top of page

Você sabe o que são Pequenos Prazeres Programados?

Atualizado: 20 de abr. de 2023



Por Letícia Machado I Psicóloga


Oi, Tudo bem?


Hoje quero te fazer uma sugestão que trará praticidade e bem estar para sua vida. Quero conversar com você a respeito de uma atividade que contribui para que tenhamos uma semana mais leve e que nos gera uma sensação de realização pessoal.


Você já ouviu falar no conceito de PPP´s? Não? Pois é, PPP´s nada mais são do que Pequenos Prazeres Programados. Mas como assim Letícia, você está me sugerindo programar momentos de prazer? Sim! Isso mesmo, por que não?


Você costuma programar de sair com amigos? Namorados ou namoradas? De ir ao médico? Ao dentista? Fazer atividade física? Então?


Quer coisa melhor do que programar de fazer algo especial para você? Por você? Grandes chances de, depois da primeira vez, isso tornar-se um hábito, um evento certeiro na sua agenda semanal, quinzenal, ou na forma que melhor fizer sentido para você.


Foto de Yuliya kota no Pexels


Algo relativamente simples de ser organizado e com uma dose de vontade (nem precisa ser muita vai?!) que pode nos proporcionar um momento de bem estar, conexão e calmaria em meio aos dias corridos, a semana agitada.


Mas agora você deve estar pensando como exatamente colocar em prática na sua vida esse tal ppp...Bom, vamos lá!


Primeiro eu proponho que você pense em todas as atividades que você gosta, todos os produtos, comidas, lugares ou momentos que lhe causam prazer.


Foto de cottonbro no Pexels



Por exemplo; tomar um café naquele lugar que faz você se sentir bem, assistir a um filme, deitar na rede, vestir uma roupa que se sinta bem, ir a algum lugar que lhe traga bons sentimentos, sentar-se na grama ou na varanda e observar o céu, experimentar alguma atividade que você volte e meia tem vontade, mas, devido aos compromissos diários, nunca faz; comer algo que gosta, mas quando eu falo comer é para saborear mesmo, viu? Afinal, que graça tem comer uma comida gostosa sem sentir todo o seu sabor em nossas papilas gustativas? Ou ligar para aquele amigo que você sempre lembra ao invés de enviar uma mensagem ou fazer uma vídeo chamada, conversar é uma ótima oportunidade de fortalecer nossos vínculos afetivos.




Feito isso, organize sua semana e entre suas atividades no decorrer dos dias inclua algum PPP e assim a tornará mais leve, afetuosa com autocuidado e boas vibrações.


Aposto com você que só lhe trará mais criatividade em seu trabalho, sensação de pertencimento e bons sentimentos.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page