top of page

Como decorar o hall de entrada

Atualizado: 20 de abr. de 2023

A importância do hall de entrada





Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista



Em 2020, de uma hora para outra, modificamos muitas coisas em nossas rotinas. Nos adaptamos ao home office e ao ensino à distância, estivemos, e ainda estamos, restritos quanto ao nosso lazer fora de casa e os cuidados de higiene passaram a ser redobrados! Acreditamos que, mesmo com a melhora da pandemia e por mais que retomemos as nossas rotinas de antes, algumas mudanças passarão a fazer parte da nossa vida de forma permanente.


Uma dessas mudanças é a forma como saímos e retornamos à nossa casa e os nossos novos hábitos e cuidados durante esse movimento. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre a possibilidade de ter um hall de entrada organizado para atender às novas demandas, o que é muito válido mesmo para quem não tem um espaço específico para essa função. Vamos mostrar alguns pontos que podem ajudar na organização de um hall de entrada para sua casa.


Hall de entrada apartamento SJ. Projeto Julliana Gomes



Como é a rotina da sua família?


Bem, o primeiro ponto é estabelecer como é a rotina da sua família: Quem está trabalhando fora de casa, quem sai mais vezes, se estão recebendo algum tipo de visita e se há uma entrada de serviço, geralmente pela cozinha ou lavanderia.


O espaço disponível


Vamos supor aqui que você definiu como espaço disponível, um ponto próximo à porta de entrada da sala, o que também fica mais conveniente para as visitas - no futuro, claro. Defina o que você gostaria de colocar nesse espaço, em ordem de prioridade.


Agora que você já tem um espaço e já elencou as necessidades do espaço, vamos trazer algumas ideias para compor o hall, que visam suprir as necessidades do momento pelo qual estamos passando.


Prateleira Simples Tela Aramado com Ganchos - Tadah!


Porta chaves (e máscaras)

É muito útil fixar na parede, de preferência ao lado da porta de entrada, um suporte com ganchos para pendurar além das chaves, as máscaras quando retornar para casa. Lembrando que as máscaras mais indicadas para o momento - N95 e PFF2 - podem ser reutilizadas, mas devem ter uma pausa de 7 dias entre um uso e outro.

Banco e sapateira

Se houver espaço, você pode optar por colocar um banco que também servirá para deixar os sapatos que vieram de fora. Este é um hábito muito comum em diversos lugares, onde os moradores deixam também na entrada de casa um chinelo, para não entrar com os sapatos que vieram da rua.

Ganchos para bolsas

Além dos ganchos, mais leves, para as chaves e máscaras, você pode fixar cabides para pendurar as bolsas assim que chegar em casa, além de facilitar a vida na hora de sair novamente! Existem modelos no mercado que mais parecem peças de design e cumprem muito bem essa função. Veja os exemplos que separamos abaixo:


Gancho para parede onça pintada | Jogo de cabideiros Levi

Fonte: riachuelo.com.br | now.westwing.com.br



O Aparador


Se o espaço não for o problema, aproveite para colocar um aparador! Geralmente esse tipo de móvel tem 90 cm de altura, que é a medida adequada para um usuário adulto de pé. Atente para a altura, para que você não corra o risco de comprar um móvel muito baixo, o que tornará o uso diário desconfortável.


Aparador Linee e Aparador Oslo (para prender na parede o segundo)

Fonte: now.westwing.com.br


Bandeja

Além dos objetos decorativos que você pode colocar no seu aparador, um objeto muito útil e que também irá decorar, são as bandejas, em que você poderá apoiar o dosador de álcool gel, lenços e até as correspondências.


Conjunto de Bandejas Shari Fonte: now.westwing.com.br


Dispenser para álcool gel

Entre os novos hábitos adquiridos, está a higienização das mãos e uma forma mais imediata de limpeza é o uso do álcool gel. Por isso, é válido manter próximo da entrada um dispenser para colocar o produto. No lugar de um recipiente que você precisa pegar nas mãos para que possa ser usado, você pode optar por um dispenser originalmente utilizado para sabonete líquido, que possui uma infinidade de modelos no mercado.


Claro que você não precisa de tudo que citamos aqui no texto. O principal mesmo é ter consciência do momento que estamos passando e manter os cuidados diários, para cuidar de você e do próximo. Se você também tem um item que considera indispensável para ser usado em um hall de entrada, conta pra gente!


Dispenser para sabonete líquido em cimento Cassie - Terracota Fonte: now.westwing.com.br


Finalizamos o texto do mês com duas imagens de projeto de hall para que vocês tenham uma ideia de como é possível juntar tudo que descrevemos aí em cima. A primeira é outro ângulo do hall de um apartamento, que abrimos essa matéria, onde fizemos a marcenaria toda sob medida, para atender o pequeno espaço disponível. O segundo é o hall de entrada de uma casa, que liga a área íntima da casa, à cozinha, à sala e à entrada da garagem. Um ponto em comum dos dois espaços que não citamos nas nossas dicas, é o espelho, que além de trazer beleza para o espaço é bastante funcional.


Projetos Hall de Entrada - Julliana Gomes Arquitetura



Quadro Atlas Carregando o Mundo - Coleção Mundo Art Wall



Após ler esse artigo, recomendamos ouvir essas músicas para enriquecer a sua experiência sensorial :



Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page