top of page

ESTILO DE QUADRO MAIS ADEQUADO PARA CADA AMBIENTE

Atualizado: 17 de abr. de 2023

ESTILOS DE QUADROS


Normalmente os quadros e as peças decorativas são os últimos itens que entram nos ambientes. Isso não significa que sejam menos importantes, pelo contrário, eles têm o poder de trazer personalidade para o espaço.


Nessa atmosfera que envolve arte, criatividade, estilos e memória afetiva, não existe certo e errado. O ideal é se sentir tocado pela mensagem que o quadro transmite.


Para os mais ousados não existe regra para compor os quadros. Por serem peças de arte, têm uma licença poética na composição da decoração. Já para os mais tradicionais e que têm mais dificuldade no momento de escolher e pendurar os quadros, algumas dicas podem facilitar a escolha.


Devem ser levados em consideração alguns fatores como estilo do quadro, tamanho do ambiente, proporção, iluminação, molduras e combinação de cores, mas o mais importante é que a obra esteja de acordo com o estilo de quem vai usar o ambiente.


Os temas são diversos na hora de escolher a arte: geométrico, fotográfico, abstrato, tipografia, natureza morta, entre outros, e alguns estilos são mais adequados para alguns ambientes e menos para outros. Agora, vamos para as dicas dos quadros mais indicados para cada ambiente.

Hall

Nesse espaço podemos abusar da criatividade e ousadia. Quadros maiores, formatos diversos, cores vivas ou uma bela composição de variados quadros ficam perfeitas. Podemos usar temas geométricos, natureza, fotografias e até mesmo um mix desses conceitos. Só não é muito indicado fotos da família, por ser o primeiro ambiente da casa e que é visto por pessoas que as vezes não têm intimidade com os moradores.

Sala

Para sala, antes de escolher a arte é interessante analisar a parede em que o quadro será colocado e as cores tanto das paredes quanto do mobiliário. Ele pode ser um aliado para trazer cor para um ambiente mais neutro e também, ao contrário, suavizando o espaço que já esteja colorido.


A mesma regrinha do hall de não utilizar quadros com fotos da família também vale para a sala. É mais indicado fotos nos porta-retratos que são menores e não chamam tanto a atenção como os quadros.


Uma opção interessante também é utilizar os quadros apoiados em aparadores, buffets e estantes, compondo com as peças decorativas.



Circulação

Nos corredores temos o espaço perfeito para criar uma galeria, que nada mais é que uma parede com uma composição de quadros.


Como já é um espaço mais íntimo, pode-se abusar das fotografias de família, fotos de viagens e que podem ser mesclados com outros estilos de quadros. Uma ideia super interessante é emoldurar peças que tenham um significado importante, como uma roupinha de bebê, aquele bordado que foi feito pela avó, algum objeto que seja recordação de uma viagem, entre outros.


Nessas composições é interessante trabalhar com tamanhos de quadros diferentes e as molduras também não precisam ser iguais, só precisam estar harmônicas.


Cozinha e espaço gourmet

Quadros com temas de comida, hortaliças, vinho, café dão um charme a mais nesses ambientes. Vale lembrar que o ideal é que não fiquem muito perto do fogão nem da pia, e que tenham vidro para proteger mais a arte da gordura.



Escritório

Concentração, calma e tranquilidade são características que os quadros de escritório devem transmitir. Os temas geométricos e de natureza ficam excelentes.


Uma dica interessante para esse espaço é remeter o tema do quadro à profissão do morador. Certa vez, projetei escritório de um veterinário, a intenção era uma composição mais sóbria e utilizamos a fotografia de um elefante em preto e branco.



Quarto

Nesse ambiente a arte tem que encantar, tocar a alma dos moradores. O quarto é o local mais íntimo da casa, onde a sensação de pertencimento é mais aguçada.


No caso de um quarto de casal, está liberado os quadros com fotos dos dois e da família, inclusive em grandes tamanhos. Nos temas abstratos, natureza, geométricos e tipografia, é interessante que transmitam calma e tranquilidade, proporcionando o relaxamento.



Quarto infantil

Mais cor, por favor! Para as crianças, mesmo com uma base de móveis mais neutra que possa durar até a adolescência, os quadros coloridos e divertidos são ótimos aliados para alegrar o ambiente.



Um erro muito comum é pendurar os quadros muito altos, então vai uma dica extra para vocês!


A altura ideal para os quadros é que o eixo dele fique aproximadamente na altura dos olhos de uma pessoa adulta, em torno de 1,50 e 1,60 m. Cuidado com os quadros pequenos, podem ficar um pouco perdidos em uma parede muito grande. O ideal é fazer uma composição com mais quadros.


Mais uma dica para simular a posição dos quadros na parede é fazer uma marcação com fita crepe do tamanho do quadro. No caso de um jogo de quadros menores, pode-se cortar papéis exatamente dos tamanhos das artes e pregar com fita na parede, assim é possível fazer ajustes sem precisar fazer diversos furos.


Vale sempre ressaltar que, em qualquer ambiente, o quadro cria um ponto de interesse, trazendo cor, textura, sofisticação e, se bem selecionado, proporciona bons sentimentos e recordações em quem o vê.


Para finalizar, como disse a fotógrafa e sócia da Artwall, Malu Machado, em seu texto para o blog sobre Como imprimir a personalidade da fotografia em sua casa:


“Todo processo de construção artística é doloroso. Consumir arte também pode ser um caminho de autoconhecimento. A arte que te contesta é tão importante quanto aquela que te reafirma. As duas podem contribuir para lapidar a sua alma. Ao final, opte pela imagem que imprima mais personalidade a você.”


Com 15 anos de atuação no mercado, Camila Amoroso e Diego Tavares são sócios e há 9 anos dirigem a AT arquitetos, empresa com experiência em projetos de arquitetura e design de interiores, com foco no planejamento, projeto e consultoria on-line e presencial. Com escritórios em Juiz de Fora/MG e em Goiânia/GO, a AT arquitetos busca sempre atender às necessidades e se adequar ao perfil de cada cliente com soluções arquitetônicas únicas para cada desafio, e é esse o maior diferencial da dupla.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page