top of page

Como usar a memória afetiva na decoração da sua casa

Atualizado: 20 de abr. de 2023

EMOLDURANDO LEMBRANÇAS




Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista



Parede com memórias afetivas (Imagem Blog Dele e Dela )



Acredito que uma das coisas que torna nossa casa um verdadeiro lar, é a presença de itens com valor sentimental, cheios de memória afetiva. São itens que nos conectam a momentos especiais ou a pessoas queridas, que tem o poder de nos transportar para alguma lembrança maravilhosa!

Existem muitas formas para trabalhar a decoração afetiva de uma casa, e no artigo de hoje vamos trazer inspirações para que você possa reproduzir aí e resgatar os bons momentos vividos por você e sua família, aproveitando também para planejar o próximo destino de viagem pós pandemia, por que não?


Para começar, você pode providenciar uma moldura caixa alta, essas que possuem uma profundidade maior, da dimensão que você preferir.


Exemplo de moldura caixa alta (Imagens Pinterest e Mercado Livre)



Agora, é hora do momento mais gostoso: abrir a caixa de Pandora e separar as lembranças. Aqui vale separar diversos objetos e lembrancinhas de viagem: ingressos de museus, bilhetes de metrô, guias, mapas, cartões postais e até mesmo pequenos objetos como, por exemplo, chaveiros ou imãs. É importante que sejam pequenas lembranças, ok? Vamos montar um painel e ele não poderá ficar pesado para ser pendurado na parede.


Abra a caixa de lembranças (Imagem Pinterest)



Depois de escolhidos os objetos que vamos usar na montagem do nosso quadro, é hora de espalhar tudo pela mesa e organizar a forma como você quer que os itens fiquem expostos. Lembre-se das medidas da sua moldura e neste momento você também pode separar uma folha para sketchbook decorada, encontrada em papelarias, para utilizar como fundo do seu painel, já que geralmente o fundo das molduras é em mdf. No blog Coisas de Diva, a Sabrina fez um passo a passo que acredito que poderá te ajudar também, olha só:


Montagem quadrinho (Imagem: Blog Coisas de Diva)



Quadros montados (Imagem Blog Coisas de Diva)



Depois de tudo pronto, é hora de escolher um local na parede para fixá-lo, e a minha dica é montar uma parede com quadros, seguindo a mesma temática: viagens. Aqui você pode mesclar as suas montagens de lembranças com imagens de cidades que já visitou ou as que estão na sua lista dos sonhos. Montamos, para que você se inspire, uma parede decorada com o quadro de lembranças que sugerimos no artigo de hoje, mais algumas escolhas da Coleção Mundo, que reúne fotografias de viagens. Olha só o resultado final!


Quadro Vespa Amsterdam e Estacionamento de bike Amsterdam, da Coleção Mundo da Art Wall



No artigo de hoje, focamos em lembranças de viagem, mas você pode seguir a mesma lógica e aplicar essas ideias para as lembranças de casamento, nascimento de bebês, formaturas ou algum outro momento marcante da vida! Veja os exemplos abaixo:


Lembranças de casamento e maternidade (Imagens: Blogs somethingturquoise.com e macetesdemae.com)



Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page