top of page

Segredos de um legítimo Carbonara

Atualizado: 20 de abr. de 2023

A arte da Culinária Italiana


Decorar a casa e receber os amigos com um legítimo macarrão à Carbonara. Esta é a dica do Chef Luan Damiano traz especialmente para você. Confira e aproveite!



Você sabia que a receita original do Carbonara NÃO leva creme de leite no preparo? Acompanha as dicas para fazer um autêntico carbonara na sua casa.

Um clássico prato italiano que caiu no gosto dos brasileiros, acredita-se que o nome venha de origem dos montes apeninos, feita próxima a brasa com um pouco de fuligem do local onde era preparado, outros falam que o nome vem da aparência da pimenta preta moída na hora na finalização que parece também com fuligem de carvão.

Alguns detalhes são importantes para a preparação dessa receita, os três ingredientes principais são toucinho suíno (Guaciale), queijos e ovos.




Guanciale ou toucinho

O Guanciale é a bochecha do porco curada que tradicionalmente é usada na receita, tem como característica boa quantidade de carne e gordura, normalmente pela dificuldade de achar esse produto ficou bastante conhecida a receita com o uso do bacon (barriga de suína curada e defumada). De preferência a uma barriga de porco pouco defumada para equilibrar melhor os sabores da receita.

Massa Grano Duro

Outro ponto fundamental no preparo da receita é a escolha da massa: dê preferência sempre para massas que são feitas com farinha de sêmola, no rotulo da embalagem estará escrito Grano duro. Esse detalhe faz com que sua massa não perca a textura correta durante e após cozinhar.

Foto de Kelly Neil on Unsplash



Queijo

Outros ingredientes utilizados na receita são os queijos. Tradicionalmente é usado metade de queijo pecorino curado (ovelha) e parmesão com no mínimo seis meses de cura, você pode usar somente o parmesão, mas escolha um de boa qualidade e procedência.

Ovos

Estão corretas receitas com ovos inteiros ou somente as gemas, nessa receita eu utilizo 4 gemas para duas pessoas.

Pimenta do reino moída na hora sempre, não utilize aquelas já moídas pois o gosto é beeem diferente.




INGREDIENTES

200g massa seca (usei rigatoni mas o tradicional é spaghetii) 4 gemas 80g de queijo parmesão ralado fino 80g de bacon em cubos Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

-Reservar as gemas + o queijo ralado fino +pimenta do reino

-Saltear o bacon em uma frigideira e reservar.

-Colocar a massa para cozinhar, na metade do cozimento reserve uma concha de agua da massa no preparo de gemas e queijo.

-Quando a massa estiver quase no ponto aqueça novamente a frigideira do bacon, coloque a massa nela, desligue a panela e adicione a mistura de gemas e queijo, mecha sem parar com fogo desligado até dar ponto, as gemas irão cozinhar levemente somente como calor residual da massa e da frigideira.

Foto: Arquivo Pessoal


Detalhe importante é não salgar demais a agua do cozimento já que vamos usar ela como elemento para o molho.

Agora é só servir e apreciar esse prato prático e rápido com um belo vinho tinto.

Servir com pimenta do reino moída na hora e um queijo ralado fino.

Buon Apppetito



Por Luan Damiano I Chef e Sommelier Olá! Eu sou Luan Damiano, Chef e Sommelier Internacional, proprietário da Focacceria Boa Ideia - padaria em casa e professor de gastronomia pelo Senac de Bento Gonçalves, Rio grande do Sul.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page