top of page

Manutenções e revitalizações de jardins em épocas de chuvas

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Mudanças climáticas


Bem estar em casa: Dicas de Paisagismo para manter seu jardim e suas plantas em períodos de chuvas fortes.

Photo by Mick Haupt on Unsplash


Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre uma questão muito importante, que meus clientes sempre me perguntam depois que faço a implementação de um novo jardim:

“e agora, como devo cuidar do meu jardim e como não perder o investimento realizado?”

Este é um tema de muito conteúdo e por isso, vou dividir em três partes.

Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir as dicas que separei para você nesta primeira parte: Manutenção em época de chuvas. Partindo do princípio que as mudanças climáticas são reais e percebemos isso em nosso dia a dia, não conduziremos os textos dessa série estratificando as dicas pelas estações do ano (primavera, verão, outono e inverno),e sim por cenários reais de temperaturas altas e baixas, períodos de muitas chuvas, excesso de umidade e períodos de poucas chuvas, com baixa umidade.

Apesar das estações do ano definirem muito o comportamento das plantas, seu crescimento, floração e frutificação, as alterações climáticas provocam mudanças drásticas e imediatas nas plantas. Precisamos ficar atentos a essas mudanças para reagir com rapidez e evitar maiores danos às plantas e ao jardim como um todo.



Como já relatei no texto anterior, em minha região (zona da mata mineira), chove muito desde dezembro, praticamente todos os dias. Dessa forma, considerando esse cenário anormal de excesso de chuvas, começaremos a série de dicas sobre manutenções e revitalizações de jardins retomando o que deve ser feito nesse cenário atual, justamente pela urgência e importância de suas ações.

Numa condição normal de verão, as plantas apresentariam um crescimento vigoroso e saudável pela prevalência de muito sol, dias quentes e com pancadas de chuva no fim da tarde. Esse verão está diferente dos demais, concordam?


Na prática, o que devemos fazer nesse período de muitas chuvas? Aqui vão algumas manutenções obrigatórias nesse período:

Solos alagados podem causar raízes podres

Solos alagados por um período prolongado causam apodrecimento das raízes das plantas causando a sua morte. Para corrigir esse problema é necessária a abertura de novos drenos e nivelamento dos gramados com areia para a água possa fluir.

Lixiviação: NPK e Adubos orgânicos

O excesso de chuvas também lava o solo (lixiviação), levando embora vários minerais importantes para o desenvolvimento das plantas. Por isso, é necessário fazer adubações mais frequentes com adubos químicos a base de NPK e adubos orgânicos como o húmus de minhoca. As minhocas se multiplicam, perfuram o solo, facilitando o escoamento da água. Lembrando que um solo rico em matéria orgânica é um solo descompactado, arejado, retém a umidade necessária para as plantas e não fica empossado. Salvem as minhocas, companheiras fundamentais para o nosso jardim.

As chuvas e a proliferação de ervas daninhas

Os pássaros e o vento espalham diversas sementes por todo lado e nesse cenário de excesso de chuvas essas sementes que estavam adormecidas começam a germinar abundantemente em locais inesperados. É nesse momento que o jardineiro eficaz deve entrar em ação, retirando ervas daninhas e fazendo o transplante das plantas de interesse. Essas correções são extremamente necessárias, caso contrário o jardim perde o controle e muitas vezes o seu formato inicialmente projetado.



Podas são permitidas no período de chuvas?

As plantas retiram a água do solo e devolvem para a atmosfera através da transpiração pelas folhas. Num período de muita chuva, quando o solo está encharcado, as plantas vão tentar se adequar a esse novo ambiente produzindo novas folhas justamente para transpirar mais e se equilibrar nesse ambiente de muita umidade. Por isso, podas drásticas também não devem ser realizadas nesse período.


Essas ações são importantes para que você tenha um jardim bonito e saudável nesse período de muitas chuvas.

Continue nos acompanhando pois, em breve, publicaremos outras manutenções a serem realizadas em cenários diferentes.

Se você precisar de ajuda para entender que manutenção deve fazer em cada época do ano entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender.

Grande abraço,

André Cenak


Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall. Hoje nossa conversa foi sobre como manter seu jardim bem cuidado em épocas de chuvas.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page