top of page

Como adaptar a casa para ter gatos

Atualizado: 20 de abr. de 2023

PET FRIENDLY: DECORAÇÃO FUNCIONAL PARA TER GATOS





Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista


Sala de estar e jantar integradas. Fonte: Projeto Julliana Gomes e execução Criare Móveis Planejados (2014).



É só o meu algoritmo, impressão minha ou cada vez que abrimos a timeline de qualquer rede social, aparece uma quantidade considerável de fotos de pets alheios? Impossível não se derreter com tanta fofura e foi perceptível o crescimento do mercado pet e incentivo à adoção de animais em 2020, onde passamos a maior parte do ano presos em casa. Comidinhas especiais, cuidadores de gatos (@lugateira_), spa, nichos e móveis pensados nos nossos gatinhos...


Só quem tem ou já teve um animal de estimação sabe dos benefícios que esses pequenos seres nos proporcionam e quem se propõe a cuidar de um, sabe também que além de prover as necessidades básicas que eles demandam, é importante proporcionar um ambiente de conforto e saúde.


Hoje vamos falar da experiência de ter um gato como companhia e como podemos tornar nossa casa mais amigável para satisfazer o verdadeiro dono do pedaço: o gato.


Gatos são animais mais independentes, mas ao contrário do estigma que carregaram durante muito tempo, de que só gostam da casa e não dos donos, eles são carinhosos, instintivos e se adaptam a situações diversas. Além disso, são inteligentes, caçadores por natureza e têm personalidades individuais, podendo ser mais sociáveis ou assustados, preguiçosos ou muito agitados, cada animal é único!


O local onde seu felino vive deve fazê-lo se sentir protegido e amparado, por isso precisam de um local seguro e confortável. É fácil perceber o quanto eles gostam de se esconder em caixas, debaixo da cama ou qualquer espaço que caibam. Abaixo, listamos alguns itens que podem deixar sua casa mais interativa para eles:


Quadro Sol do Outono, quadro inspirado em uma história de amor por uma gatinha



1. Mesa lateral com nicho


Uma mesa lateral pode ser usada na sala de estar, próxima ao sofá ou ainda no quarto, ladeando a cama. Além de um design bonito tem a função de deixar que seu pet tenha um cantinho reservado para dormir, bem próximo de você.


Mesa lateral e mesa de cabeceira. Fonte: (01) Mesa Lateral Pet Persa - americanas.com; Fonte (02) Mesa de Cabeceira para PET You and Me Preta e Marrom - mobly.com.br



2. Proteção para as laterais do sofá


Essa ideia é diferente e muito funcional, já que protege as laterais do seu estofado onde provavelmente seu gato gosta de afiar as unhas. Você pode buscar no mercado um modelo pronto ou pode se animar a fazer, como fez a Dani Vasconcelos, do canal Ricota não Derrete (procure pelo vídeo “Sofá reformado”, publicado em 28/10/2019 no canal de YouTube Ricota não Derrete). Você pode optar por um modelo com arranhador ou somente a proteção em madeira, como no vídeo citado, que deixou o ambiente além de protegido, sofisticado.


Proteção para lateral do sofá. Fonte: The Refined Feline, A-Frame Cat Bed, Smoke - Fonte: walmart.com | Instagram Dani Vasconcelos @ricotanaoderrete



3. Prateleiras e suportes para explorar alturas


Os gatos são extremamente curiosos e gostam de explorar tudo, inclusive as alturas. É muito interessante instalar nichos para que eles possam se instalar e tirar um cochilo, além de instalar prateleiras em alturas diferentes para que possam circular. No projeto que desenvolvi para a sala de estar abaixo, projetamos pequenas prateleiras que servem de degraus para que os gatos possam alcançar a prateleira mais alta, circulando em toda sua extensão e descendo nos degraus que estão do outro lado da sala de jantar.


Prateleiras e nichos de alturas diferentes. Fonte: Projeto Julliana Gomes e execução Criare Juiz de Fora Móveis Planejados (2014).



Prateleiras em alturas variadas. Nicho com caminha estofada. Fonte: Reprodução Pinterest



4. Lugares para se sentirem seguros e protegido e lugares macios


Gatos gostam de se aconchegar, então você pode investir em mantas, almofadas e arranhadores revestidos com pelúcia. Você também pode investir em tocas, cabanas e caixas, para que eles possam se proteger. Outra opção são os nichos que podem ser pendurados nas paredes.


Cama macia e nichos fixados na parede. Fonte: Reprodução Pinterest



Além de todas as ideias que trouxemos hoje, é importante ressaltar a necessidade de proteger as janelas com telas e as rotas de fuga, pois mesmo que seu gato dê um passeio e retorne para a casa, não é bom que ele fique exposto à doenças, atropelamentos, brigas com outros animais e até à maldade das pessoas. No mais, aproveite a companhia no seu felino, que ele irá retribuir com muito carinho e gratidão. Lembrando que: não compre, adote!



Após ler esse artigo, recomendamos ouvir essas músicas para enriquecer a sua experiência sensorial : Preta | ANAVITÓRIA A ordem natural das coisas | Emicida feat. Mc Tha Barato Total | Gal Costa

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page