top of page

Desapegue, organize e renove as energias

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Casa organizada, mente renovada


O início de ano é sempre aquela animação de "vamos fazer acontecer!", não é mesmo? Mais do que apenas uma virada no calendário, o ano novo representa o início de um novo ciclo.


Você deve estar pensando nos planos e metas para 2022, traçando objetivos pessoais, profissionais, amorosos e financeiros. Mas, e a sua casa, como está? Pode parecer que não tem “nada a ver”, mas uma casa organizada pode trazer benefícios em todas essas áreas. E é nessa época do ano que muita gente aproveita essa sensação de renovação para ordenar tudo dentro de casa.


Foto de cottonbro no Pexels


Organização é sinônimo de economia

Economia de tempo e dinheiro! Uma casa organizada te permite ganhar tempo para descansar e aproveitar com a família, um armário organizado te permite se arrumar para o trabalho e não ficar repetindo roupas, podendo até mesmo fazer combinações diferentes com o que você já possui.


Tudo o que não é visto, não é lembrado!

E sem conseguir ver toda as roupas, como montar looks variados? Além disso, quando você sabe onde estão suas coisas, não compra mais peças ou objetos repetidos e acaba se vestindo melhor e passando uma ótima impressão, elevando sua auto estima. São inúmeros os benefícios, pode acreditar!


Para quem não tem prática e não gosta desse tipo de tarefa, recomendo que comece devagar: uma gaveta, uma prateleira, depois o cabideiro e assim por diante. Então abrace o seu entusiasmo com o início do novo ciclo e coloque uma música alta, uma roupa confortável e abra os armários, renove as energias da casa. Você vai ver que se sentirá até mais leve! Confira as dicas!


1- Limpando as energias:

O desapego é um ótimo início para renovar as energias da casa! Você deve fazer isso em todos os cômodos. Recomendo que retire tudo que não esteja em uso: objetos que não funcionam, não possuem mais serventia, itens quebrados, ou até mesmo por mudança de estilo. Depois disso, separe, definindo se você irá mandar para doação ou até mesmo para vender. Lembre-se de descartar remédios, eletrônicos, produtos de limpeza, cosméticos e até mesmo os outros itens de maneira correta.


Foto de cottonbro no Pexels


2- Documentos em ordem:

Com o novo ano, é bom já preparar a casa para os novos documentos e contas que estão por vire também organizar os antigos. Pastas sanfonadas, são ótimas aliadas para essa tarefa, com elas você consegue categorizar e identificar de acordo com temas e datas.



3- Pente fino nas roupas:

Tire tudo dos armários e verifique o que não possui chance de uso e avalie a necessidade de reparos. É comum termos peças no guarda-roupas que precisam de pequenos consertos, como aparar fios soltos, pregar botões etc. Providencie esses consertos para que suas roupas estejam sempre prontas para o uso. Já as roupas que não possuem mais salvação por diversas causas, como as manchas, desgaste do tecido, furos ou mudança de estilo, tire sem dó!



4- Novo ano, novo ciclo né?

Deixe a sua casa bem confortável para que você inicie confortavelmente o ano. Aposte em roupas de camas novas, decorações e um aromatizador de ambientes para deixar a casa bem cheirosa! Esse também é um bom momento para mudar a cor de uma parede e trocar os móveis de lugar. Mudar faz bem!


Foto de cottonbro no Pexels



5- Hora da faxina!

Faça um cronograma de limpeza para cada cômodo da casa. Chame todos os moradores para te ajudar. Lembra que te contei em um outro texto que organização e família andam juntos? Então, chame todos eles e mãos à obra! Higienize todos locais que não tem o costume de serem limpos durante o ano, retire tudo dos armários aos poucos, faça a limpeza e coloque de volta, já organizando tudo da melhor forma. Limpe todos as janelas, portas, todos os cantinhos, vidros, espelhos... Você vai sentir aquela sensação boa de limpeza e aquela energia leve e renovada!



6- Lembra das metas pessoais?

Com a casa já em ordem, agora é um ótimo momento para cuidar de você! Ambiente organizado e limpo é sinônimo de clareza mental. Pegue um caderno e uma caneta e dedique um tempo para pensar o que você sonha e deseja. Organize sua vida financeira e avalie o que ficou pendente e que você gostaria de resolver. O que você queria ter feito no ano passado que acabou sendo adiado? O que você precisa mudar para alcançar um sonho? Trace seus objetivos e vá em frente!


E aí? Tudo pronto?! Agora você está realmente preparado para viver o novo ciclo com tudo devidamente renovado!


Casa arrumada, agora é curtir a decoração



Por Mari Organiza I Personal Organizer Meu nome é Mariana, mas prefiro que me chame de Mari. Sou Bacharela em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e Personal Organizer, especialista em organização de residências.

Hoje trago para vocês uma abordagem sobre o hábito da organização e a Família andarem juntos e como eles se relacionam em harmonia.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page