top of page

Organização e saúde mental

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Buscando o equilíbrio por dentro e por fora


Durante a pandemia, nós buscamos o isolamento social como forma de proteção à nossa saúde e, com isso, voltamos a atenção para dentro das nossas casas. Percebemos que a desorganização pode causar um grande impacto em nossas vidas, seja em relação ao trabalho ou em relação ao nosso lar. A desorganização pode afetar o humor, o sono, a saúde, os relacionamentos e muito mais. Por isso, é extremamente importante dedicar um tempo para lidar com a bagunça, ajudando você a sentir-se mais feliz e relaxado. Uma boa organização faz parte de qualquer ambiente. Manter tudo organizado traz paz de espírito, podendo melhorar a saúde física e mental e, consequentemente, ter uma rotina equilibrada ajuda você a atingir seus objetivos.

Photo by Vlada Karpovich from Pexels



O hábito da organização e a sua saúde mental

Em um estudo realizado, mulheres que descreveram suas casas como desorganizadas, estavam mais deprimidas, cansadas e estressadas do que aquelas que tinham suas casas devidamente organizadas. Afinal, ver uma pilha de roupas e uma lista de coisas a fazer não é algo agradável, não é? Sabemos que a rotina pesada deixa o tempo cada vez mais curto para mantermos nossa casa em ordem. No entanto, o primeiro passo para que consiga bem-estar é justamente otimizar seu tempo mantendo tudo organizado, criando o hábito da organização, e fazendo com que todos da casa ajudem a manter tudo nos lugares.

Fruta ou chocolate?

A Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, realizou pesquisas onde descobriram que as pessoas que trabalharam em um espaço limpo por 10 minutos, tiveram duas vezes mais chances de escolher uma fruta do que um chocolate. E isso acontece porque a desordem é estressante para o cérebro, e então, é mais provável que o indivíduo recorra a mecanismos de enfrentamentos, como comer demais ou ingerir alimentos calóricos.

Photo by Daniel Reche from Pexels



A Organização diminui a sua fonte de stress

Ser uma pessoa organizada pode melhorar o progresso e a constância nos exercícios físicos e, além disso, a organização contribui para você se concentrar melhor. Imagine você trabalhando e observando diversos objetos em um só lugar. Isso interfere na capacidade do cérebro de processar informações, de ser produtivo e eficiente. Quem sofre com doenças respiratórias sabe que qualquer poeira pode desencadear uma crise alérgica. Desse modo, manter a organização e a limpeza de nossa casa não é apenas uma preocupação estética, mas sim uma forma de proporcionar qualidade de vida e saúde.

Por último e não menos importante, pessoas que arrumam suas camas todas as manhãs têm 10% mais chances de relatar uma boa noite de sono, reduzindo naturalmente o estresse e resultando em um sono de qualidade.


Um dia de cada vez

Diante disso, podemos perceber e compreender a influência positiva da organização, não somente no ambiente, mas principalmente na relação do usuário com o espaço por ele utilizado. O importante é fazer sempre, não deixar a bagunça acumular, porque isso pode dificultar e desanimar na hora de fazer tudo em grande escala. É preciso dar um passo de cada vez, combinado?

Por Mari Organiza I Personal Organizer Meu nome é Mariana, mas prefiro que me chame de Mari. Sou Bacharela em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e Personal Organizer, especialista em organização de residências.

No artigo de hoje aqui no Blogo da Art Wall, venho falar um pouquinho da reflexão sobre os benefícios da Organização e a nossa saúde mental.

Beijo da Mari e boa leitura!!!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page