top of page

Atitudes ecológicas que podem salvar o Planeta

Atualizado: 20 de abr. de 2023




Por ANDRÉ CENAK I Paisagista



Uma visão otimista e paisagística de que é possível mudar a forma de vida atual que destrói o planeta!


Acompanhamos, horrorizados, todos os dias, nos veículos de comunicação e redes sociais o que os humanos estão fazendo com o planeta. Seja através do consumo desenfreado e insustentável de bens e produtos, seja através da geração de lixo e poluição de rios e oceanos ou por meio das queimadas de áreas verdes em prol do agronegócio e criação de gado em larga escala.


Você já deve ter se deparado com reportagens que mostram como o uso indiscriminado de agrotóxicos estão levando as abelhas ao risco de extinção e como isso coloca em risco a polinização das flores com riscos seríssimos à vida que conhecemos hoje.


O extermínio de insetos em prol do aumento da produtividade das monoculturas será o único caminho que temos?


Foto de mali maeder no Pexels



Acredito que não! E é por isso que não vamos aqui apenas elencar os diversos problemas dos maus hábitos que a humanidade adquiriu ao longo dos anos, mas sim, sugerir mudanças simples, que poderão transformar, em primeiro lugar, nossos próprios hábitos, de nossos familiares e amigos, vizinhos, condomínios, bairros, cidades, países e, por fim, nosso querido planeta. Então, você aceita o meu convite? Quer descobrir atitudes ecológicas que podem salvar o nosso planeta?




Nos meus sete anos de jardinagem e paisagismo, venho colecionando experiências reais que, espero, serão capazes de te motivar a mudar algum hábito em seu dia a dia. Essas mudanças podem parecer muito simples e realmente são.


O efeito benéfico poderá ocorrer de forma tímida no início, porém, à medida que mais e mais pessoas busquem refletir sobre seus hábitos e possíveis mudanças em relação a eles, uma verdadeira corrente do bem poderá transformar nossas vidas e o retorno positivo é inevitável.




Como paisagista, escolhi iniciar nossa viagem a partir do jardim. Um jardim, por menor que seja é um micro ecossistema, cheio de vida, que necessita de cuidados. São cuidados básicos, como hidratação, exposição a luz solar, nutrição, controle de pragas e ervas daninhas, descompactação e drenagem do solo etc.


Podemos implantar um jardim em qualquer espaço: terrenos, varandas, quintais, paredes, lajes, vasos, ambientes internos etc. O que não pode faltar é luz solar, fundamental para a fotossíntese das plantas. Em ambientes muito escuros fatalmente não teremos êxito e a substituição de plantas será constante.




Podemos e devemos agregar a produção de alimentos (frutas, verduras, legumes, temperos) em conjunto com as plantas ornamentais, pois como estamos falando em um micro ecossistema, não podemos esquecer que diversos seres vivem e se alimentam nesse microcosmos criado no seu quintal ou varanda.


E aí? Ficou curioso? Quer aprender um pouco sobre esse universo fantástico? Quer fazer um jardim ou uma horta na varanda? E na laje? Há espaço de sobra para construir um lindo jardim! Imagine as cidades, os prédios com seus espaços cheios de verde, pássaros, borboletas, abelhas? Ou seja, repletos de vida! Há múltiplas possibilidades de reflorestamento das cidades, por exemplo, a partir das lajes de casas e prédios. No próximo artigo, vamos dar continuidade a tais discussões, trazendo sugestões para o cultivo de jardins em áreas inusitadas. Grande abraço a todos!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page