Por VIVI GODINHO | Fotógrafa e Engenheira
Muito se ouve falar na palavra fine art, mas pouco se sabe o que realmente significa, ou que tipo de arte pode ser chamada de fine art. O tema realmente é abrangente, pois pode acolher arquitetura, pintura, escultura, música, poesia, teatro, dança e artes visuais como filme e fotografia... Ah e claro, também todos os materiais necessários para se "fazer fine art" tem de ter qualidade adequada, e visão artística.
As artes visuais devem ser apreciadas principalmente por seu conteúdo imaginativo, estético ou intelectual, o que quer dizer que o projeto final será algo fora do comum, mesmo usando coisas comuns, porém com uma visão diferenciada, o que o torna único e dono de uma beleza que por muitas vezes foge ao padrão estabelecido.
A fotografia fine art é criada em harmonia com a visão do fotógrafo como artista, utilizando a câmera digital ou analógica como meio de expressão criativa. O objetivo da fotografia artística é expressar uma ideia, uma mensagem ou evocar uma emoção e são essas emoções que nos ligam às imagens.
Essas fotografias são obras de arte de parede, ou como chamamos aqui, Art Wall. Servem tanto para levar arte aos moradores de uma casa, como para estar em uma galeria, e também para seu escritório. Essas imagens podem ter algum significado para nós que fotografamos, e outro significado para quem compra. Ou podem ser tão abstratos quanto você desejar, e ser uma obra com uma mensagem moderna.
Bom, como conclusão, deixo aqui o que é a INTENÇÃO empregada na hora do clic e da edição, que desempenha a maior parte do que torna uma fotografia uma bela arte. É algo deliberado, algo feito com propósito, ela é concebida dentro da cabeça do artista antes de passar pelas lentes e câmera. Ela pode levar minutos ou anos...
Essas imagens tendem a dizer mais sobre o fotógrafo, especialmente a maneira como vêem ou processam o mundo, do que as imagens reais.
コメント