top of page

Organização e Família andam juntos

Atualizado: 20 de abr. de 2023

Casa organizada, família feliz


No texto anterior, eu te contei que eu acredito fielmente que a chave para uma vida mais tranquila, leve e feliz é a organização! A casa em que moramos, muita das vezes com a nossa família, precisa ser um local organizado, harmônico, agradável e, um lugar onde TODOS contribuam com a manutenção da organização. E para colocar uma organização familiar em prática, nem sempre é uma missão fácil.

Administrar trabalho, casa, amigos, família, marido/esposa e filhos é bem difícil, não é? Mas e se, com apenas uma reunião, você conseguisse dividir e delegar as funções diárias para cada membro da casa? É de extrema importância delegar as tarefas, isso contribui com uma convivência mais equilibrada entre todos os familiares. E além disso, ninguém sobrecarrega ninguém, os pais conseguem gerenciar melhor o tempo para curtir com a família e amigos, e ainda incentivam as crianças a serem futuros adultos mais disciplinados e organizados. Então vamos lá! Nesse texto eu vou compartilhar algumas dicas para você incentivar a sua família a ser mais colaborativa no dia a dia.


Estabeleçam juntos a divisão de tarefas!

Primeiramente, reúna a sua família e converse sobre a importância de todos ajudarem nas rotinas diárias. É importante não haver uma imposição e que não seja visto como uma “obrigação”, e sim, como apenas uma tarefa, uma demanda da casa. Para isso, conversem entre si e tentem encontrar as respostas para decidirem, juntos, sobre a nova rotina.



Tenha uma agenda para lembrar das tarefas

Depois de ter acontecido a reunião, com todos já sabendo quais serão as suas tarefas diárias em relação a casa, experimente anotar tudo em uma agenda. Às vezes, fica difícil lembrar de todas essas e mais outras obrigações, né? Por isso, uma agenda ou planner é uma boa solução para resolver tudo isso. Anote todas as suas tarefas e compromissos, e você nunca mais esquecerá o que tem que fazer!!!



Empatia nas tarefas domésticas é a chave!

É válido lembrar dos benefícios em promover a organização familiar, e mostrar que todos são do mesmo time é muito importante. Por exemplo, se alguém perceber que um integrante está com um dia muito ocupado, cheio de tarefas escolares ou tem uma alta demanda no trabalho, ofereça ajuda para realizar alguma das tarefas do dia dele. Lembre-se de que, na próxima vez, pode ser você que precise de uma ajudinha! :)



Feito é melhor que perfeito

Agora, eu vou te contar uma coisa que já aconteceu comigo e eu precisei aprender na marra! Eu sempre quis que todas as coisas acontecessem conforme o meu jeito e a minha vontade, mas é muito melhor evitar reclamações. O jeito que eu faço, muito provavelmente não vai ser o jeito de você, que está lendo, fazer as coisas, organizar e limpar a casa... Então, obviamente, todos da sua casa terão maneiras diferenciadas para fazer tudo. A sugestão é que, na primeira reunião, você ensine a família como tal tarefa deve ser executada e mostre disposição para ajudar se necessário, e esqueça da perfeição! Antes feito do que perfeito!



Por último e não menos importante: Um dos objetivos em delegar tarefas é garantir o descanso de todos, e com isso, ter mais tempo em família, não é? Então aproveite o tempo livre com quem você ama!!!!



Por Mari Organiza I Personal Organizer Meu nome é Mariana, mas prefiro que me chame de Mari. Sou Bacharela em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e Personal Organizer, especialista em organização de residências.

Hoje trago para vocês uma abordagem sobre o hábito da organização e a Família andarem juntos e como eles se relacionam em harmonia. Beijo da Mari e boa leitura!!!


Os artigos publicados neste blog expõem o pensamento de seus autores sobre um determinado tema de interesse público, sendo da responsabilidade de cada autor o conteúdo aqui veiculado.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa Newsletter

Receba em seu email dicas de arte e de bem estar para o seu lar

Email enviado!

bottom of page