Acompanhe as tendências
Casa Cor 2023 analisadas pelo olhar do escritório AT Arquitetura e tenha ótimas ideias para transformar sua casa em um espaço de bem-estar e aconchego. Conte com a Art Wall para compor sua decoração com quadros de arte.
Com a pandemia houve um grande movimento de valorização do lar como o espaço central de nossas vidas. A casa que antes era mais um local de passagem, tornou-se o espaço de lazer, relaxamento e trabalho, gerando assim transformações e adaptações na forma de decorar os ambientes.
Desde de 2021 as mostras trazem essa multifuncionalidade das casas juntamente com o resgate da conexão do usuário com a natureza, o bem-estar e com sua história de vida.
Nesse ano a Mostra Casa Cor, que acontece anualmente em diversas capitais do país, trouxe como tema central: Corpo e Morada, com intuito de traduzir a nova relação do ser humano com o seu corpo e com sua morada.
Dentro desse contexto destacaremos as principais tendências desse tema que refletem essa simbiose e acolhimento.
Tendências Casa Cor 2023: Linhas arredondadas e orgânicas
Essa tendência já estava presente nas edições anteriores e começou com os estofados curvos e poltronas bem arredondadas. Em 2023 esses formatos orgânicos se expandiram ainda mais e ganharam espaço nas mesas, armários, tapetes e principalmente nas bancadas e balcões de cozinha.
Com as formas sinuosas, os móveis ganham desenhos esculturais e ao mesmo tempo os ambientes adquirem mais suavidades, aconchego e leveza, além de permitirem uma integração ainda mais delicada entre os ambientes.
As formas arredondadas reforçam também essa constante referência a natureza que cada vez tem estado mais presente no design de interiores.
Integração com a natureza
Atualmente, a busca pelo equilíbrio entre viver em grandes centros e ter qualidade de vida, tem feito da biofilia um conceito amplamente difundido. A biofilia nada mais é que essa conexão das pessoas com o meio ambiente, criando uma maior sensação de bem-estar e conforto emocional.
Dessa forma, os ambientes, mesmo que internos, têm sido trabalhados com muita vegetação, seja com jardins de inverno, vasos de plantas, paredes verdes.
Outro elemento muito utilizado que reforça essa conexão com a natureza é a utilização de pedras naturais e com formatos orgânicos. Elas aparecem nos pisos, paredes e até em cubas e banheiras de imersão.
Iluminação discreta
A ampla difusão do led trouxe recentemente uma novidade que está transformando a estética dos tetos e o efeito da iluminação, são os multipoints. Esses leds são micro pontos de luz de alta potência, que ficam muito discretos nos rebaixos e criam uma atmosfera aconchegante, onde a luz é muito mais sentida do que vista.
Além disso, os tetos estão cada vez mais limpos, com muita iluminação indireta, sem grandes detalhes de gesso, já que o ponto de destaque é a luz, que invariavelmente é amarela e suave.
Para os pendentes temos duas linhas bem marcantes e distintas, os com materiais naturais e os com formas minimalistas.
Decoração afetiva
Apesar dos ambientes das mostras serem criados para personagens fictícios, é possível observar o cuidado de cada profissional em contar uma narrativa em cada espaço. Seja com móveis vintages, objetos de decoração que traduzem personalidade ou com coleções de determinados itens.
Essa é mais uma tendência que foi reforçada no pós-pandemia, esse lado sentimental aflorou na sociedade e os espaços de decoração estilo “showroom de loja”, generalista e sem personalidade e sem significado, tem cada vez menos espaço.
As pessoas descobriram o prazer estar em ambientes que conexão e satisfação emocional.
Cores
Seguindo a linha da integração com a natureza, design biofílico, em muitos ambientes tivemos a predominância de tons neutros e terrosos, trazendo a sensação de tranquilidade e relaxamento. Esses tons estavam presentes não só nas paredes e móveis, mas também nas peças decorativas.
Por outro lado, na Casa Cor São Paulo, alguns ambientes abusaram do maximalismo, cores vibrantes, estampas. Essas características imprimem personalidade e ousadia para o espaço.
Mais do que simples tendências, esses elementos formam uma sinfonia de estilo e funcionalidade, convergindo em um propósito comum: exaltar a casa como um local de abrigo versátil, onde o relaxamento e o bem-estar se encontram em cada canto. É inegável que a Mostra Casa Cor 2023 celebra a arte de criar ambientes com personalidade, contando histórias por meio de cada peça escolhida e transmitindo a essência da integração com a natureza de maneiras diversas.
Em um mundo em constante mudança, a valorização da casa como um espaço multifuncional torna-se um farol de direção. Essas tendências não apenas ditam o cenário do design de interiores, mas também nos lembram da importância de nos conectarmos com nossas raízes, com a natureza e com nós mesmos.
A Casa Cor 2023 nos convida a abraçar a arte de viver em ambientes que transcendem a estética, criando espaços que nos abraçam de volta.
Com15 anos de atuação no mercado, Camila Amoroso e Diego Tavares são sócios e há 9 anos dirigem a AT arquitetos, empresa com experiência em projetos de arquitetura e design de interiores, com foco no planejamento, projeto e consultoria on-line e presencial. Com escritórios em Juiz de Fora/MG e em Goiânia/GO, a AT arquitetos busca sempre atender às necessidades e se adequar ao perfil de cada cliente com soluções arquitetônicas únicas para cada desafio, e é esse o maior diferencial da dupla.
Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.
Amei este post! Cada tendência bem descrita e inspiradora. Parabéns pelo artigo Camila!