top of page

Por que as minhas plantas não crescem?

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Como garantir a saúde de suas plantas





Olá, amigos, tudo bem? Falaremos hoje sobre uma pergunta muito comum, que sempre respondo em meu dia a dia: “por que minhas plantas não crescem?”


Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir as informações e dicas que separei para você!


Abaixo, listei alguns dos principais problemas relacionados ao desenvolvimento das plantas:




Acidez elevada do solo

De forma geral, o solo do Brasil é ácido, então, é necessário corrigir essa acidez com calcário dolomítico. Para medir o PH do solo é necessário fazer a coleta de várias amostras e encaminhar ao laboratório. Nessa análise de solo, teremos, também, informações sobre os minerais disponíveis ou não no solo e a partir dessas informações, podemos fazer a correção adequada e elevar a fertilidade do solo.


OBS: Como toda regra tem exceção, pesquise sobre as plantas do seu jardim, existem plantas que gostam de solo ácido.


Nutrição

Precisamos fornecer regularmente os macronutrientes que toda planta necessita através de adubos químicos NPK. Administrar esses adubos na primavera e verão e em doses pequenas todos os meses. Essas são as estações que a planta mais precisa de nutrição para que se desenvolva de forma saudável.



Condição física do solo

O solo não pode estar compactado. Entenda solo ou substrato o local onde as raízes das plantas estão ancoradas/plantadas. É nesse local que a planta desenvolve suas raízes e através delas absorvem água e os nutrientes necessários para o crescimento. O solo ideal deve ter um aspecto de “terra fofa”. Para isso, gosto de adicionar bastante húmus de minhoca (matéria orgânica viva), rica em micronutrientes.




Irrigação

A irrigação correta é muito importante. Um solo rico em matéria orgânica conserva a umidade sem deixar o solo encharcado ou empossado como “barro molhado”. Se o solo estiver compactado, as raízes não vão absorver a água e seus nutrientes e também não vão crescer. Por isso, a condição adequada do solo, irrigação e nutrição estão interligados.




Luz solar

A luz solar é fundamental para que a planta realize a fotossíntese. Algumas espécies vegetais precisam de sol pleno e outras vivem bem à meia sombra, então, é necessário verificar se as plantas estão recebendo a luminosidade correta para o seu desenvolvimento. Lembrando que no jardim plantas maiores podem fazer sombra nas menores. À medida que o jardim se desenvolve, ele se transforma e ajustes são necessários.


Observe que o gramado abaixo de árvores, sempre fica ralo, fraco e cheio de pragas. Fique atento se a sombra da copa da árvore está matando a grama. Nesse caso, replantar forrações de sombra ou trabalhar com pedriscos seria um ajuste necessário, grama gosta de sol pleno!


Espaço para o crescimento das raízes

As raízes também crescem!!! E por isso, precisam de espaço nos vasos e canteiros. Se não houver espaço para esse crescimento, a parte vegetal, constituída por folhas, galhos e flores, também não se desenvolverão.




Com essas informações, você poderá fazer um diagnostico rápido e entender o que está faltando e providenciar a devida correção.


Realizadas as correções necessárias, em pouco tempo você perceberá que acertou no seu diagnóstico. A própria planta vai te responder com um crescimento vigoroso e satisfatório.


Se você precisar de ajuda para fazer esse diagnóstico e dar uma turbinada nas suas plantas entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender.


Grande abraço,


André Cenak


Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall. O bate papo aqui hoje é sobre como manter suas plantas em desenvolvimento.

Vamos observar solo, Nutrição, luminosidade, irrigação e espaço.

Boa leitura!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page