top of page

Sua casa é seu bem-estar

Atualizado: 20 de abr. de 2023


Influência da casa na qualidade de vida, bem estar


A casa é, a cada dia, mais aliada do nosso bem-estar. Nossas rotinas estão cada vez mais corridas e ansiosas, e piorou no último ano, não é verdade? São vários os fatores que podem contribuir para que tenhamos uma vida mais equilibrada e saudável. Hoje vamos falar sobre como o nosso ambiente, a casa, propriamente dita, pode ser um aliado na promoção do bem-estar na prática!



Organizar é preciso


Pode até não parecer, mas organizar a casa e o nosso espaço externo, também ajuda a colocar ordem na nossa parte interna também. Um ambiente organizado e bem cuidado (claro que, dentro das possibilidades de cada um) reflete dentro da gente, e pode contribuir para que sua rotina flua melhor, além de te preparar para focar nas atividades do dia-a-dia, aumentando a produtividade e diminuindo o estresse de não encontrar algo que precisa. Um ambiente desorganizado faz com que o cérebro entenda que há tarefas a cumprir, o que acaba dificultando a capacidade de concentração. Comece elencando as prioridades de arrumação, bem como as prioridades das atividades que você terá que cumprir no dia.


Projeto home office antes e depois: com marcenaria sob medida, conseguimos dispor ao longo de uma bancada, tudo que as moradoras queriam organizar no espaço. Projeto Julliana Gomes Arquitetura.



Setorizar funções


Ótima dica para ambientes com diferentes funções: setorizar as atividades. Ajuda para que o cérebro possa focar em cada atividade. Por exemplo, se o seu espaço de trabalho estiver dentro do seu quarto, que tal usar uma pintura de cor diferente na parede para demarcar o espaço? Olha só os exemplos abaixo:


Cores aplicadas na área de trabalho, marcam e diferenciam o espaço, além de trazer mais beleza e personalidade. Fonte: Casa Vogue e essentialhome.eu



Hora (e lugar) para relaxar


Muitas vezes (várias vezes, na verdade), a rotina e as obrigações do dia nos sugam e nos afastam de momentos essenciais para manter nosso equilíbrio: pausas e tempo para relaxar. Pode ser um ambiente inteiro dedicado a isso, o que seria muito bom, mas um cantinho ou até mesmo uma poltrona é muito importante, para que você possa estar mais presente e, assim, mais tranquila. Quer exemplos? Varandas, quintais, espaços para leitura, atividades ou meditação.


Banco com almofadas para meditação e cadeira de praia na varanda. Fontes: Projeto Julliana Gomes e casadevalentina.com.br



Ventilação e iluminação natural


Se possível, permita que a luz natural e o ventinho bom entre para dentro da sua casa! Abra as janelas e deixe com que o ar circule e deixe a casa arejar. Sabiam que uma casa bem ventilada e iluminada evita vários problemas de saúde, entre eles problemas respiratórios e até depressão. Então, se houver possibilidades na sua casa de se aproveitar das condições naturais do tempo, não economize!


Para o quarto você pode optar por um tecido com blackout combinado com um tecido fino de voil, que permite com que a luz penetre no ambiente de forma mais difusa.


Cortina de tecido voil no quarto, permite a entrada de luz de forma difusa, sem incomodar a vista. Fonte: estudiominke.com.br



Iluminação artificial e indireta


Luzes de temperatura mais quente, ou seja, aquela iluminação ambiente mais amarelada, deixa o espaço mais aconchegante e ajudam a relaxar, preparando a mente e o corpo para desacelerar.


Você não precisa trocar todas as luzes de casa e de todos os ambientes. Aposte em luminárias de mesa e de piso, para colocar na mesinha de cabeceira ou na sala de estar, ao lado de poltronas e sofás. Assim, você poderá dar o tom do ambiente de acordo com o objetivo do momento. Uma luz mais amena e aconchegante é excelente para uma leitura logo antes de dormir, por exemplo.


Luminárias com luzes amarelas, para ambientes mais aconchegantes. Fonte: Pinterest



Dito tudo isso, nós gostaríamos de saber: como a sua casa ajuda no seu bem-estar? Ou se não ajuda, nós também estamos curiosos para saber! Talvez não seja possível colocar todos os pontos em prática de uma só vez, mas que tal escolher um deles para começar?


Por JULLIANA GOMES I Arquiteta e Urbanista Oi ! Eu sou Juliana Gomes, Arquiteta e Urbanista, e hoje eu apresento aqui as dicas para manter a sua casa como fonte constante de bem estar, a influência da sua casa na qualidade de vida Boa Leitura!



Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page