top of page

Uma só Terra

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Sustentabilidade, Arte e Consumo Consciente


Esta semana ouvi de uma amiga que arte é dor. E é mesmo. Qualquer que seja o processo criativo, ele passa por uma dor, um sofrimento. Assim é com as mulheres que parem. Assim é com qualquer novo aprendizado. Às vezes, nossas escolhas para produzir arte nos levam a lugares nada fáceis. E esta foi a nossa escolha aqui na Art Wall quando resolvemos optar por processos mais sustentáveis de produção.


Estamos na semana Mundial do Meio Ambiente. Então, resolvemos abrir aqui este diálogo com vocês sobre sustentabilidade, consumo consciente e escolhas.



Uma só Terra

A Conferência de Estocolmo de 1972 designou o dia 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a data mobiliza ações ambientais de caráter global, concentrando-se sempre em temas específicos, como mudanças climáticas, consumo sustentável e degradação dos ecossistemas.


De lá para cá você pode pensar que pouca coisa mudou. Mas não é bem assim. Muita coisa mudou, embora não na velocidade que gostaríamos. E, ao mesmo tempo, novos problemas ecológicos foram criados com o avanço da tecnologia.


Se você pensa que o papo aqui é sobre salvar o planeta. Esquece. Você não entendeu nada. O planeta Terra pode se modificar e continuar aí lindão pelo vasto universo. Nós? Aí já é outra história.


Consumo Consciente

Uma pequena reflexão. O que você já mudou no seu hábito para colaborar em não ser expulso da sua casa? (nosso planetinha querido). Para te ajudar, vou deixar aqui o link deste artigo da pesquisadora, professora e consultora em Sustentabilidade Corporativa Daniela Doms onde ela fala sobre os 3 Conceitos Chaves para o Desenvolvimento Sustentável.


Arte pode ser Sustentável?

Acreditamos que sim e esta é uma das nossas primeira premissas quando idealizando a Art Wall. E não é fácil! Optamos por imprimir nossas telas em um processo menos agressivo ao meio ambiente. Isso significa insumos importados, de maior durabilidade e consequentemente de maior custo.


Uma das nossas escolhas para impressão é a linha da empresa alemã Hahnemühle, líder no mercado de papéis Fine Arte.


A utilização responsável e cuidadosa de recursos valiosos como água, fibras e energia é algo incontestável para a Hahnemühle. A água para a produção dos papéis fine art provém diretamente de fontes naturais e destaca-se pela sua pureza singular, dispensando completamente tratamentos químicos. Mesmo no final do ciclo de produção, as águas residuais não estão contaminadas com impurezas e são retornadas ao rio como água de alta qualidade.

(veja video abaixo)

A mudança em tudo na vida não é global. Ela é gradativa e começa no indivíduo. Acredite que você possa fazer a diferença fazendo. É a única maneira.

Optar por um caminho de oferecer um quadro que não seja de rápido consumo pode, a princípio, não ser a melhor escolha empresarial a curto prazo, mas é a que defende o nosso pensamento de estar colaborando na construção de uma consciência evolutiva da nossa espécie. Essas decisões acabam refletindo em todo o nosso processo de criação artística que temos por aqui.



Ecologia não é moda

Sair levando sua ecobag, dispensar sacolas plásticas do supermercado, são um bom começo para quem ainda não dispertou em levantar a bandeira da sustentabilidade em seu dia-a-dia. Estes hábitos pode ser a porta de entrada para toda uma mudança de conduta na sua vida e vai te levar a ter mais consciência ao praticar um consumo que respeite o meio ambiente.


Da próxima vez que for efetuar uma compra, considere os impactos de consumo e processos de produção do que você está adquirindo, seja um quadro de arte, uma peça de vestuário ou uma viagem paradisíaca, procure dar preferência para quem já está investindo em te ofertar um serviço ou produto em consonância com um pensamento de valorização do meio ambiente.


A mudança em tudo na vida não é global. Ela é gradativa e começa no indivíduo. Acredite que você possa fazer a diferença fazendo. É a única maneira.


Eu sou Malu Machado, jornalista, fotógrafa e sócia-fundadora da Art Wall. Venha conhecer o universo da arte através da nossa Galeria.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page