Hábitos ecológicos para a vida toda
Por DANIELA DOMS I Pesquisadora, Professora e Consultora em Sustentabilidade Corporativa
Será que eu consigo ser sustentável?
À primeira vista, adotar um estilo de vida mais sustentável no dia a dia pode parecer algo muito trabalhoso e difícil de manter. Muitas vezes, quando falamos em sustentabilidade, logo associamos o termo às questões corporativas, como se este assunto fosse grande demais para caber no nosso cotidiano e nossas ações individuais não pudessem trazer muitas contribuições.
Mas esta é uma visão equivocada, pois não nos atentamos para o fato de que nossas escolhas e hábitos de consumo não estão apenas relacionados com um modismo, mas também - e principalmente, com a nossa saúde e qualidade de vida. Escolher um estilo de vida sustentável não é trabalhoso e ainda pode nos proporcionar mais saúde e até mesmo uma boa economia financeira.
Um bom exemplo disso é cultivar alimentos, contribuindo para que o uso de recursos naturais utilizados no plantio seja reduzido, diminuindo a ingestão de produtos com agrotóxicos, o uso de embalagens como plástico e isopor, e ainda, evitando a poluição por meio do transporte destes alimentos. Mesmo em pequena escala, esta atitude pode contribuir com o meio ambiente e certamente contribuirá com a sua saúde e de sua família.
Neste quesito, uma das dificuldades de muitas pessoas é o espaço para cultivar alimentos. No entanto, é possível começar cultivando pequenos vasos de temperos nas sacadas dos apartamentos ou nas áreas de serviço. Ou ainda, combinar com o pessoal do condomínio e utilizar uma área para o plantio de alimentos orgânicos. E por que não se envolver com a comunidade, o bairro, e utilizar um espaço ocioso da praça, ou algum terreno, para plantar alimentos?
Mutirão ecológico e reciclagem
A cidade de São Paulo tem apresentado um número crescente de hortas coletivas, até mesmo na maior avenida da cidade, a Avenida Paulista, há hoje uma pequena horta, chamada “horta do ciclista”, e muitas outras como o Hortão da Casa Verde, na zona norte; a Horta Comunitária da Vila Pompéia, zona oeste; a Horta do Bê Ene Aga, a Horta da Vila Anglo, numa travessa da Rua Heitor Penteado; Horta da FMUSP, Horta do CCSP, Horta das Corujas, Horta Comunitária da Saúde, e muitas outras, organizadas e geridas de maneira coletiva. Além de produzir e consumir alimentos mais saudáveis, contribuir com o meio ambiente, também é possível fortalecer laços de solidariedade e comunidade, que tal lançar essa ideia no seu bairro e organizar um mutirão?
Uma outra atitude que tem grande impacto sobre o meio ambiente é a separação do lixo que pode ser reciclado, contribuindo para a redução dos efeitos danosos do aquecimento global. Os materiais recicláveis podem dar origem a novos produtos, mantendo um ciclo econômico que reduzirá impactos negativos sobre o meio ambiente. Já o lixo orgânico, como restos de alimentos, cascas de ovos, frutas e legumes, etc, podem virar adubo para ser utilizado na sua horta orgânica através de compostagem.
A chave é ser consciente
O ciclo da natureza é mantido e renovado, assim, com pequenas ações no cotidiano, como reduzir o consumo de água, reutilizar a água da chuva, usar menos carro e mais transporte público, diminuir o consumo de embalagens plásticas, diminuir o consumo de carnes vermelhas, usar mais a bicicleta, levar sempre consigo sua caneca ou garrafa para evitar o uso de copos e canudos de plástico, não desperdiçar comida, enfim, há uma série de atitudes simples que podem ser tomadas no nosso dia a dia e que produzem grande efeito na sociedade e no meio ambiente.
Para que essas mudanças ocorram e novos hábitos possam fazer parte das nossas vidas é preciso ter consciência sobre o nosso consumo. Eis a chave que deve virar na nossa cabeça, a do consumo consciente. Para tanto, necessitamos sair da nossa zona de conforto e assumir a nossa responsabilidade pela mudança. Essa mudança deve ser encarada como algo positivo, uma possibilidade que temos para evoluir e valorizar a simplicidade. Além disso, enxergarmos que esta mudança envolve também nossa saúde e nossa qualidade de vida, são questões estão diretamente ligadas a um estilo de vida mais sustentável.
Aprecie sua nova vida saudável!
Comece a sua transição aos poucos, com aquilo que é mais fácil para você, como por exemplo, separar o lixo e economizar água, ao longo do tempo você poderá incluir novas práticas e novos hábitos, o importante é dar o primeiro passo. Assim, você conseguirá, através de suas práticas e vivências, motivar as pessoas ao seu redor e estimulá-los na direção da mudança, inspire-se e inspire as pessoas, você verá que o seu engajamento motivará o coletivo para contribuir por um mundo melhor. A responsabilidade é de todos nós!
Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.
Aqui na Art Wall ecologia é um assunto de primeira urgência: a cada quadro comprado, plantamos uma árvore. Saiba mais.
Comments