top of page

Jardins para eventos, como fazer?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Jardins para eventos


Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre uma proposta mais segura para a realização de eventos e festas. Mais que um modismo ou tendência, uma necessidade sanitária, nos tempos atuais. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir as informações e dicas que separei para você!



Após um ano e meio de pandemia, a humanidade ensaia formas de voltar a vida normal. A abertura das escolas, bares, casa de festas, etc, vai nos mostrar se estamos no caminho certo ou se teremos retrocesso com aumento de casos.


Socializar é preciso, é da natureza humana, porém, muitas pessoas juntas em ambientes fechados, atualmente, nos causa uma sensação de insegurança e mal-estar.


Hoje, mais do que nunca, precisamos nos reunir em espaços abertos e ventilados por questões sanitárias, por isso, adequar áreas externas para realização de eventos pode ser uma saída viável para as confraternizações de final de ano, festas de aniversário, casamento, shows, etc.



Cada evento vai demandar uma estrutura maior ou menor em virtude da quantidade de pessoas, por isso, este texto não é um guia e sim uma proposta para se pensar e adequar cada situação.


Que tal trocar o ar condicionado pela sombra das árvores, trocar os pisos de porcelanato pelos gramados, trocar os lustres de cristais pelos raios de sol, brilho das estrelas e pisca-pisca dos vaga-lumes?



Vou listar abaixo três eventos que tive o prazer e participar como organizador e também como convidado. Dessa forma, pude perceber qual foi o impacto que cada evento causou em seus convidados.


Show de Blues:

Fui convidado para fazer um paisagismo para o palco de um show de blues. A ideia inicial é criar um palco bonito, com plantas, um cenário verde. Em visita prévia no local, percebemos que as plantas no palco atrapalhariam os músicos, pois o palco era pequeno e existiam muitos equipamentos e que de fato seria necessário fazer um paisagismo na área em que o público ficaria. A missão mudou, agora era transformar uma área enorme de estacionamento, sem vida, com piso de cimento e muros altos num local acolhedor para o público. Levamos um caminhão de plantas para o local, posicionamos as plantas entre as tendas, palco, muros, corredores, etc. Criamos um jardim temporário num estacionamento. As plantas transformaram totalmente o ambiente, trouxeram conforto visual, escondendo o que não se queria mostrar e valorizando todo o ambiente!


Lançamento de livro:

Neste caso, mais recente, o lançamento do livro de uma amiga. O evento seria realizado no jardim da sua casa. Era uma proposta mais intimista, o pessoal queria curtir o verde, andar descalço, fazer uma aula de yoga no gramado e se energizar com os raios solares. Para isso, a solução foi diferente, foi necessário incluir alguns bancos e vasos estrategicamente posicionados pelo gramado já existente para delimitação das áreas de uso e também trazer conforto aos participantes.


Aniversário da Juçara:

A tia da minha esposa (Juçara) queria comemorar o seu aniversário aqui em casa, por que ela amava estar aqui conosco. Ela morava no Rio de Janeiro e nós em Juiz de Fora. Tudo programado, os amigos do Rio vieram para Juiz de Fora e se hospedaram nos hotéis da cidade na véspera do evento.


No dia marcado, tudo pronto, convidados chegando, bebidas, comidas, música boa, só alegria. O dia estava lindo e as pessoas alegres como tem que ser em todas as festas.


A noite chegou e com ela os vaga-lumes, as estrelas e a luz da lua. As tochas foram acessas criando um ambiente mais aconchegante, o volume da música foi reduzido naturalmente e a atmosfera mudou radicalmente quando a fogueira no centro do jardim foi acessa.


Estávamos no mês de junho, frio por aqui, e rapidamente todos estavam em volta daquela fogueira. Alguns se aventuravam a pular o fogo relembrando a infância, outros só contemplavam a beleza do fogo e, por fim, lindas poesias foram declamadas espontaneamente por uma poetisa que ali estava entre os convidados.



Quantas festas você já foi? Quantas foram inesquecíveis? Pense nisso e crie um espaço para reunir os amigos e familiares, com segurança e ao ar livre. Podem ser ajustes provisórios ou definitivos, não importa, crie um ambiente acolhedor, confortável e saudável. Tenho certeza que esse momento ficará eternizado na memória de cada um de uma forma bem especial.


Se você precisar de ajuda para criar seu jardim de encontros entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender.


Grande abraço,


André Cenak


Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall.

Trago aqui dicas do que é importante saber para implementar um jardim adequado para acolher eventos.


Obrigada pela leitura!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page