top of page

Como decorar e aderir ao estilo Dark Academia?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

O que é Dark Academia como usar no clima do Brasil



Se você está lendo sobre Dark Academia em 2021, então saiba que essa tendência está bem forte no mundo todo, e com a chegada do outono no Brasil ela vai se intensificar ainda mais. Mas afinal, o que é Dark Academia?

A Dark Academia, assim como outras tendências recentes, é uma estética e um modo de vida popularizada por jovens na internet, tiktokers. Ela é inspirada na vida acadêmica europeia de alguns bons anos atrás e carrega todo um charme romancista. Mas mesmo que você não seja um adolescente você também vai amar, pois o estilo acolhe todas as idades, gêneros e muitas nuances de estilo pessoal.

Aliás, a Dark Academia vai bem pra qualquer um quando você usa como inspiração e adiciona seu próprio toque. As tendências não devem ser seguidas ao pé da letra: elas são uma fonte de ideias a serem misturadas com seu estilo pessoal. Talvez você ame moda e decoração, mas queira experimentá-la à sua maneira, e nós super concordamos com isso.

Um aspecto importante é a auto descoberta e a individualidade. É um convite para usar o aprendizado e a arte como forma de se expressar e se conhecer melhor. Portanto, se você precisa quebrar a monotonia da quarentena do covid em casa neste outono que se aproxima, brincar com essa estética inspiradora pode ser exatamente o que você precisa.


Essa tendência tem tudo a ver com o visual e as experiências associadas à vida acadêmica (se você está lendo e pensando em filmes americanos recheados de festas e zoeira, não, não e não... passou longe). Escrever redações, romances, cartas, ler clássicos da literatura, visitar a biblioteca (pode ser digital, tá valendo) ou formar um grupo de estudos com amigos e filosofar por horas. Tudo isso é muito Dark Academia.

A moda Dark Academia é perfeita para o outono, com seus blazers, linho, suéteres grossos e lenços longos. Quando se trata de cores, é baseado em neutros terrosos: marrons, cinzas, pretos, vinho. Couro, veludo e tweed, podem criar uma combinação perfeita inspirada na vida acadêmica (imagine se vestir como se fosse um estudante de Hogwarts)




Decore seu espaço! Se você deseja redecorar seu home office, quarto ou qualquer espaço em sua casa, vamos dar uma diquinhas Dark Academia aqui hoje. Cor das paredes? Que tal escuro mas colorido, marrons, verdes e marinhos. Ama, mas nunca ousou? Essa é a grande vantagem de decorar e redecorar nossas casas... Pode ser uma extensão de nossas personalidades!! Já comprovou aquela máxima de que enquanto alguns aspectos de nossa personalidade permanecem constantes, outros fluem, aprimoram? Não? Pois pode apostar. A cada estação surge uma nova moda e sempre há um novo visual a seguir. Mas, nos últimos anos, as pessoas estão começando a abraçar seu próprio estilo, um movimento para imprimir um pouco de personalidade em nossas próprios ambientes. Estamos transformando nossas casas em lares aconchegantes, em vez de cópias das lojas de departamento. Ah sim... personalidade... isso é muito Dark Academia...


Mas quais são as implicações de interiores escuros? Bem, por exemplo, em vez de quartos parecerem menores (como a maioria das pessoas pensam), eles parecem maiores, especialmente se for um quarto pequeno mesmo. O fato é que as cores escuras recuam (parecem estar mais distantes), dando impressão de "abrir" espaço. Usando cores de tinta escura em quartos pequenos, eles se tornam mais espaçosos diante de seus olhos!

Sua sala não vai necessariamente parecer mais escura como muitas pessoas pensariam, especialmente se a sala tiver pouca luz natural. Uma sala escura com pouca luz não vai ficar mais brilhante apenas por ser pintada de branco. A tinta branca precisa de luz para refleti-la, é isso que a faz parecer mais leve. Na ausência de luz, ele parecerá frio e cinza. E enquanto estamos nisso, a pintura escura nas paredes, em vez de ser deprimente, acalma e relaxa. Você se sente aconchegado, de alguma forma protegido e seguro. Tudo parecerá mais interessante, obras de arte como esse quadro Art Wall, e outros objetos irão ter o destaque que merecem. O mesmo acontece com as roupas pretas que parecem mais caras e mais sofisticadas do que roupas de outras cores. Paredes pintadas de escuro elevam tudo ao seu redor. Também há algo verdadeiramente etéreo no modo como a luz muda ao longo do dia em um ambiente pintado de escuro. As sombras são mágicas!

Um ambiente pintado de cor escura de alguma forma parece ser mais grandioso por natureza, mais sofisticado.



Acha que o verde do caçador não pode ser um tom alegre? Que as paredes pretas são uma sentença de morte para uma sala iluminada e arejada? Não é verdade, não! Os tons com personalidade que estão tão em voga agora podem ser combinados de maneiras não convencionais para produzir alguns resultados muito inesperados. Tons profundos na verdade agem como neutros em uma sala e ficam ótimos combinados com tons realmente saturados, como amarelo mostarda e verde esmeralda. Ele seus móveis se destacarem também: qualquer coisa que você colocar contra uma cor escura, como o azul marinho, vai parecer muito mais grandioso do que é. Só dê uma olhada…

Quadro Peônia em Preto e Branco - Art Wall


Se você olhar ao redor da casa com decoração Dark Academia, poderá encontrar vasos de cerâmica antigos, máquinas de escrever portáteis ou talvez um envelope cheio de fotos antigas de seus pais ou de conhecidos. A cor dos móveis é de um marrom rico ou um verde exército. Flores secas, móveis de madeira, velas, estantes, globos , livros de literatura, fotografia e de poesia.


O modo de vida Dark Academia também incentiva o amor por atividades positivas e não digitais durante a quarentena, como ouvir músicas (que tal tocar discos de vinil?), aprender um novo idioma, enviar notas manuscritas, redecorar sua casa ou organizar livros antigos em uma estante. Tudo que te der prazer em aprender é válido.

Arte, por exemplo, é uma coisa maravilhosa de se começar enquanto você está preso em casa, procurando coisas para fazer quando o clima de verão desaparecer e os ventos de outono baterem à porta.

Comece a estudar um idioma que você sempre quis aprender, experimente arranjos florais ou caligrafia, ou faça um curso real de graça online. O estilo Dark Academia é repleto de vibrações de nostalgia.

Oi! Eu sou Vivi Godinho, artista Art Wall, e trago aqui uma reflexão sobre a tendência Dark Academia. Já ouviu falar?

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page