top of page

Como decorar em estilo Japandi

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Guia completo sobre decoração Japandi


Qualidade é melhor que quantidade

Repete comigo: "Menos porém melhor" "Menos é mais sofisticado" "Menos para que tudo caiba em um olhar".

Captou? Esse é o espírito da decoração escandinava, decoração nórdica, com um toque asiático, uma inesperada mistura da cultura japonesa com a estética escandinava. Muito prazer, pode me chamar de Japandi.


Imagem de Erena Te Paa



De volta ao básico da decoração


Nem tudo precisa ser homogêneo e ultra-coeso o tempo todo. Na verdade, uma coisa muito chata é uma casa decorada sem coração. As coisas muito iguaizinhas, combinando à 100% não deixam muitas pistas sobre a sua personalidade... Até parece que você precisa se esconder atrás de uma tendência que é aceita por muitos e ditada por poucos...

Ouse guardar aquele vaso que você tanto ama, mas ache um local adequado pra ele!!!! Use a sua sensibilidade no minimalismo e elegância da decoração escandinava misturada com a japonesa, ou japandi que estamos destacando hoje aqui. Re-signifique aquelas peças que lembram coisas que te fazem feliz, mas vise apenas manter as coisas que são essenciais para um espírito calmo e feliz, uma abordagem que prioriza a alegria e bem estar em casa. A seguir, nossas dicas sobre a decoração Japandi.


Imagem de loloirugs.com



Neutro é o novo preto


Bom, após os recados importantes dados acima sobre preservar sua essência em peças minimalistas, vamos começar a proposta Japandi com algo essencial: a paleta de cores. Feche os olhos e pense nas palavras: zen, fresco, relaxante, aconchegante. Essas palavras nos induzem a pensar em tons neutros certo? Aqui são muito bem vindas as variações de tons de brancos, beges, cinzas e azul claro. Mas o toque da cultura japonesa no Japandi nos convida a contrastar os neutros com toque de cor verde floresta, índigo e azul noturno (azul meia-noite). Cuidado com os dourados! Pode usar sim, mas quando cores mais brilhantes são incorporadas, elas são feitas de forma significativa e sutil.

Essa paleta de cores neutra vai adicionar à funcionalidade da decoração escandinava e do minimalismo rústico da decoração tradicional japonesa, para criar uma sensação de arte, natureza e simplicidade em sua casa, com foco em linhas limpas, espaços amplos e cores claras com alguns toques de cor contrastante. Gosta da ideia, né? Eu também.


Imagem de tecnografica.net



Móveis em estilo escandinavo com toque japonês, Japandi


Quando buscamos o tipo de decoração escandinava no Brasil, podemos ter uma surpresa com a qualidade e o requinte dos móveis quando comparados aos tradicionais móveis usados até alguns anos atrás. As linhas do escandinavo são refinadas e os móveis são feitos para durar. Designs minimalistas que são esteticamente agradáveis, mas altamente funcionais. Ouse usar móveis com curvas suaves e simples! A sensação é incrível quando apreciamos o design do que temos em casa, seja simples objetos, quadros decorativos, ou móveis centrais em nosso ambiente como sofás com encostos curvados e pés de acabamento refinado. Acima de tudo, a decoração Japandi tem tudo a ver com um estado de espírito que convida ao bem-estar em casa sem deixar de ser moderno, vanguardista. Lembre-se disso.


Materiais de madeira, ratan, tecido rústico e papel de arroz são "um must" no estilo Japandi. Para o chão, madeira clara ou cimento queimado. Se você tem uma queda por estampas, opte por tapetes felpudos gráficos, por exemplo.


O convite a mistura no que tange aos móveis pode ser notado no uso de uma cadeira com design nórdico ao lado de um biombo de tela de arroz. Ou até um conjunto de mesinhas escandinavas decorada com um vaso com plantas secas retorcidas que lembram um bonsai. Ou mesmo plantas asiáticas plantadas em um grande vaso perto da janela. Tapetes de sisal, potes de terracota, peças decorativas de bambu trazem a sensação de natureza e beleza simplista.

Apenas tenha em mente a paleta de cores, os móveis com design único e exclusivo que você merece, dar preferência à madeira leve e clara, e aos tecidos crus. O céu é o limite.



A iluminação na decoração Japandi


Fachadas com ampla ventilação em espaços abertos que permitem o fluxo de luz natural são essenciais para alcançar o estilo Japandi. Uma maneira de conseguir esse visual sem ter que derrubar as paredes é usar móveis baixos, que dá a sensação clean de espaços abertos.


Mas quando a luz do dia cai se faz necessário uma bela luminária com o poder de encontrar esses dois universos. Não hesite em privilegiar os modelos em papel de arroz, tradicionalmente presentes nos interiores japoneses: papel machê, vidro opaco, cana, linho.











Efeitos emocionais do minimalismo na decoração


Ao escolher peças para sua casa, pense em qualidade em vez de quantidade e opte por móveis com pouca ornamentação e linhas elegantes. A desordem física pode facilmente se tornar um fardo emocional. Os espaços monocromáticos com mudanças sutis nas cores são considerados os ambientes mais calmantes para as pessoas.


Aqui a Sustentabilidade encontra conforto, e as plantas são bem vindas. Também o são os artefatos emocionais: um vaso que você encontrou naquelas férias incríveis, arte em tecido que você mesmo fez, ou cerâmica que a sua mãe moldou e pintou com tanto carinho.


Mas lembre, o essencial basta. Nada de muita coisa. Vamos valorizar o ambiente amoroso que promove uma sensação geral de paz e tranquilidade, usando a simplicidade das curvas suaves da decoração escandinava misturada à rusticidade da decoração tradicional japonesa, ou Japandi.






Imagem de itakeyou.co.uk



Aposto que você se animou e está projetando mentalmente como seria uma decoração escandinava e japonesa Japandi aí na sua casa. Deixa um recadinho pra gente nos comentários e aproveita para ouvir essa playlist Art Wall que preparamos com todo carinho para você:

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page