top of page

Natal à vista, decore com afeto

Atualizado: 17 de abr. de 2023


Prepare sua casa para a data


Piscamos os olhos e o final do ano chegou! Momento de exercer a gratidão, celebrar, estar junto com os amigos e família e renovar as energias. Estamos a dois meses e meio do Natal e, para os que gostam dessa data, nunca é cedo para começar a organização para a festa. Além do mais, como dizem: o melhor da festa é esperar por ela!


Esse momento pré-comemorações também podem nos ajudar a entrar no clima e absorver toda essa energia de renovação e alegria que fica no ar. Nesse artigo traremos dicas para quem quer fazer pequenas mudanças na decoração da casa para as festividades de fim de ano e dicas mais específicas e temáticas para a data.




Decoração


Quando entramos em um ambiente aconchegante, logo percebemos a boa energia e o cuidado de quem o organizou. Para trazer esse clima podemos recorrer a alguns elementos simples que podem transformar os espaços sem grandes esforços, como por exemplo quadros, tapetes, adornos, iluminação, mudança de layout, entre outros.


Pensando na preparação da casa para as comemorações de fim de ano, é interessante deixar o ambiente com uma base mais neutra, mais suave, para receber a decoração de natal que tem cores mais fortes e assim, valorizá-la ainda mais. Pode ser interessante retirar alguns adornos para abrir espaço para as peças natalinas.



Quadros fazem muita diferença na decoração, trazem vida e personalidade para a casa. Um espaço sem obras de arte remete uma tela em branco, que ainda precisa ser trabalhada. Em outro artigo demos dicas de como escolher os quadros de acordo com cada ambiente. Vale a pena conferir.


Os quadros podem trazer a temática natalina e compor com a decoração somente nesse período de final de ano, ou então, outra possibilidade, seria escolher quadros definitivos que tenham o estilo do morador.



Os tapetes têm o poder de “abraçar” o mobiliário. Trazem mais aconchego para o ambiente e para os mais ousados, os tapetes com desenhos e cores, alegram e deixam a decoração mais criativa.



Adornos são grandes aliados para pequenas transformações, sem sujeira e gastos exorbitantes. Aparadores, buffets, nichos e prateleiras merecem nossa atenção na hora de decorar. Plantas compondo com os enfeites, dão vida ao ambiente. Além disso, nessas datas festivas, as velas trazem um ar intimista e sofisticado para a casa.



Juntamente com as velas, a iluminação da casa é extremamente importante. A simples troca das lâmpadas brancas pelas amarelas, muda completamente a atmosfera.


O lustre na mesa de jantar é um item que vale a pena investir, contribui para a valorização da mesa posta.


Com relação aos móveis, a mudança na disposição, abrindo espaço para a árvore de natal, já é capaz de renovar a energia do ambiente.



Decoração temática


O ícone da decoração natalina é a árvore. Porém, é possível trazer o clima natalino de diversas formas: guirlandas, toalhas de lavabo temáticas, velas aromáticas, arranjos de flores, centros de mesa, almofadas, mantas, pequenos adornos, pisca pisca e o que a sua imaginação der conta.


Mesmo para a decoração temática vale definir um estilo e os tons que serão utilizados para criar harmonia entre as peças e não deixar o ambiente carregado. É sempre interessante começar escolhendo os itens que chamam mais atenção, como por exemplo a árvore de Natal.


A partir do estilo e cores que serão usadas nela podemos seguir a mesma linha para o restante. Para as pessoas com habilidades manuais, existem diversos tutoriais para criação de adornos criativos e cheios de personalidade. Um simples laço vermelho colocado em uma vela que já existia na decoração pode trazer o clima natalino.



As almofadas, mantas, toalhas de rosto, panos de prato, são itens simples e com valores acessíveis que podem dar um toque especial nos ambientes. Outra vantagem é que eles são fáceis de serem guardados durante o ano e podem ser utilizados por muito tempo.



Mesa de Natal


Depois da árvore de Natal, a grande protagonista é a mesa da ceia. As possibilidades de decoração são infinitas e a mesma regrinha da árvore serve para a mesa: defina os tons e estilos das peças que se destacarão e depois vá compondo o restante.


É possível mesclar decoração temática com itens que são utilizados no dia-a-dia e caso falte algum detalhe, vale novamente recorrer aos tutoriais de DIY (faça você mesmo). Sousplat, guardanapos de tecido, porta guardanapo, jogos americanos, centros de mesa, taças, são alguns dos itens que podem ser explorados nessa decoração para trazer a atmosfera encantadora do Natal.




O mais importante de todo esse movimento de decoração para o fim de ano é envolver todos nesse sentimento de amor, boas vibrações e comunhão, assim, é possível antecipar a chegada das boas energias do Natal.


Com 15 anos de atuação no mercado, Camila Amoroso e Diego Tavares são sócios e há 9 anos dirigem a AT arquitetos, empresa com experiência em projetos de arquitetura e design de interiores, com foco no planejamento, projeto e consultoria on-line e presencial. Com escritórios em Juiz de Fora/MG e em Goiânia/GO, a AT arquitetos busca sempre atender às necessidades e se adequar ao perfil de cada cliente com soluções arquitetônicas únicas para cada desafio, e é esse o maior diferencial da dupla.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page