo em sua superfície pode ficar linda na sua cozinha? Quantas histórias esses objetos nos contam!


Exemplos de decoração afetiva - objetos compondo as paredes e aparador com carinha vintage.



Multifuncionalidade dos ambientes


Os empreendimentos atuais, principalmente os apartamentos, não costumam ter espaços de sobra, portanto é muito comum que aproveitemos um ambiente para mais de uma função. Com um bom projeto de interiores e marcenaria planejada, é possível integrar ambientes como sala de estar e escritório, sem deixar o espaço de trabalho com a frieza de um ambiente corporativo. Vejam o exemplo abaixo:


Sala e home office integrados. Fontes: egardsetmaisons.blogspot.com e target.com



Casas inteligentes


Este tópico é uma menção honrosa para dizer a verdade, pois acho que não podíamos deixar de mencionar tal aspecto.


A automação residencial também aparece como tendência, uma vez que estamos a cada dia mais conectados. O objetivo é deixar o dia a dia mais prático e os assistentes virtuais estão cada dia mais presentes nas casas, já que são mais acessíveis.


Com a automação é possível controlar desde a iluminação, segurança e até colocar as bebidas para gelar na temperatura certa na geladeira.


Aí vale a reflexão: até que ponto vamos nos deixar que as máquinas nos controlem?


Smart Homes (makeuseof.com) e Assistente virtual Alexa da Amazon



Lembro que aqui estamos fazendo um recorte de um ponto de vista privilegiado de vida. Sabemos a imensurável crise dos últimos anos no Brasil, que se agravou enormemente com a pandemia, elevando os níveis de pobreza e condições de moradia. Podemos conversar sobre isso em outro momento, o que acham?


Acredito que todas as tendências que escolhi para compor o texto de hoje, embora marquem um período de tempo, sejam atemporais. Pois nada mais são do que a materialização da nossa busca constante pelo bem-estar. A vontade de nos sentirmos protegidos aqui dentro enquanto o mundo lá fora anda um verdadeiro caos. Embora a tecnologia avance em vários aspectos tornando a nossa vida cada vez mais automatizada (e não há como fugir disso), o afeto e a acolhida jamais sairão de moda, seja o tempo que for.

Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista

Oi ! Eu sou Juliana Gomes, Arquiteta e Urbanista, e hoje eu apresento aqui as tendências em decoração de interiores para 2022

Boa Leitura!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page