top of page

PLANEJAR A DECORAÇÃO DE UM APÊ NA PLANTA

Atualizado: 17 de abr. de 2023

5 COISAS APÓS COMPRAR SEU APÊ NA PLANTA


A compra de um imóvel na planta é um momento de muita felicidade e realização! Traz aquele gostinho bom de: eu consegui!!


Mas logo que passa essa etapa de euforia você se lembra que o apê só vai ser entregue daqui há um ano! Nossa, é muito tempo e você pode estar se perguntando: o que eu posso já ir resolvendo nesse período?


Na verdade, muita coisa! Porque o segredo do sucesso é o planejamento e de nada vai adiantar se você começar a providenciar as coisas de última hora!


Vem ver a lista com as 5 coisas que você pode fazer imediatamente após comprar seu apê na planta:



1- Busque inspirações de estilos

Gosta do estilo industrial? E o estilo rústico ou contemporâneo? Ixiii, nem sabe o que são cada um deles? Clica aqui nesse link que eu te ajudo! (https://refresher.com.br/34066/teste-estilo)


Essa primeira fase é ideal para pesquisas! Busque o máximo de imagens que consigam traduzir os seus gostos e suas necessidades. Ela vai ser muito importante para a etapa seguinte.



2- Pesquise arquitetos

Agora que você já sabe o que gosta e o que não gosta, é hora de pesquisar por arquitetos! Sim, são estes profissionais que vão te ajudar a traduzir tuuuudo o que você viu em um projeto, ou como eu gosto de chamar, um plano! Nele vai conter todas as etapas da reforma e todos os detalhamentos para a mão de obra executar. Você não vai precisar se preocupar com nada técnico!


Nessa segunda fase é muito importante que você pesquise profissionais que tenham mais a ver com o seu estilo e que você se identifique! Acompanhe seu trabalho e os depoimentos dos clientes para saber como é a forma que ele trabalha.



3- Contrate um arquiteto:

Mas ainda falta muito tempo, eu preciso mesmo já contratar um arquiteto? Sim, por dois motivos: primeiro que um projeto demora alguns meses para ficar pronto, e esse tempo vai variar de profissional para profissional e pela natureza do serviço, mas podemos falar de 3 a 4 meses de projeto; o segundo motivo (que eu acho muito importante) é você já ir parcelando esse projeto, assim quando chegar a entrega do apê você já tem uma dívida a menos e pode direcionar seus recursos para a reforma.



4- Pesquise mão de obra

Da mesma forma que você pesquisou os profissionais de arquitetura, é de extrema importância que você também pesquise a mão de obra, ou seja, quem vai executar os serviços. Aí já temos uma lista mais extensa com pedreiro, azulejista, pintor, marceneiro, eletricista... Enfim, já vai ser uma pesquisa bem mais longa! O que pode te ajudar e muito nessa hora é pedir a indicação do arquiteto que você contratou. Em geral eles trabalham com suas equipes já determinadas e é uma garantia a mais da qualidade do serviço.



5- Economize

Nessa fase final você já tem um plano para seguir que é o projeto, já consegue ter todos os orçamentos de materiais e mão de obra, ou seja, já sabe quanto vai ficar a reforma! E isso é ótimo porque agora você pode economizar para estar preparada para começar a reforma, sem stress, sem dor de cabeça e sem susto!




Por Luciana Teperino I Arquiteta e Urbanista Oi, eu sou a Lu, arquiteta e urbanista formada pela UFJF em 2011, mestre em Urbanismo pela UFRJ em 2015 e proprietária do escritório Lu Teperino Arquitetura e Interiores desde 2016, com especialidade em apartamentos pequenos.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page