top of page

Pedras na decoração: qual a melhor opção?

Atualizado: 14 de mai. de 2023


Granito, mármore, quartzo e quartzito


Há um tempo atrás, granitos e mármores eram utilizados apenas nas áreas molhadas das casas, como cozinha, banheiro e espaço gourmet. Atualmente, com novos modelos de pedras fabricadas com grande diversidade de acabamento, cores, “estampas” e resistência, as pedras invadiram a decoração de salas, quartos, escritórios, ambientes comerciais, trazendo elegância e sofisticação. Além da aplicação clássica em bancadas e pisos, o uso hoje acontece também em móveis, revestimentos de paredes internas, fachadas e objetos decorativos.


Antes de escolher a pedra ideal, seja para qualquer cômodo e situação, é importante compreender melhor as características e especificidades de cada uma. Vamos tratar aqui de algumas das pedras mais utilizadas na decoração: granito, mármore, quartzo e quartzito.


Pia com revestimento de quartzito e Quadro Acqua coleção Art Wall


Fotos: AT Arquitetura - Loja ID+D em Goiânia


Granito

Material muito utilizado pelo seu excelente custo e enorme durabilidade. É uma pedra muito resistente, ideal para locais que possam sofrer impactos, sejam utilizados produtos de limpeza mais fortes e que tenham altas temperaturas. É o caso das bancadas de cozinhas, principalmente.




Uma característica estética bem marcante dos granitos são as “pintinhas” pequenas, existentes na maioria dos granitos. O que desagrada um pouco e em algumas situações dificulta a composição com os revestimentos. Porém, temos algumas opções com aspecto mais homogêneo, que é o caso do granito Preto São Gabriel. O Verde Ubatuba também é bem versátil, além de ser mais barato que o Preto São Gabriel. Outro queridinho é o Via Láctea, seus veios lembram um mármore e traz bastante sofisticação.

Home de uma residência em Goiânia

Espaço gourmet de residência em Goiânia

Cozinha de residência em Juiz de Fora

O Branco Itaúnas, Branco Siena e o Branco Polar são granitos claros e bem versáteis para quem prefere combinações mais neutras e suaves. Porém, são menos homogêneos e apresentam maior risco de manchar.



Mármore

Podemos dizer que o mármore é praticamente o oposto do granito, material mais frágil, poroso e com custo elevado. Seus grandes destaques são a beleza, atemporalidade, diversidade de tonalidades e desenhos dos veios.


Adotar o mármore em móveis, paredes internas e na decoração é uma excelente maneira de trazer sofisticação e um efeito exclusivo, já que cada peça é única. Além disso, nessas utilizações não são necessários se preocupar tanto com a porosidade do material.


Banheiro de menina de residência em Vassouras


Quartzo

O quartzo é um dos materiais mais resistentes do planeta. Ele une a beleza de tons homogêneos com a resistência. Só não suporta altas temperaturas e a exposição solar das fachadas. No mercado das pedras decorativas, as superfícies de quartzo são industrializadas, compostas pelo quartzo natural e outros materiais.


Nessa pedra, como temos opções de tons homogêneos, facilita e valoriza bastante a composição com os revestimentos de cozinhas, banheiros e lavabos.

E as vantagens do quartzo não param por aí. Ele tem um nível de absorção menor que o do granito, possui propriedades antibacterianas e alta resistência a riscos e impactos.


Loja Marmorarte em Goiânia

Lavabo de residência em Juiz de Fora

Cozinha de residência em Sapucaia


Quartzito

Esse material consegue ser ainda mais resistente e ter menos porosidade que o quartzo, tem toda a beleza de um mármore, diversas opções de veios e tons. Além disso, suporta as altas temperaturas e a exposição solar.


Se você sonha com o efeito de um mármore na cozinha, mas com grande resistência e durabilidade, essa é a pedra perfeita!


Hall de apartamento em Goiânia

Cozinha de apartamento em Goiânia

Sala de apartamento em Juiz de Fora


Diferentes tipos de acabamentos

Os tipos de acabamento para as pedras são o polido, escovado, flameado e levigado. Para cada ambiente e uso existe um tipo de acabamento ideal, e é impressionante como as pedras podem se transformar com essa diversidade de textura.


Quando usamos a pedra em piso de ambientes internos, podemos utilizar o acabamento polido, que tem um brilho espelhado. As exceções são o banheiro e a cozinha, por questões de segurança, o ideal é utilizar um acabamento que seja menos escorregadio. O escovado, flameado e levigado são foscos e mais rústicos, ideais para áreas externas. Já nas paredes podemos deixar.


Atualmente, o queridinho é o escovado, que traz requinte e um ar mais natural. É surpreendente o resultado do acabamento escovado em algumas pedras. Ele tem sido muito utilizado nos móveis e decoração. Se você quer inovar na decoração, a dica é investir no acabamento escovado.


Sala de apartamento em Juiz de Fora

Com15 anos de atuação no mercado, Camila Amoroso e Diego Tavares são sócios e há 9 anos dirigem a AT arquitetos, empresa com experiência em projetos de arquitetura e design de interiores, com foco no planejamento, projeto e consultoria on-line e presencial. Com escritórios em Juiz de Fora/MG e em Goiânia/GO, a AT arquitetos busca sempre atender às necessidades e se adequar ao perfil de cada cliente com soluções arquitetônicas únicas para cada desafio, e é esse o maior diferencial da dupla.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page