top of page

Os benefícios e riscos das chuvas para os jardins

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Chuva e solo


Olá, amigos, tudo bem? Aproveitando a temporada das chuvas, falaremos hoje sobre os benefícios e riscos das chuvas para os jardins. Gostou do tema? Ficou curioso? Então, vamos ao texto conferir as informações e dicas que separei para você!


Na minha região, desde dezembro que as chuvas estão caindo forte por aqui. E é neste momento que as plantas têm grande oportunidade de se desenvolverem. Junto com as chuvas, também temos o calor do sol e a umidade relativa do ar está altíssima. Quando entramos em grandes áreas verdes, como matas fechadas ou jardins botânicos, nosso corpo começa a suar naturalmente. Podemos perceber na pele esse calor e umidade.




Nesse ambiente, a vida microbiológica do solo “explode” e as plantas vão no mesmo caminho, crescendo vigorosamente.


Já escrevi em artigos anteriores a importância do solo para as plantas e por esse motivo, reforço: “é nesse momento de chuvas e calor que as plantas têm grande oportunidade de se desenvolvem”, porém se o solo não tiver vida, matéria orgânica em decomposição para alimentar a vida microbiológica desse solo, teremos um resultado negativo para as plantas.




Solo e Gramados

Lembrando que solo sem vida e sem matéria orgânica fica compactado, empossado, as raízes não se desenvolvem e muitas das vezes podem apodrecer causando a morte das plantas.


Assim, nesse período, as manutenções dos jardins são mais necessárias e constantes. Precisamos observar áreas empossadas, principalmente em vasos em áreas externas e gramados. É preciso refazer ou desobstruir os drenos para que o excesso de água possa sair, evitando, dessa forma, o apodrecimento das raízes.


Os gramados crescem rapidamente e precisam ser cortados com frequência. Ervas daninhas e sementes de todos os tipos começam a nascer espontaneamente por toda parte. Nesse momento, um jardineiro experiente consegue identificar quais espécies estão nascendo e se aproveitar disso para revitalizar o jardim. As ervas daninhas devem ser retiradas e descartadas e as mudinhas de interesse devem ser retiradas cuidadosamente e replantadas em novos canteiros.



Adubação Natural e Poda correta nas chuvas

As chuvas também colaboram para uma adubação natural das plantas. Imaginem a quantidade de coco de passarinho que tem no solo, nos galhos e folhas das árvores? Tudo isso a chuva lava e deposita no solo.


Porém, a chuva em excesso num solo pobre de matéria orgânica vai lixiviar ainda mais seus nutrientes deixando-o cada vez mais compactado e sem vida.


Com o crescimento vigoroso das plantas, algumas podas são necessárias, porém, é bom evitar podas de galhos muito grossos. Toda poda que se faz em uma planta, é um ferimento que se abre. A proporção desse ferimento está no porte da planta, seja ela uma árvore, um arbusto, ou herbácea de menor porte. A cicatrização desse ferimento é mais eficaz quando não estamos no período chuvoso. Com o excesso de chuvas esse ferimento vai ficar úmido e os fungos vão se aproveitar dessa vulnerabilidade para se instalar na planta.




Cuide de seu jardim

Existem plantas que gostam muito de água. Morrem no período mais seco e rebrotam naturalmente nos períodos de chuva. Aqui em casa, nessa época do ano, é taioba para todo lado. Além de serem comestíveis, suas folhas são bem ornamentais e dão um “upgrade” no jardim. Os morangos e berinjelas estão em plena produção, já as alfaces não gostam de muita água, não.


Enfim, cada planta é única e te dá sinais a todo o momento se está feliz ou não nas as condições que se encontram. Cabe a nós observar e ajustar essas condições, solo, água, sol, sombra, espaço etc, para que seu jardim, horta, pomar fiquem sempre bonitos e produtivos.


Se você precisar de orientação para acertar essas condições no seu jardim entre em contato conosco, teremos o maior prazer em te atender.


Grande abraço,


André Cenak



Por ANDRÉ CENAK I Paisagista Olá, eu sou André Cenak, Paisagista, proprietário do Jardim Salvaterra Paisagismo e escritor aqui na Art Wall. Neste mês estamos falando sobre as estações das chuvas e os cuidados e vantagens que elas nos trazem no paisagismo.

Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page