top of page

Como trazer mais cor para dentro da sua casa

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Cores na natureza inspiram a decoração


Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista


Quando você tem a oportunidade de estar em ambientes externos, já parou para reparar em elementos da natureza à sua volta? Mais precisamente nas cores que a natureza nos apresenta? Se sua resposta for não, eu te convido a fazer esse exercício de observação: olhar para as árvores em contraste com o céu, os canteiros floridos, o mar e as areias da praia, as diferentes estações do ano e por aí vai. Perceba que todas as cores estão sempre em perfeita harmonia! Das diferentes tonalidades de uma flor, até o degradê de um pôr do sol.


Sabe, com um mundo tão colorido é quase que um pecado não colorir a nossa casa e é isso que busco para cada projeto que desenvolvo. Respeitar a personalidade do cliente é muito importante, mas sempre cabe um ponto de cor. Por isso, na matéria de hoje, quero apresentar algumas ideias para que você coloque mais cor na sua casa e, consequentemente, na sua vida!




1 - Roupa de cama


Se a base do seu quarto, como paredes e mobiliário for mais neutra, aposte em roupas de cama com mais cor. Você pode incluir cobre-leitos em padronagens floral, quadriculados e afins ou manter a colcha mais neutra e completar com uma manta ou peseira com cor, como nos exemplos abaixo.




A mesma cama, com o cobre-leito branco e mantas de cores diferentes: Rosa e mostarda (Mantas: Raya Decor) Foto: arquivo pessoal



2 - Almofadas


Seja na sala ou nos quartos, a composição de almofadas coloridas faz muita diferença, com a vantagem que, de tempos em tempos, você pode alternar as capas formando uma nova composição. Como as almofadas são elementos pequenos e pontuais na decoração, as possibilidades são infinitas, e você pode coordenar estampas e variedades do mesmo tom e texturas diferentes.


Cama quarto adolescente: composição de almofadas e travesseiros - verde água e rosa claro, coordenando com a manta também verde. Imagem: Projeto Julliana Gomes



3 - Portas coloridas


Uma ideia que me agrada bastante, pois além de criativa tem um custo baixo e é de simples execução. O mais importante é escolher o tipo de tinta adequado para pintura de portas: tinta esmalte base água - para portas de madeira e metal. O impacto visual dessa intervenção é muito potente.




Portas coloridas. Fotos: Reprodução/ Pinterest



4 - Inserção de cores em elementos pontuais


Quando eu digo elementos pontuais, quero dizer que você pode eleger um elemento, que irá compor a sua decoração, para ficar em destaque. Com um ambiente de base neutra, por exemplo: móveis de madeira e sofá e cortinas de cor neutra, você pode optar por um tapete de cor ou um puff colorido. Se você for mais longe na ousadia, porque não um sofá colorido?


Arte também é um exemplo onde você pode inserir cor pontualmente na decoração, como o exemplo abaixo de um quadro da Art Wall Quadros. Lembre-se que nessa opção, o elemento escolhido para ter cor, será o ponto de destaque do seu ambiente.




Fotos: Reprodução/ Pinterest



5 - Pinturas setorizadas


Aqui o céu é o limite e, além de explorar as cores, você pode brincar com as formas. Vale ressaltar que nesta opção é interessante observar as características psicológicas das cores para uma escolha adequada de acordo com o ambiente, por exemplo: quartos, que são ambientes de descanso, pedem cores que transmitam calma e aconchego, como o azul e o verde. Já em ambientes de uso comum, podemos abusar de cores mais vibrantes, como amarelos e laranjas.


Projeto Estúdio Canal Peixe Babel. Projeto Julliana Gomes


Foto: Reprodução/ Pinterest



Falamos no artigo Cores na decoração e o bem-estar que elas podem trazer, escrito exclusivamente aqui para o Blog da Art Wall Quadros, sobre o poder que as cores têm em nosso astral e até mesmo na saúde física. Uma determinada cor pode aflorar diversas sensações diferentes, por isso atente-se à escolha adequada para cada ambiente, mas lembre-se que o círculo cromático possibilita combinações infinitas, e com certeza alguma cor e tom contemplará os seus anseios. Então, se joga nas cores e suas infinitas possibilidades!


Ah! Deixo aqui duas músicas que eu adoro para te inspirar o seu colorido!



Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista

Oi ! Eu sou Juliana Gomes, Arquiteta e Urbanista, e hoje eu falo para vocês de como eu acho importante levar um toque de cor para o interior de nossas casas. Ficam aqui algumas dicas. Boa Leitura!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page