top of page

Quarto Aconchegante

Atualizado: 20 de abr. de 2023

O Ninho dentro do Ninho


O quarto deve ser o nosso lugar de descanso e calmaria, onde podemos desacelerar da correria do dia a dia e buscar serenidade para que tenhamos uma boa noite de sono. Por isso é tão importante que este seja um ambiente especial da nossa casa, que faça com que a gente se sinta acolhido.


No texto de hoje, lhe mostraremos maneiras de tornar o quarto um local mais aconchegante, e aos poucos, juntando com elementos que sejam a sua cara, tornar o ambiente mais acolhedor e onde você tenha vontade de terminar todos os seus dias.


Fonte Decostore



1 - Escolha as cores

Escolha as cores que farão parte da sua decoração. A principal dica aqui é optar por tons claros, para que com o tempo não fique enjoativo. Cores consideradas frias, como azul e verde, embora tenham propriedades calmantes, podem não deixar o espaço tão aconchegante, a depender do subtom. Assim, a minha ideia é que você busque por tons de fundo mais quente, como os tons terrosos e rosados. Claro que pintar uma parede toda com esses tons pode ser exagero, por isso aposte em inserir as cores nos detalhes: almofadas, mantas, estofados, por exemplo, são uma boa aposta. Ah, evite também os tons de cinza que, embora estejam em alta, são extremamente frios.


Fonte Decor Style



2 - Pintura localizada

Uma ideia que está super em alta, tem o custo baixo e muda completamente o ambiente. Escolha um ponto focal, que pode ser a parede da cabeceira, próximo à cômoda ou penteadeira. Depois, escolha uma forma geométrica ou orgânica e uma cor ( com base no que explicamos no tópico anterior). Aí, é mãos à obra!

Fonte Urban Outfitters



3 - Madeira

Ambientes em que tons de madeira naturais são usados, trazem muito mais conforto ao espaço, seja no piso ou na mobília. Os fabricantes de painéis de mdf contam com catálogos repletos de opções que se assemelham muito aos tons e texturas naturais.


Fonte Magic Linen



4 - Tecidos e tapeçaria

Um ponto muito importante pra deixar um ambiente mais confortável, é abusar dos tecidos, principalmente os naturais, utilizando- os na roupa de cama, mantas, cortinas e para estofar cabeceiras.


Uma cortina de linho, do piso ao teto, almofadas de crochê, mantas aos pés da cama e uma bela cabeceira revestida de veludo ou suede, é um convite para uma boa noite de sonhos.


Fonte site Gabi Garcia



5 - Iluminação

Uma boa iluminação passa pela temperatura da luz, tipo de iluminação e o que certo ponto está ou não iluminando. Com relação à temperatura, o ideal é usar aquelas de temperatura mais quente, ou seja, as mais amareladas. Invista em lâmpadas de led com temperatura entre 2700 k (mais amareladas) e 4000 k (mais neutras).


Pode investir em pontos de iluminação indireta. Se não for possível um rebaixo de gesso com fitas de led embutidas, você pode aplicar a luz atrás da cabeceira ou ainda, luminárias na mesa de cabeceiras ou luminárias de piso.


Foto Maddu Magalhães



Acho que o último ano deixou mais em evidência a necessidade de uma casa aconchegante, que possa ser nosso refúgio mesmo diante das adversidades do mundo externo. Além disso, todas as dicas que trouxemos no artigo de hoje são simples de ser adaptadas, e mesmo que não seja possível fazer tudo que indicamos aqui, eleja um dos itens para começar as mudanças e assim, ter noites com bons sonhos!



Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista Arquiteta e Urbanista formada em 2010 pela UFJF e Técnica em Design de Móveis pelo IF Sudeste. Profissional autônoma desde 2015, desenvolve projetos de arquitetura e interiores.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page