top of page

Qual é o melhor piso para a sua casa?

Atualizado: 17 de abr. de 2023

Tipos de pisos para casa


Na hora de reformar ou construir, sempre surge a dúvida de qual o revestimento escolher para cada espaço. Além da estética e estilo do morador, existem questões técnicas de funcionalidade que precisam ser analisadas com bastante cuidado no momento da escolha.


É importante também, considerar como os moradores tem costume de usar o ambiente no qual será colocado o revestimento. Qual a função do espaço, idade dos moradores, se foi pensado para crianças, se possuem animais de estimação, como é a incidência de luz natural, os móveis que serão utilizados, são alguns dos quesitos que precisam ser analisados.


Vinílicos e Laminados


Visualmente o piso vinílico e o laminado são muito parecidos, mas a sua principal diferença está no material de fabricação de cada um. Enquanto o piso laminado é composto de materiais derivados da madeira, o piso vinílico é fabricado com PVC.


Ambos são fáceis de limpar e excelentes para regiões mais frias. O acabamento amadeirado traz mais aconchego e um toque mais agradável. Um detalhe importante a ser considerado no momento da escolha pelo vinílico ou laminado, é o acabamento dos móveis. O excesso de madeira, piso e mobiliário, pode carregar muito no visual do ambiente.


O vinílicos, são altamente duráveis e por serem mais resistentes à água podem ser usados até em banheiros e cozinhas. Além disso, possuem um excelente desempenho acústico, não fazem barulho ao serem pisados como acontece com o piso laminado.


Imagem: Durafloor


Imagem: Durafloor



Porcelanatos e cerâmicos


Uma dúvida constante sobre os porcelanatos e pisos cerâmicos é com relação aos acabamentos polidos e acetinados. Os polidos são muito lisos e possuem brilho, refletem quase como espelhos, já os acetinados, são foscos e também possuem uma textura lisa. Além desses dois tipos, existem os revestimentos para área externa, esses são bem rugosos, lembram o efeito de uma lixa.


Imagem: Biancogres



Banheiro

Para cada tipo de ambiente existe um piso ideal. Um espaço, que por questões de segurança, é necessário muito cuidado com a escolha, é o banheiro. Seja um porcelanato ou piso cerâmico, a melhor opção é o acetinado. Ele é menos escorregadio do que o polido e não é tão difícil de limpar como os pisos de área externa. Principalmente em locais que crianças e idosos irão utilizar o banheiro, não deve ser usado o polido.



Lavabos

Já para os lavabos, a criatividade e a ousadia podem entrar em cena. Por não ter o chuveiro e ser menos utilizado que os banheiros, podemos abusar dos acabamentos, texturas e formatos. A intenção é que esse espaço fique elegante e diferenciado.



Área Gourmet


Para os espaços gourmets, que geralmente estão próximos da piscina e área externa, existe um dilema. Utilizar pisos mais ásperos para evitar escorregões ou o acetinado para facilitar a limpeza? Se possível, pelo menos próximo a churrasqueira e pia, o melhor é utilizar o acetinado. A gordura é muito difícil de tirar dos pisos de área externa e acabam manchando.



No geral, o piso acetinado é mais indicado para a maioria das situações. Além da estética, é um revestimento mais prático para a limpeza do dia-a-dia. Se pensarmos nele para piso geral de uma casa ou uma área extensa, a diferença na manutenção diária se torna bem significativa.


Formatos

Atualmente, a tendência é para a utilização de porcelanatos de grandes formatos para todos os tipos de ambientes. Estão em alta também as peças gigantes de porcelanato, chamadas de lastras por algumas empresas. Os formatos variam entre 1,20 X 2,40 m, 1,20 X 2,78, 1,00 X 3,00 m.


Imagem: Portobello


Esses formatos gigantes, proporcionaram uma gama imensa de possibilidades para a utilização dos porcelanatos em mesas de jantar, móveis de marcenaria, painéis de TV, bancadas e balcões esculpidos, entre outros.

Imagem: Portobello



Vale ressaltar que é importante contratar um profissional na hora de escolher os revestimentos. O arquiteto ou designer de interiores desenvolverá a paginação do revestimento, fará uma planilha de quantitativo, indicará o local ideal para o início do assentamento, qual o formato mais adequado para aquele espaço, e essa paginação é feita considerando a forma mais otimizada de utilizar o revestimento. Assim, o piso terá menos recortes e é possível evitar o desperdício.


Com 15 anos de atuação no mercado, Camila Amoroso e Diego Tavares são sócios e há 9 anos dirigem a AT arquitetos, empresa com experiência em projetos de arquitetura e design de interiores, com foco no planejamento, projeto e consultoria on-line e presencial. Com escritórios em Juiz de Fora/MG e em Goiânia/GO, a AT arquitetos busca sempre atender às necessidades e se adequar ao perfil de cada cliente com soluções arquitetônicas únicas para cada desafio, e é esse o maior diferencial da dupla.


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page